10/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Construir um conceito para jogos populares e ampliar o acervo pessoal e coletivo em torno das formas de brincar através dos jogos populares.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Iniciar a aula fazendo o seguinte questionamento às crianças: Vocês sabem o que são jogos populares?
Neste momento, o professor deverá encaminhar a discussão no sentido de que a turma compreenda que jogos populares:
- são brincadeiras criadas pelas pessoas ao longo dos tempos de acordo com o modo de vida de cada grupo social;
- possuem o objetivo principal de diversão e, por isso não tem regras fixas, ou seja, podemos mudar as regras de acordo com os interesses das pessoas envolvidas;
- fazem parte da nossa cultura e passam de geração para geração,
Em seguida o professor (a) poderá levantar um segundo questionamento:
Será que as brincadeiras de antigamente são as mesmas que vocês conhecem e brincam hoje? Ou são diferentes? E por quê?
A idéia aqui é propiciar às crianças uma reflexão sobre as características de vida das pessoas no passado (lugar onde moravam, os níveis de violência, a quantidade de espaços livres nas cidades possíveis de se brincar e etc.) e por isso as formas de brincar eram criadas de acordo com essas característica e necessidades. O professor (a) poderá ainda, destacar que apesar das características de vida das pessoas de hoje dia serem diferentes, é importante conhecermos e aprendermos as brincadeiras de “antigamente”, pois são divertidas e assim poderemos ensinar a outras crianças, o que contribuirá para que essas brincadeiras não desapareçam.
Será proposto para a turma, experimentar uma brincadeira “de antigamente”: a Corrida de tampinha. Essa brincadeira poderá ser realizada em qualquer lugar, (de preferência em espaço de chão de terra com obstáculos naturais como folhas, pequenos galhos, pedras e etc.). O professor (a) pedirá a turma que se divida em grupos para construírem “pistas de corrida” onde os carros serão representados por tampinhas de refrigerante (de metal). Nestas pistas poderão existir pontes, paradas obrigatórias, túneis e outras referências que as crianças desejem, tudo feito com os materiais encontrados no próprio espaço. Caso a escola não possua espaço de chão de terra, a pista poderá ser desenhada com giz e os obstáculos construídos com material alternativo. O objetivo da brincadeira é conduzir o seu “carro” com o toque do dedos da linh a de largada até a chegada.
Obs.: No início da brincadeira, o grupo deverá combinar as regras e a ordem de participação no jogo.
Imagens do arquivo do departamento de educação física do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF
OBS.: Esta brincadeira demanda um tempo maior para sua construção e realização por isso, numa aula de 50 min. não é possível a realização de outras brincadeiras.
Como estamos trabalhando com o conteúdo jogos populares nas aulas de educação física, vamos pesquisar informações sobre este assunto. A idéia é conhecermos as brincadeiras de gerações mais velhas. Por isso, faça uma entrevista com uma pessoa de mais de 60 anos e pergunte:
Qual brincadeira você costumava brincar na infância?
Como era essa brincadeira?
E como você aprendeu?
OBS: Professor, o objetivo desta atividade e relacionar diversas brincadeiras “antigas” para serem experimentadas pela turma em aulas posteriores com o objetivo de ampliar o acervo pessoal das crianças sobre os jogos populares
Cinco estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/03/2012
Cinco estrelasotima
20/10/2011
Cinco estrelasGostei muito das dicas de como posso estar inovando as aulas de ed. física.
25/04/2011
Cinco estrelasnão conhecia essas brincadeiras mais eu vou tena brincar com meus amigos
16/08/2010
Cinco estrelasexcelente
25/03/2010
Cinco estrelasessas figuras são ótimas para visualizar o trabalho durante a aula.