Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cuidando do meu corpo (higiene pessoal)

 

01/12/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender cuidados básicos de higiene.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não necessita  se trabalhar conteúdos previamente.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Se uma pessoa não se valoriza, ela não se cuida. Os cuidadpos pessoais incluindo a higiene são de fundamental importância para termos boa saúde.

PROBLEMATIZAÇÃO

undefined

PBWORKS.COM Disponível em: http://deisehm.pbworks.com/f/1212539333/higiene.JPG acessada em: 19/11/2009.

Qual a importância? Por que devemos tomar banho todos os dias? Do que precisamos quando vamos tomar banho? Será que o banho é a única forma de demonstrarmos higiene?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

A higiene do corpo é de fundamental importância para a saúde. Muitas doenças, principalmente as de pele, surgem pela falta de higiene.

A primeira coisa a ser ensinado às crianças e jovens é manter o corpo asseado e perfumado e as roupas limpas, isso deve partir de casa para a escola.

Atividade

Apresente aos alunos o vídeo a seguir:

undefined

YOUTUBE.COM Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WJEjEuHBWoM acessada em 19/11/2009.

Após assistir ao vídeo poderemos conversar com os alunos sobre o assunto dando ênfase para:

O corpo: cheiro do corpo (origem do odor) - podendo falar sobre o que influencia no odor: as glândulas sudoríparas, raça, genética, atividade física, alimentação, fungo, alguns tipos de tecidos.

undefined

HAREKRISHINA.ORG.BR Disponível em: http://www.harekrishna.org.br/imagens/banho.jpg acessada em 19/11/2009.

Os dentes: a forma correta de se escovação e quando escovar.

undefined

S8.COM.BR Disponível em: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/130799.jpg acessada em 19/11/2009.

As orelhas: como limpá-las.

undefined

WORDPRESS.COM Disponível em: http://serfranco.files.wordpress.com/2008/05/orelha.jpg acessada em: 19/11/2009.

Cabelos: como lavar os cabelos e a importância de mante-los bem cortados para se evitar piolhos.

undefined

FOTOSEARCH.COM Disponível em: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/GLW/GLW123/gwil20815.jpg acessada em: 19/11/2009.

Mãos, pés e unhas: como e quando lavar as mãos, sempre mantendo as unhas dos pés e mãos bem aparadas.

undefined

COOLKIDS.GUARDA.PT Disponível e m: http://www.coolkids.guarda.pt/files/shared/lavarmaos.gif acessada em 19/11 /2009.

undefined

SLEEK.COM.BR Di sponível em: http://www.sleek.com.br/imagens/Quantotemponavidaagentepassa_F71B/unhas.jpg acessada em: 19/11/2009.

Corpo humano feminino

Corpo humano masculino

 ROTEIRO DE DISCUSSÃO:

1. Existem algumas diferença sentre homens e mulheres, mas será que na hora da higiene essas diferenças existem?

2. De que formaa falta de higiene pode causar mal a nossa saúde?

3. Será que as mulheres tem mais atenção com a higiene pessoal do que os homens?

Todos devemos cuidar da nossa higiene pois a falta dessa poderá causar malefícios para nossa saúde.

Agora que todos já sabem os cuidados básicos de higiene que devemos ter com nosso corpo, vamos colocar em prática o que aprendemos.

1. Vamos trazer para a escola: bonecas, banheiras, produtos de higiene pessoal (sabonete, shampo, etc), toalhas e daremos um banho em nossos brinquedos. Usando tudo o que se aprendeu sobre a higiene do corpo.

2. Pedir para que os alunos desenhem produtos que representem cuidados com a higiene pessoal. Após desenharem cada um deverá recortar os desenhos e juntos vamos montar um móbilo de produto de higiene.

Podemos trabalhar os cuidados parte por parte do corpo.

Revisando o que aprendemos até aqui:

- Qual a melhor maneira de limpar as orelhas? Com meus ouvidos eu... Conversar sobre a audição.

- Como devo conservar meus pés e unhas? Por quê? Vamos conversar sobre o tato... Com meus pés e mãos posso sentir...

- Que cuidados devo ter com meu cabelo? O que é piolho? (Se ouver possibilidade mostrar aos alunos um piolho no microscópio).

- Como devo cuidar de minhas roupas?

- Como cuidar de minha boca?

Sabe que mais sofre com a sujeira? Seus poros! mas para que seu corpo fique bem limpo, não precisa demorar muito no chuveiro, uma boa passada de esponja com sabonete em todo o corpo é suficiente para botar pra correr muitos micróbios.

CATARSE

Cuidados básicos co m nosso corpo são de fundamental importância para nossa saúde por isso não devemos esquecer de, tomar banho todos os dias, escovar os dentes ao se levantar, antes de dormir e após as refeições, manter nossas unhas e cabelos sempre cortados, lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro e manter nossa orelha bem limpa.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Vamos pedir para que nosso alunos construam uma história em quadrinho sobre a Higiene do nosso corpo, para a realização desta atividade poderemos usar o Hagáquê, um editor de história em quadrinhos com fins pedagógicos, que pode ser acessado em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Corpo humano feminino Animação/simulação
Corpo humano masculino Animação/simulação
Recursos Complementares

Higiene Pessoal -  Disponível em: http://www.cobra.pages.nom.br/bmp-higicorpo.html - acassada em 19/11/2009.

Avaliação

Pela participação nos momentos de conversa, pelas produções realizadas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Dorca, Escola Municipal Profª Joana Raksa , Paraná - disse:
    dorcarodriguesp@yahoo.com

    14/10/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa esta aula estarei utilizando algumas idéis Parabéns!


  • Emelly de Paula Holanda de Souza, E E E F SAGRADO CORACAO DE JESUS , Pará - disse:
    emellypaula@hotmail.com

    20/12/2010

    Quatro estrelas

    Nossa muito bem elaborada a aula parabénss!!!! vou colocá-la em prática....


  • Jonis Franklin Leite dos Santos , Escola Municipal Jardim das Flores , Mato Grosso - disse:
    jonisfranklin@hotmail.com

    27/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a sua aula, vou usá-la em sala de aula.


  • lucinelma, senador Darcy Ribeiro , Rondônia - disse:
    lucinelma19@gmail.com

    11/04/2010

    Cinco estrelas

    O autor/ a autora foi muito abençoado/a na elaboração dessa aula, abordou o tema de maneira descomplicada, linguagem acessível, diversificou nos recursos, nota 10. É uma ótima sugestão de aula, ajudará a quem se propor diversificar sua maneira de lecionar. Apenas uma observação, achei o tempo de duração da atividade pequeno para abordar um assunto tão abrangente, para um melhor aproveitamento seria importante prolongar, isso vai depender do professor. Parabéns, é uma ótica dica, nota 1000000.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.