Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeiras de antigamente

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir um conceito para jogos populares e ampliar o acervo pessoal e coletivo em torno das formas de brincar através dos jogos populares.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Iniciar a aula fazendo o seguinte questionamento às crianças: Vocês sabem o que são jogos populares?

Neste momento, o professor deverá encaminhar a discussão no sentido de que a turma compreenda que jogos populares:

- são brincadeiras criadas pelas pessoas ao longo dos tempos de acordo com o modo de vida de cada grupo social;

- possuem o objetivo principal de diversão e, por isso não tem regras fixas, ou seja, podemos mudar as regras de acordo com os interesses das pessoas envolvidas;

- fazem parte da nossa cultura e passam de geração para geração,

Em seguida o professor (a) poderá levantar um segundo questionamento:

Será que as brincadeiras de antigamente são as mesmas que vocês conhecem e brincam hoje? Ou são diferentes? E por quê?

A idéia aqui é propiciar às crianças uma reflexão sobre as características de vida das pessoas no passado (lugar onde moravam, os níveis de violência, a quantidade de espaços livres nas cidades possíveis de se brincar e etc.) e por isso as formas de brincar eram criadas de acordo com essas característica e necessidades. O professor (a) poderá ainda, destacar que apesar das características de vida das pessoas de hoje dia serem diferentes, é importante conhecermos e aprendermos as brincadeiras de “antigamente”, pois são divertidas e assim poderemos ensinar a outras crianças, o que contribuirá para que essas brincadeiras não desapareçam.


Atividade 2: “Experimentando uma brincadeira”

Será proposto para a turma, experimentar uma brincadeira “de antigamente”: a Corrida de tampinha. Essa brincadeira poderá ser realizada em qualquer lugar, (de preferência em espaço de chão de terra com obstáculos naturais como folhas, pequenos galhos, pedras e etc.). O professor (a) pedirá a turma que se divida em grupos para construírem “pistas de corrida” onde os carros serão representados por tampinhas de refrigerante (de metal). Nestas pistas poderão existir pontes, paradas obrigatórias, túneis e outras referências que as crianças desejem, tudo feito com os materiais encontrados no próprio espaço. Caso a escola não possua espaço de chão de terra, a pista poderá ser desenhada com giz e os obstáculos construídos com material alternativo. O objetivo da brincadeira é conduzir o seu “carro” com o toque do dedos da linh a de largada até a chegada.

Obs.: No início da brincadeira, o grupo deverá combinar as regras e a ordem de participação no jogo.

undefinedundefined

Imagens do arquivo do departamento de educação física do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF

OBS.: Esta brincadeira demanda um tempo maior para sua construção e realização por isso, numa aula de 50 min. não é possível a realização de outras brincadeiras.

Atividade 3: Pesquisa para casa.

Como estamos trabalhando com o conteúdo jogos populares nas aulas de educação física, vamos pesquisar informações sobre este assunto. A idéia é conhecermos as brincadeiras de gerações mais velhas. Por isso, faça uma entrevista com uma pessoa de mais de 60 anos e pergunte:

Qual brincadeira você costumava brincar na infância?

Como era essa brincadeira?

E como você aprendeu?

OBS: Professor, o objetivo desta atividade e relacionar diversas brincadeiras “antigas” para serem experimentadas pela turma em aulas posteriores com o objetivo de ampliar o acervo pessoal das crianças sobre os jogos populares

Recursos Complementares

Avaliação
A avaliação desta aula se dará durante as atividades através da observação do professor, (a) durante os diálogos identificando se as crianças apreenderam o conceito de jogos e brincadeiras populares.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.