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A diversidade dos tipos climáticos no Brasil

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Marcos Paulo Batalha Bispo
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A perceber e compreender as diferenças entre os espaços climáticos do Brasil.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Clima, gráficos, estações do ano, tempo atmosférico e feições de relevo
Estratégias e recursos da aula
Introdução
 

Caro(a) Professor(a) para iniciar a aula comece perguntando para os alunos qual é o conhecimento deles sobre os motivos que causam as diferenças climáticas no Brasil.Utilize perguntas do tipo:
 

Por que chove mais em Manaus do que em Goiânia?
Porque o inverno de Brasília é seco?
 

Caro(a) Professor(a) é importante utilizar a sua cidade como principal ponto de comparação para ajudar o aluno a reforçar sua identidade territorial
Trabalhe em cima das respostas do alunos questionando as razões apresentadas por eles.
 

Atividade 1
 

Peça para que os alunos acessem o site do INMET :
http://www.inmet.gov.br/html/clima.php?lnk=http://www.inmet.gov.br/html/clima/graficos/index4.html
Peça para eles compararem primeiramente a temperatura de diversas cidades, e depois a precipitação entre as mesmas cidades.

Inicio da aula expositiva

Depois dessa atividade e da consideração das indagações do aluno apresente a seguinte imagem:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1257/imagens/clima.JPG
http://www.juliobattisti.org/tutoriais/arlindojunior/geografia004_clip_image002.jpg

E a partir dessa imagem e da atividade realizada pelos alunos comece a fazer a ligação entre a caracterização apresentada e os dados comparados.Continue dando ênfase maior a cidade onde a aula esta sendo realizada para manter a curiosidade e a ligação entre o conteúdo e o dia-a-dia dos alunos.

A partir desse ponto comece a expor as causas que levam a diferenciação do clima começando pelo elemento principal que são os movimentos terrestres.Relacione as estações do ano com o clima local primeiro apresente essa imagem e relembre com os alunos os conceitos de solstício e de equinócio.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1257/imagens/estacoes.JPG
Discorra também sobre os elementos de circulação atmosférica como os ciclones e anti-ciclones.

A partir desse ponto relacione as estações com a atuação das massas de ar no Brasil expondo quais massas de ar ficam mais forte no verão e quais se fortalecem no inverno.Para isso utilize a seguinte imagem:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1257/imagens/massas_de_ar.JPG
www.portaltosabendo.com.br/editor/assets/Figura38.jpg

Por ultimo apresente uma pequena caracterização do clima em função do relevo.Para isso comece dando exemplos interessantes sobre atuação do relevo no clima, como por exemplo, na região semi-árida do Nordeste.Para embasar melhor a exposição utilize essa imagem:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1257/imagens/relevo.JPG
http://www.suapesquisa.com/relevo/relevo.gif

Para saber mais sobre o tema consulte a página http://www.esec-odivelas.rcts.pt/Clube%20de%20Meteorologia/ALTERA_CLIMA2.htm

Conclusão da atividade

Por ultimo solucione algumas questões dos alunos e proponha que os alunos realizem comparações entre os mapas de clima e os mapas de relevo para causar uma relação entre os dois elementos.

 

Avaliação
Uma sugestão de avaliação é pedir pra que os alunos escolham uma cidade para colher os dados do INMET e depois explicar as causas desse tipo climático nessa região.Também é interessante pedir para os alunos escreverem sobre relações entre o clima e as massas de ar e o relevo.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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Opiniões

  • Nilzete dos Santos, EEleontino Alves de Oliveira , Mato Grosso do Sul - disse:
    rnnilzete@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A metodologia utilizada foi clara e objetiva. Aplicarei a sugestão em minhas aulas. Parabéns!


  • Ivete Glória Baptista, COL EST ABDIAS MENEZES , Bahia - disse:
    ivetegloria@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei interessante a configuração de suas aulas; não conseguiria trabalhar em 50 minutos de aula, clima do Brasil, estações do ano, massas de ar e relevo... Vou tentar. Parabéns!


  • Roale Romel Francisco de Araujo Pereira, UNB , Distrito Federal - disse:
    roale.romel@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    a aula e a explicação da aula é mostrada de forma bem sistemática e não traz nenhuma duvida para quem esta lendo


  • Wanderson Junior da Silva Marques, EE DELFINA NOGUEIRA DE SOUZA , Mato Grosso do Sul - disse:
    sm.wanderson@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, os mapas contextualizam bem as questões climáticas, uma vez que, há clareza nas transmissão de dados. Neste bimestre estarei trabalhando justamente com a questão ambiental agregada também aos fatores climáticos. Utilizarei a sua experiência como base nas minhas aulas.


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