Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pontos brilhantes no céu

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Elaborar os conceitos sobre o sistema solar, estrelas, planetas e satélites naturais; 2. Identificar diferenças entre os planetas.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre o tema
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – 50 minutos

 

Professor, as atividades desta aula devem ser realizadas na sala de informática.

 

Uma boa forma de começar a discutir um assunto novo com os alunos é verificar o que eles já sabem sobre o assunto. Questione-os. O que eles acham que são as estrelas? E os planetas? Eles já sabem qual é a diferença entre satélites naturais e artificiais? Eles sabem o que é o sistema solar? Deixe-os construírem suas próprias hipóteses. Separe a turma em grupos e peça que cada grupo discuta e tente responder estas quatro perguntas.

 

Para ajudar nesta atividade você pode apresentar-lhes algumas imagens e/ou fotografias de corpos celestes. Aqui fica a sugestão de alguns sites de busca de imagens:

http://www.fotosearch.com.br/

http://images.google.com.br/

http://br.search.yahoo.com/

http://pro.corbis.com/ (este é em inglês)

Outro site que pode ser consultado: Visões do Sistema Solar.

 

Dica! Deixe registradas as hipóteses dos alunos. Cada grupo deve entregar-lhe as respostas separadamente. Essas serão utilizadas para a atividade proposta a seguir.

 

Atividade – Checando as hipóteses construídas pelos alunos. Uma forma de desenvolver esta atividade é fazendo uma pesquisa no glossário do site do Observatório Nacional. Clique aqui para acessar o glossário. Peça aos alunos para procurarem na página os termos utilizados na atividade do início da aula. As definições do glossário estão diferentes das idéias dos alunos? Uma sugestão é que cada grupo corrija as hipóteses de outro grupo.

 

Dica! As defini ções do glossário são muito simplificadas. Utilize esta atividade para que os alunos possam notar as diferenças entre o que pensavam e as definições corretas. Aproveite estas definições resumidas como gancho para aprofundar com os alunos os conceitos do que são estrelas, planetas e satélites.

 

Atividade para casa – Como os alunos percebem o noss o sistema solar? Cada aluno pode trazer como atividade de casa um desenho esquemático de como ele entende o sistema solar. Oriente os alunos a colo carem no esquema os planetas que eles já ouviram falar e a ordem desses planetas. Os planetas são todos iguais? Eles possuem o mesmo tamanho? Estas são algumas perguntas que você pode fazer para os alunos como orientação da atividade.

 

Aula 2 – 50 minutos

 

Atividade – Quais são as diferenças entre os planetas de nosso sistema solar? Para que os alunos colham mais informações sobre cada um dos planetas de nosso sistema solar fica aqui a sugestão atividade:

 

  1. Explorar o site Visões do Sistema Solar. Ele é um roteiro educacional que contém imagens e informações sobre o Sol, planetas, luas, asteróides, cometas e meteoros encontrados no sistema solar.

 

Dica! Para melhor aproveitar a exploração dos sites pelos alunos uma idéia é montar um questionário para que os alunos respondam enquanto navegam na net! O questionário também pode servir como parte da avaliação dos alunos. Algumas perguntas que podem constar no roteiro são: Qual é o tamanho de cada planeta? Qual é a sua distância do Sol? Ele é gasoso ou sólido? Ele possui satélites naturais? Quantos?  Professor, este questionário servirá como um guia para que os alunos não se dispersem enquanto exploram o site.

 

Atividade para casa - Peça aos alunos que montem outro modelo do sistema solar, como na atividade para casa da primeira aula. Peça-lhes que compar em o primeiro modelo com o novo.

 

Atividade complementar – Como atividade complementar a esta aula você pode montar com os alunos um sistema solar em escala. Ele pode ser feito no pátio da escola. Veja como concretizar este projeto aqui. Esta atividade pode servir como um projeto para a feira de ciências da sua escola!

 

Dica! Converse com o professor de Matemática de seus alunos, ele pode ajudar nesta maquete. Como a montagem do sistema solar é em escala , ele também pode aproveitar esta atividade para suas aulas!

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Sites:
1. http://www.fotosearch.com.br/
http://images.google.com.br/
http://br.search.yahoo.com/
http://pro.corbis.com/ (este é em inglês).
Estes sites funcionam como bancos de imagens que poder ser utilizados para pesquisa.
 

2. http://www.on.br/glossario/frame_ie.html - Glossário de termos sobre astronomia do site do Observatório Nacional.


3. http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/homepage.htm. Site Visões do Sistema Solar. Este é um roteiro educacional que traz informações e imagens sobre os diversos corpos celestes presentes em nosso sistema solar.


Roteiro de atividade:
1. http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3252. Orientações de como montar um sistema solar em escala.

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Por meio da atividade de correção das hipóteses da primeira aula. Existem diferenças muito discrepantes entre as idéias dos alunos e as definições formais? Os alunos foram capazes de corrigir as idéias dadas pelos colegas? Os quão exigentes eles foram ao corrigir? 2. Por meio das atividades passadas para casa. O que há de diferente entre os dois modelos elaborados pelos alunos? Nessas representações os planetas são diferentes?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.