Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é que o pinto come: degustando

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Solange Kátia Epifânio Soares
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão:

  • Familiarizar-se com alguns aspectos relativos à vida do pinto - a alimentação;
  • Conhecer a importância desta ave para o homem.
Duração das atividades
Duas aulas com duração de 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema Os Pintos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados por intermédio das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: “O Pintinho o que é? É um Passarinho?” e “O ovo – Tarsila do Amaral”.

Estratégias e recursos da aula

Atividade - Conhecendo a comida dos pintos

1º Passo - Em uma grande roda o (a) professor (a) questiona os seus alunos sobre qual a comida que eles acham que o pinto come? Nesse momento, ele vai anotando as suas respostas, em seguida o (a) professor (a) apresenta a comida que o pinto come quando pequeno e a comida que ele come quando cresce.

2º Passo - O (a) professor (a) chamará individualmente cada criança para pegar/sentir e ir colando o farelo e o milho em uma folha de (cartolina ou papel madeira), como mostra a imagem abaixo.Durante a realização desta atividade o (a) professor (a) deverá tomar todos os cuidados necessários por se tratar de crianças muito pequenas, assim quando terminada a colagem, ele (a) deverá passar cobrir o cartaz com plástico transparente em cima dos farelos e grãos de milhos. Para a próxima atividade, enviar para os pais um comunicado solicitando, a cada criança, um ingrediente para fazermos um cuscuz com ovos.

undefined

undefined

Atividade - Preparando o cuscuz

1º Passo -Em um outro momento, o (a) professor (a) deve questionar as crianças sobre os ingredientes (cuscuz, ovos, sal) que trouxeram. Que ingrediente é esse? Em quais comidas também pode ser usado?).Realizar a culinária  explorando com as crianças os numerais relacionando-os as quantidades, (Quantos ovos?) Vamos contar?.Explorar também o ovo por fora e por dentro, o cheiro e as cores do ovo e do cuscuz.

undefined

undefined

 

2º Passo - Degustando o cuscuz

Depois de pronto é só reunir os aluno para realizar a degustação do cuscuz com ovos e suco.

undefined

 

3º Passo - O (a) professor (a) pode solicitar aos alunos que registrem individualmente esta aula através do desenho.

Despertar junto à criança o interesse pela alimentação que envolve a temática, para tanto, o professor pode trabalhar receitas ou alimentos variadas, como: bolos, pipoca, arroz com frango desfiado, dentre outros. 

Recursos Complementares
Sugestão: Ao final do estudo cada criança poderá levar para casa um pintinho para que possa cuidar dele.
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar:

  •  Se a criança participou da realização e degustação da culinária;
  •  Se a criança registrou a aula através do desenho.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.