Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Transportation

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vocabulário para falar sobre meios de transportes.

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber como responder WH questions (What, What kind of, How, How much), e deverá ter noção do uso do verbo BE nas suas formas afirmativas, negativas e interrogativas.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Pergunte aos alunos: What are the transportations used around the world?

Mostre as figuras e anote as respostas dos alunos no quadro. Peça-os que transcrevam para o caderno todos os meios de transportes citados.

a- CAR

Figura 1: Carro.
Fonte: http://cyberauto.files.wordpress.com/2007/02/acura_adcd-sportscar_79_1280x1024.jpg  (acesso em 09 de Novembro de 2009)

b- AIRPLANE

Figura 2: Avião.

Fonte: http://www.faqs.org/photo-dict/photofiles/list/8/667airplane.jpg  (acesso em 09 de Novembro de 2009)

c- BUS

Figura 3: Ônibus.
Fonte: http://lastfeeling.files.wordpress.com/2009/03/school-bus-773212.jpg  (acesso em 09 de novembro de 2009)


d- TRUCK

Figura 4: Caminhão.
Fonte: http://www.herculesvanlines.com/images/truck_road.jpg  (acesso em 09 de Novembro de 2009)

e- BOAT

Figura 5: Barco.
Fonte: http://www.zerkamorenofoundation.org/wp-content/uploads/2009/04/boat.jpg  (acesso em 09 de Novembro de 2009)


Sugestão: Se achar oportuno, use figuras que ilustrem outros meios de transporte.


Pergunte aos alunos:


Figura A- How much is this car?
Figura B - What kind of plane is this?
Figura C- What kind of bus is this?
Figura D – What is the height of this vehicle?
Figura E – What is the difference between a boat and a ship?


Observação:  Com essas perguntas,os alunos terão chance de falar sobre os transportes em questão. Se achar necessário dê suporte aos alunos, em relação ao vocabulário.

Aula 2


Acesse http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/transport/transport.html  (acesso em 09 de Novembro de 2009). Neste site há 3 handouts que poderão servir para praticar o vocabulário sobre meios de transporte:

http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/transport/Transport%20Crossword.pdf

http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/transport/how%20do%20you%20come%20school.pdf

http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/transport/Transport%20Word%20Search.pdf

(acesso em 09 de Novembro de 2009)

Sugestão: Divida a sala em grupos pequenos (máximo de 4 pessoas) e faça uma gincana nesta aula. Use os exercícios do site citado anteriormente. Determine um tempo para a resolução de cada exercício. Você poderá começar de um mais simples e a cada rodada aumentar o nível de dificuldade das crosswords. Os “ganhadores” poderão receber prêmios (balas, bombons, etc) como motivação.

Incentive os alunos a conhecer diversos tipos de transportes existentes ao redor do mundo. Deixe-os pesquisarem, se tiver tempo, dentro de sala. Caso contrário, peça-os que façam a pesquisa como exercício de casa. Esclareça que eles deverão estar com o resultado da pesqui sa na próxima aula.


Aula 3

Organize os alunos em um grande círculo para debate na sala. Eles deverão apresentar, para o restante da turma, o resultado da pesquisa feita em casa. Com a ajuda dos alunos, faça uma votação para escolher qual é o meio de transporte mais interessante, estranho ou curioso.

Observação: A apresentação deverá ser feita usando, ao máximo, a língua alvo.

Recursos Complementares
Avaliação

Mantenha formados os grupos da aula 2. Escolha cinco dos meios de transportes apresentados e peça aos alunos que escrevam, em inglês, a maior quantidade possível de curiosidades sobre tal transporte (peso, velocidade, altura,etc.). Dependendo do nível lingüístico da turma, coloque como padrão um parágrafo para cada item. Se for uma turma de nível básico, aceite frases soltas. Dessa forma, os alunos terão confiança, para em uma próxima oportunidade, escrever textos maiores.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.