Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Discutindo a imagem da mulher nos jornais.

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, as mudanças culturais e os direitos alcançados, os preconceitos que ainda imperam nas relações entre os sexos.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;

  • Língua escrita (leitura e produção de texto);

  • Disciplina e organização no trabalho em grupo;

  • Criatividade, argumentação e análise crítica de material informativo.

Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Duas (3) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

  •  Aula interativa.
  • Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.

  • Apresentação de vídeo, sala de vídeo.

  • Uso do Laboratório de Informática.

 

Sugestão ao professor: 

Para enriquecer e diversificar as fontes de pesquisa desta aula o professor poderá disponibilizar para os alunos jornais e revistas imprensos que apresentem reportagens sobre o tema discutido. 

Motivação

O professor poderá iniciar a aula apresentando a primeira parte (bloco 1) do vídeo “Casais da Atualidade” disponível no site “Tome Ciência” (Fig. 1), conforme postado abaixo. O vídeo de 13 minutos é um debate com especialistas da área e discute as transformações sofridas ao longo dos séculos no papel da mulher, os direitos conquistados e as transformações que ainda faltam para a conquista da igualdade.

 

Recurso:

vídeo “Casais da Atualidade”

http://www.tomeciencia.com.br/217.htm

Acessado em 04 nov. 2009.

undefined

Figura 1 – Imagem do vídeo.

Sugestões:

1) O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.

2) Se o professor tiver tempo disponível, ou em outras oportunidades, poderá apresentar o vídeo todo, que é composto de quatro blocos de 13 minutos cada.

 

Atividade 1

Após assistirem o vídeo o professor pode rá reservar um tempo de aproximadamente 20 minutos para debatê-lo com os alunos. Ele poderá iniciar o debate perguntando a opinião dos alunos sobre o assunto e, principalmente, pedir que eles, tomando como exemplo suas próprias histórias de vida, opinem se existe ou não igualdade entre homens e mulheres em nossa sociedade e porquê. O professor poderá aprovei tar o momento do debate e perguntar sobre a jornada de vida, a diária de cada aluno, quais são suas atividades além da escola e do trabalho, e no caso de EJA, se há obrigações como cuidados com os filhos e tarefas domésticas, e se existe uma divisão de tarefas destas dentro de casa.

Atividade 2

Estando os alunos no laboratório de informática, após ouvir as opiniões deles, sugerimos que o professor os questione sobre como eles acham que a mídia retrata a mulher, seus direitos e obrigações, e sugerir que eles pesquisem, em duplas ou trios, propagandas disponíveis na Internet e tentem identificar como estas retratam homens e mulheres. Peça que os alunos comparem, de forma que eles percebam as diferenças que são passadas pela mídia para o comportamento feminino e masculino.

Após pesquisa livre dos alunos, em jornais na Internet, revistas ou jornais impressos. O professor poderá apresentar alguns dos vídeos sugeridos abaixo (Figs. 2, 3 e 4):

Sugestão de Sites:

1. Mulher usa cerveja para chamar atenção do namorado.31 segundos. http://www.youtube.com/watch?v=ZOc-j8lPJ48&feature=fvw

Acessado em 04 nov. 2009.

Figura 2 – Imagem do vídeo 1

2. Homem se finge de bêbedo para enganar mulher. 50 segundos.

http://www.youtube.com/watch?v=60ucaH10PTo

Acessado em 04 nov. 2009.

Figura 3 – Imagem do vídeo 2

3. Mãe se preocupa com a roupa do filho que está suja. 45 segundos.

http://www.youtube.com/watch?v=DfZFMQpXRJI&feature=related

Acessado em 04 nov. 2009.

Figura 4 – Imagem do vídeo 3

Peça que os alunos formem duplas e discutam entre si como a mulher e o homem são retratados nas propogandas apresentadas. Estimule que os alunos discutam sobre cada um dos vídeos que foram projetados e peça que eles opinem e registrem suas opiniões em um caderno (durante a discussão em duplas) para que depois as duplas possam expor para o restante da turma suas impressões.

 

Atividade 3

Neste momento, o professor deverá apresentar os recursos disponíveis abaixo (Fig. 5, 6 e 7), são li nks de uma propaganda, um artigo e uma reportagem que ajudarão na reflexão sobre a imagem da mulher na mídia e suas transformações. Peça para que os alunos analisem, grifando os trechos que mais lhes interessa, das matéria e retomem as discussões sobre o papel da mulher na sociedade, seus direitos e suas conquistas.


 

4. Comercial da marca DOVE propõe uma nova abordagem da imagem feminina. 1:03 minutos. 

http://www.leorama.org/2008/09/mulher-na-publicidade.html

Acessado em 06 nov. 2009.

undefined


Figura 5 – Imagem do vídeo 4.

5. Artigo jornalístico discute os comerciais de cerveja e imagem feminina.

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=415OPP001

Acessado em 06 nov. 2009.

Figura 6 – Imagem do artigo.

6. Matéria que apresenta nova configuração da participação da mulher no mercado de trabalho. Disponível em:

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=415OPP001

Acessado em 06 nov. 2009.

Figura 7 – Mulher se inscreve em curso de pedreiro.

Para finalizar a aula o professor poderá propor que cada dupla crie uma “Tábua de direitos” em que os alunos, em uma cartolina grande, listem quais são os direitos da mulheres e as conquistas que faltam para existir igualdade entre os sexos. Para finalizar as duplas poderão apresentar sua “Tábua” para o restante da turma, expondo também verbalmente sua opinião sobre o tema da aula. A “Tábua de direitos” de cada dupla poderá ser fixada em sala de aula ou o professor poderá ainda sugerir que os alunos confeccionem uma única “Tábua” da turma, reunindo nela todos os principais direitos e deveres..

Recursos Complementares
  • Cartolina e canetas coloridas

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre o processo de envolvimento da turma com os debates e a participação de todos nas atividades propostas, desde as pesquisas até a confecção dos cartazes da “Tábua de direitos”. O professor também poderá avaliar a análise critica dos alunos em relação ao conteúdo das propagandas analisadas.


Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.