25/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, as mudanças culturais e os direitos alcançados, os preconceitos que ainda imperam nas relações entre os sexos.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
Língua escrita (leitura e produção de texto);
Disciplina e organização no trabalho em grupo;
Criatividade, argumentação e análise crítica de material informativo.
Estratégias e recursos da aula
Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.
Apresentação de vídeo, sala de vídeo.
Uso do Laboratório de Informática.
Sugestão ao professor:
Para enriquecer e diversificar as fontes de pesquisa desta aula o professor poderá disponibilizar para os alunos jornais e revistas imprensos que apresentem reportagens sobre o tema discutido.
Motivação
O professor poderá iniciar a aula apresentando a primeira parte (bloco 1) do vídeo “Casais da Atualidade” disponível no site “Tome Ciência” (Fig. 1), conforme postado abaixo. O vídeo de 13 minutos é um debate com especialistas da área e discute as transformações sofridas ao longo dos séculos no papel da mulher, os direitos conquistados e as transformações que ainda faltam para a conquista da igualdade.
Recurso:
vídeo “Casais da Atualidade”
http://www.tomeciencia.com.br/217.htm
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 1 – Imagem do vídeo.
Sugestões:
1) O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.
2) Se o professor tiver tempo disponível, ou em outras oportunidades, poderá apresentar o vídeo todo, que é composto de quatro blocos de 13 minutos cada.
Atividade 1
Após assistirem o vídeo o professor pode rá reservar um tempo de aproximadamente 20 minutos para debatê-lo com os alunos. Ele poderá iniciar o debate perguntando a opinião dos alunos sobre o assunto e, principalmente, pedir que eles, tomando como exemplo suas próprias histórias de vida, opinem se existe ou não igualdade entre homens e mulheres em nossa sociedade e porquê. O professor poderá aprovei tar o momento do debate e perguntar sobre a jornada de vida, a diária de cada aluno, quais são suas atividades além da escola e do trabalho, e no caso de EJA, se há obrigações como cuidados com os filhos e tarefas domésticas, e se existe uma divisão de tarefas destas dentro de casa.
Atividade 2
Estando os alunos no laboratório de informática, após ouvir as opiniões deles, sugerimos que o professor os questione sobre como eles acham que a mídia retrata a mulher, seus direitos e obrigações, e sugerir que eles pesquisem, em duplas ou trios, propagandas disponíveis na Internet e tentem identificar como estas retratam homens e mulheres. Peça que os alunos comparem, de forma que eles percebam as diferenças que são passadas pela mídia para o comportamento feminino e masculino.
Após pesquisa livre dos alunos, em jornais na Internet, revistas ou jornais impressos. O professor poderá apresentar alguns dos vídeos sugeridos abaixo (Figs. 2, 3 e 4):
Sugestão de Sites:
1. Mulher usa cerveja para chamar atenção do namorado.31 segundos. http://www.youtube.com/watch?v=ZOc-j8lPJ48&feature=fvw
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 2 – Imagem do vídeo 1
2. Homem se finge de bêbedo para enganar mulher. 50 segundos.
http://www.youtube.com/watch?v=60ucaH10PTo
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 3 – Imagem do vídeo 2
3. Mãe se preocupa com a roupa do filho que está suja. 45 segundos.
http://www.youtube.com/watch?v=DfZFMQpXRJI&feature=related
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 4 – Imagem do vídeo 3
Peça que os alunos formem duplas e discutam entre si como a mulher e o homem são retratados nas propogandas apresentadas. Estimule que os alunos discutam sobre cada um dos vídeos que foram projetados e peça que eles opinem e registrem suas opiniões em um caderno (durante a discussão em duplas) para que depois as duplas possam expor para o restante da turma suas impressões.
Atividade 3
Neste momento, o professor deverá apresentar os recursos disponíveis abaixo (Fig. 5, 6 e 7), são li nks de uma propaganda, um artigo e uma reportagem que ajudarão na reflexão sobre a imagem da mulher na mídia e suas transformações. Peça para que os alunos analisem, grifando os trechos que mais lhes interessa, das matéria e retomem as discussões sobre o papel da mulher na sociedade, seus direitos e suas conquistas.
4. Comercial da marca DOVE propõe uma nova abordagem da imagem feminina. 1:03 minutos.
http://www.leorama.org/2008/09/mulher-na-publicidade.html
Acessado em 06 nov. 2009.
Figura 5 – Imagem do vídeo 4.
5. Artigo jornalístico discute os comerciais de cerveja e imagem feminina.
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=415OPP001
Acessado em 06 nov. 2009.
Figura 6 – Imagem do artigo.
6. Matéria que apresenta nova configuração da participação da mulher no mercado de trabalho. Disponível em:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=415OPP001
Acessado em 06 nov. 2009.
Figura 7 – Mulher se inscreve em curso de pedreiro.
Para finalizar a aula o professor poderá propor que cada dupla crie uma “Tábua de direitos” em que os alunos, em uma cartolina grande, listem quais são os direitos da mulheres e as conquistas que faltam para existir igualdade entre os sexos. Para finalizar as duplas poderão apresentar sua “Tábua” para o restante da turma, expondo também verbalmente sua opinião sobre o tema da aula. A “Tábua de direitos” de cada dupla poderá ser fixada em sala de aula ou o professor poderá ainda sugerir que os alunos confeccionem uma única “Tábua” da turma, reunindo nela todos os principais direitos e deveres..
Cartolina e canetas coloridas
A avaliação deverá recair sobre o processo de envolvimento da turma com os debates e a participação de todos nas atividades propostas, desde as pesquisas até a confecção dos cartazes da “Tábua de direitos”. O professor também poderá avaliar a análise critica dos alunos em relação ao conteúdo das propagandas analisadas.
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