Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O que é que o pinto tem: nomeando as partes externas do pinto

 

20/11/2009

Autor y Coautor(es)
Solange Kátia Epifânio Soares
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão:

  • Familiarizar-se com as características externas do pinto;
  • Vivenciar situações de contagem;
  • Vivenciar situações de falar e escutar.
Duração das atividades
Uma aula de aproximadamente 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema Os Pintos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados por intermédio da aula, apresentada neste portal, intitulada: O Pintinho o que é? É um Passarinho?, que possibilita uma introdução sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade - Nomeando as partes externas do Pinto.

1º Momento - O (a) professor (a) deverá reunir o grupo de crianças em uma roda e apresentar algumas imagens de pintos, galos e galinhas. Nesse momento o professor instiga as crianças a nomear as partes externas do pinto. Assim, o professor poderá propor construir em um painel (cartolina ou papel madeira) o desenho de um pinto. A medida que esse desenho for sendo construído o professor poderá questionar o grupo sobre quais partes ainda faltam daquele desenho.

2º Momento - Escrevendo o nome das partes externas do pintinho.

Depois de construir o desenho, o professor poderá escrever ao lado de cada parte externa do pinto o seu respectivo nome.

undefined

3º Momento - Registrando esta atividade

Nesse momento da aula o professor poderá sugerir que cada criança registre, através do desenho, o corpo de um pinto. Uma outra atividade a ser realizada poderá ser a de completar as partes que estão faltando em uma imagem de um pinto, para tanto, o (a) professor (a) entregará um desenho faltando algumas partes, como por exemplo, olhos e/ou pés etc.

Após o desenho de cada criança é importante que o professor pergunte a ela o que desenhou .

Recursos Complementares

Avaliação

o final da aula o professor deverá observar:

  • Se a criança conseguiu identificar as partes externas do pinto;
  • Se nomeou o seu desenho;
  • Se o seu desenho apresentou formas;
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.