20/11/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema Os Pintos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados por intermédio das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: “O Pintinho o que é? É um Passarinho?” e “O ovo – Tarsila do Amaral”.
Atividade - Conhecendo a comida dos pintos
1º Passo - Em uma grande roda o (a) professor (a) questiona os seus alunos sobre qual a comida que eles acham que o pinto come? Nesse momento, ele vai anotando as suas respostas, em seguida o (a) professor (a) apresenta a comida que o pinto come quando pequeno e a comida que ele come quando cresce.
2º Passo - O (a) professor (a) chamará individualmente cada criança para pegar/sentir e ir colando o farelo e o milho em uma folha de (cartolina ou papel madeira), como mostra a imagem abaixo.Durante a realização desta atividade o (a) professor (a) deverá tomar todos os cuidados necessários por se tratar de crianças muito pequenas, assim quando terminada a colagem, ele (a) deverá passar cobrir o cartaz com plástico transparente em cima dos farelos e grãos de milhos. Para a próxima atividade, enviar para os pais um comunicado solicitando, a cada criança, um ingrediente para fazermos um cuscuz com ovos.
Atividade - Preparando o cuscuz
1º Passo -Em um outro momento, o (a) professor (a) deve questionar as crianças sobre os ingredientes (cuscuz, ovos, sal) que trouxeram. Que ingrediente é esse? Em quais comidas também pode ser usado?).Realizar a culinária explorando com as crianças os numerais relacionando-os as quantidades, (Quantos ovos?) Vamos contar?.Explorar também o ovo por fora e por dentro, o cheiro e as cores do ovo e do cuscuz.
2º Passo - Degustando o cuscuz
Depois de pronto é só reunir os aluno para realizar a degustação do cuscuz com ovos e suco.
3º Passo - O (a) professor (a) pode solicitar aos alunos que registrem individualmente esta aula através do desenho.
Despertar junto à criança o interesse pela alimentação que envolve a temática, para tanto, o professor pode trabalhar receitas ou alimentos variadas, como: bolos, pipoca, arroz com frango desfiado, dentre outros.
Ao final da aula o professor deverá observar:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/10/2011
Cinco estrelasadorei