20/11/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema Os Pintos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados por intermédio da aula, apresentada neste portal, intitulada: O Pintinho o que é? É um Passarinho?, que possibilita uma introdução sobre esta temática.
Atividade - Nomeando as partes externas do Pinto.
1º Momento - O (a) professor (a) deverá reunir o grupo de crianças em uma roda e apresentar algumas imagens de pintos, galos e galinhas. Nesse momento o professor instiga as crianças a nomear as partes externas do pinto. Assim, o professor poderá propor construir em um painel (cartolina ou papel madeira) o desenho de um pinto. A medida que esse desenho for sendo construído o professor poderá questionar o grupo sobre quais partes ainda faltam daquele desenho.
2º Momento - Escrevendo o nome das partes externas do pintinho.
Depois de construir o desenho, o professor poderá escrever ao lado de cada parte externa do pinto o seu respectivo nome.
3º Momento - Registrando esta atividade
Nesse momento da aula o professor poderá sugerir que cada criança registre, através do desenho, o corpo de um pinto. Uma outra atividade a ser realizada poderá ser a de completar as partes que estão faltando em uma imagem de um pinto, para tanto, o (a) professor (a) entregará um desenho faltando algumas partes, como por exemplo, olhos e/ou pés etc.
Após o desenho de cada criança é importante que o professor pergunte a ela o que desenhou .
o final da aula o professor deverá observar:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!