05/02/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
• Ampliar seu conhecimento sobre cultura popular brasileira, o artesanato brasileiro: obras e artistas.
• Desenvolver a linguagem oral.
• Valorização das artes e dos artistas populares.
• Reconhecer na feitura das obras de artistas a raiz popular.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens.
• Vivenciar o tema que está trabalhando em sala de aula extrapolando os muros da escola.
• Observação dos aspectos históricos e geográficos que existem no trajeto até chegar à Casa do Pontal.
• Refletir sobre o mundo do campo e o mundo urbano e seus aspectos migratórios
• O aluno deverá ter como eixo temático Cultura Popular Brasileira, quer seja em livros, em histórias orais, em filmes ou outros recursos.
• O professor deve, antes da visita, conversar com os alunos sobre o Museu Casa do Pontal, seu fundador, seu acervo e sua importância para o cenário cultural brasileiro.
Estratégias e recursos da aula.
• Visita à Casa do Pontal.
Atividade 1
Os alunos são convidados a conhecer festas populares como a do reisado, a cavalhada, folia de reis e tantas outras.
Assistem ao teatro dos mamulengos. O mamulengo é um fantoche típico do nordeste brasileiro. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga. Mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche.
Tipo de teatro popular, cujos personagens são bonecos entalhados em madeira e vestidos com tecidos, manipulados por atores, que escondem-se atrás do cenário, composto por pequeno palco elevado. Desenvolvido em todo o Brasil, em cada região recebe um nome diferente.
Atividade 2
A grande festa!
Os alunos chegam a uma sala onde se encontra o bumba- meu- boi contado e recontado através dos tempos, na tradição oral nordestina. Os violeiros convidam alguns alunos para contar e dramatizar a história.
Atividade 3:
Retorno à escola.
Obs: Professor esta acesse as aulas: Visita à Casa do Pontal ─ Retorno à escola. (aula 3) e Visita à Casa do Pontal – artesanato brasileiro/pequenos mestres (aula 4) para ver a sequência desta aula.
Obs: O Museu Casa do Pontal de Arte Popular Brasileira fica na cidade do Rio de Janeiro. Mas em diferentes cidades brasileiras existem outros museus com o mesmo objetivo. Cabe a nós, professores, pesquisá-los e principalmente observar se eles têm atividades como essa da Casa do Pontal, educativa, voltada para escolas: crianças e adolescentes.
Rio de Janeiro
Museu Casa do Pontal
Avaliação será ao longo da visitação observando a participação e o interesse dos alunos, tanto no que se refere as respostas ao violeiro quanto na absorção do conteúdo, participação nas brincadeiras e dramatizações. Observação do desempenho individual nas atividades orais.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!