19/06/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Caro(a) Professor(a) para iniciar a aula comece perguntando para os alunos qual é o conhecimento deles sobre os motivos que causam as diferenças climáticas no Brasil.Utilize perguntas do tipo:
Por que chove mais em Manaus do que em Goiânia?
Porque o inverno de Brasília é seco?
Caro(a) Professor(a) é importante utilizar a sua cidade como principal ponto de comparação para ajudar o aluno a reforçar sua identidade territorial
Trabalhe em cima das respostas do alunos questionando as razões apresentadas por eles.
Peça para que os alunos acessem o site do INMET :
http://www.inmet.gov.br/html/clima.php?lnk=http://www.inmet.gov.br/html/clima/graficos/index4.html
Peça para eles compararem primeiramente a temperatura de diversas cidades, e depois a precipitação entre as mesmas cidades.
Depois dessa atividade e da consideração das indagações do aluno apresente a seguinte imagem:
http://www.juliobattisti.org/tutoriais/arlindojunior/geografia004_clip_image002.jpg
E a partir dessa imagem e da atividade realizada pelos alunos comece a fazer a ligação entre a caracterização apresentada e os dados comparados.Continue dando ênfase maior a cidade onde a aula esta sendo realizada para manter a curiosidade e a ligação entre o conteúdo e o dia-a-dia dos alunos.
A partir desse ponto comece a expor as causas que levam a diferenciação do clima começando pelo elemento principal que são os movimentos terrestres.Relacione as estações do ano com o clima local primeiro apresente essa imagem e relembre com os alunos os conceitos de solstício e de equinócio.
Discorra também sobre os elementos de circulação atmosférica como os ciclones e anti-ciclones.
A partir desse ponto relacione as estações com a atuação das massas de ar no Brasil expondo quais massas de ar ficam mais forte no verão e quais se fortalecem no inverno.Para isso utilize a seguinte imagem:
www.portaltosabendo.com.br/editor/assets/Figura38.jpg
Por ultimo apresente uma pequena caracterização do clima em função do relevo.Para isso comece dando exemplos interessantes sobre atuação do relevo no clima, como por exemplo, na região semi-árida do Nordeste.Para embasar melhor a exposição utilize essa imagem:
http://www.suapesquisa.com/relevo/relevo.gif
Para saber mais sobre o tema consulte a página http://www.esec-odivelas.rcts.pt/Clube%20de%20Meteorologia/ALTERA_CLIMA2.htm
Por ultimo solucione algumas questões dos alunos e proponha que os alunos realizem comparações entre os mapas de clima e os mapas de relevo para causar uma relação entre os dois elementos.
Quatro estrelas 4 classificações
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24/03/2010
Quatro estrelasA metodologia utilizada foi clara e objetiva. Aplicarei a sugestão em minhas aulas. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei interessante a configuração de suas aulas; não conseguiria trabalhar em 50 minutos de aula, clima do Brasil, estações do ano, massas de ar e relevo... Vou tentar. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasa aula e a explicação da aula é mostrada de forma bem sistemática e não traz nenhuma duvida para quem esta lendo
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, os mapas contextualizam bem as questões climáticas, uma vez que, há clareza nas transmissão de dados. Neste bimestre estarei trabalhando justamente com a questão ambiental agregada também aos fatores climáticos. Utilizarei a sua experiência como base nas minhas aulas.