Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pintinho o que é? É um passarinho?

 

12/12/2009

Autor e Coautor(es)
Solange Kátia Epifânio Soares
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3anos, poderão:

  • Familiarizar-se com as características externas do pinto;
  • Representar através do desenhos o pinto.
Duração das atividades
As atividades desta aula terão a duração de 15 a 20 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para iniciar a discussão sobre o tema  Os Pintos, o professor deverá reunir o grupo de crianças e questionar o que eles sabem sobre esse animal, investigando assim os seus conhecimentos prévios, através de questões do tipo:

  • O que é um pinto?
  • Quem já viu?
  • Aonde ele estava?
  • Como ele andava?

Estes conhecimentos prévios poderão ser registrados em um painel que ficará exposto no mural da sala ao alcance das crianças.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento - Conversa Inicial

O (a) professor (a) inicia a conversa relendo para as crianças as idéias iniciais que as mesmas relataram anteriormente sobre o pintinho. Depois dessa leitura ele (a) conduz a conversa com o objetivo de levantar com as crianças o que poderão saber sobre este animal, e a partir dessas informações, o (a) professor (a) poderá provocar o grupo para buscar os aspectos sobre o pintinho que ainda não são conhecidos. Essas questões poderão, também, ser registradas em um painel que ficará exposto no mural da sala, para nortearem a pesquisa e serem retomadas sempre que necessário.
undefined

Após esse momento o (a) professor (a) poderá mostrar fotos ou imagens de alguns pintos para as crianças e, se possível, trazer um ou mais (de preferência de cores diferentes) para a sala de aula para que os alunos observem as suas características físicas externas.

undefined

2º Momento - O (a)  professor (a) poderá solicitar que as crianças registrem livremente, através do desenho as suas primeiras impressões sobre o pinto.
undefined
Sugestão: Ao final do estudo cada criança poderá leva r para casa um pintinho par a que possa juntamente com um adulto cuidar dele e praticar o que estudamos em sala de aula.

Recursos Complementares

Segue abaixo algumas sugestões de vídeos relacionados ao tema abordado:

De onde vem o ovo? - http: // br.video.yahoo.com/watch/3583537/9902330

Baile dos passarinhos - http:// www.youtube.com/watch?v=PSRg_lajqyI 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar:

  • Se a criança conseguiu identificar as partes externas do pinto (penas, asas, pés, bico, etc);
  • Se nomeou o seu desenho.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Eunice de Lima, Creche e Pré Escola Municipal Maria Eunice , Paraíba - disse:
    eunicelima.69@gmail.com

    13/07/2011

    Cinco estrelas

    A aula é super interessante porque envolve elementos reais e artes plásticas, colocando a criança para criar seu próprio desenho do pintinho e expondo no mural os resultados de forma criativa e participativa, desenvolvendo os conhecimentos prévios e contribuindo para a criatividade do aluno. Mais interessante ainda é quando a professora doa os pitinhos para as crianças levarem para casa e juntos com os familiares cuidar do mesmo vivenciando cada passo e desenvolvimento do pintinho e seu alimento


  • Mirian do Espirito Santo, Creche e Pré Escola Municipal Maria Eunice , Paraíba - disse:
    miriandoespiritosanto703@gmail.com

    13/07/2011

    Quatro estrelas

    A aula é muito criativa,pois, envolve as crianças fazendo com que elas desenvolvam o raciocínio lógico de forma prática e evolutiva. Isso nos leva a crer que as inteligencias são múltiplas e fornecedoras de experiências sensatas, enriquecendo os conhecimentos prévios e desenvolvendo o raciocínio lógico, desafiande-se a cada momento em que se depara com as diversidades visualizadas na exposição do ser vivo: pitinho, questionando se é um pássaro ou não, trazendo a curiosidade de entender o porquê


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.