16/06/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Aula 1 – 50 minutos
Professor, as atividades desta aula devem ser realizadas na sala de informática.
Uma boa forma de começar a discutir um assunto novo com os alunos é verificar o que eles já sabem sobre o assunto. Questione-os. O que eles acham que são as estrelas? E os planetas? Eles já sabem qual é a diferença entre satélites naturais e artificiais? Eles sabem o que é o sistema solar? Deixe-os construírem suas próprias hipóteses. Separe a turma em grupos e peça que cada grupo discuta e tente responder estas quatro perguntas.
Para ajudar nesta atividade você pode apresentar-lhes algumas imagens e/ou fotografias de corpos celestes. Aqui fica a sugestão de alguns sites de busca de imagens:
http://pro.corbis.com/ (este é em inglês)
Outro site que pode ser consultado: Visões do Sistema Solar.
Dica! Deixe registradas as hipóteses dos alunos. Cada grupo deve entregar-lhe as respostas separadamente. Essas serão utilizadas para a atividade proposta a seguir.
Atividade – Checando as hipóteses construídas pelos alunos. Uma forma de desenvolver esta atividade é fazendo uma pesquisa no glossário do site do Observatório Nacional. Clique aqui para acessar o glossário. Peça aos alunos para procurarem na página os termos utilizados na atividade do início da aula. As definições do glossário estão diferentes das idéias dos alunos? Uma sugestão é que cada grupo corrija as hipóteses de outro grupo.
Dica! As defini ções do glossário são muito simplificadas. Utilize esta atividade para que os alunos possam notar as diferenças entre o que pensavam e as definições corretas. Aproveite estas definições resumidas como gancho para aprofundar com os alunos os conceitos do que são estrelas, planetas e satélites.
Atividade para casa – Como os alunos percebem o noss o sistema solar? Cada aluno pode trazer como atividade de casa um desenho esquemático de como ele entende o sistema solar. Oriente os alunos a colo carem no esquema os planetas que eles já ouviram falar e a ordem desses planetas. Os planetas são todos iguais? Eles possuem o mesmo tamanho? Estas são algumas perguntas que você pode fazer para os alunos como orientação da atividade.
Aula 2 – 50 minutos
Atividade – Quais são as diferenças entre os planetas de nosso sistema solar? Para que os alunos colham mais informações sobre cada um dos planetas de nosso sistema solar fica aqui a sugestão atividade:
Dica! Para melhor aproveitar a exploração dos sites pelos alunos uma idéia é montar um questionário para que os alunos respondam enquanto navegam na net! O questionário também pode servir como parte da avaliação dos alunos. Algumas perguntas que podem constar no roteiro são: Qual é o tamanho de cada planeta? Qual é a sua distância do Sol? Ele é gasoso ou sólido? Ele possui satélites naturais? Quantos? Professor, este questionário servirá como um guia para que os alunos não se dispersem enquanto exploram o site.
Atividade para casa - Peça aos alunos que montem outro modelo do sistema solar, como na atividade para casa da primeira aula. Peça-lhes que compar em o primeiro modelo com o novo.
Atividade complementar – Como atividade complementar a esta aula você pode montar com os alunos um sistema solar em escala. Ele pode ser feito no pátio da escola. Veja como concretizar este projeto aqui. Esta atividade pode servir como um projeto para a feira de ciências da sua escola!
Dica! Converse com o professor de Matemática de seus alunos, ele pode ajudar nesta maquete. Como a montagem do sistema solar é em escala , ele também pode aproveitar esta atividade para suas aulas!
Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):
Sites:
1. http://www.fotosearch.com.br/
http://images.google.com.br/
http://br.search.yahoo.com/
http://pro.corbis.com/ (este é em inglês).
Estes sites funcionam como bancos de imagens que poder ser utilizados para pesquisa.
2. http://www.on.br/glossario/frame_ie.html - Glossário de termos sobre astronomia do site do Observatório Nacional.
3. http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/homepage.htm. Site Visões do Sistema Solar. Este é um roteiro educacional que traz informações e imagens sobre os diversos corpos celestes presentes em nosso sistema solar.
Roteiro de atividade:
1. http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3252. Orientações de como montar um sistema solar em escala.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!