Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3anos, poderão:
Familiarizar-se com as características externas do pinto;
Representar através do desenhos o pinto.
Duração das atividades
As atividades desta aula terão a duração de 15 a 20 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para iniciar a discussão sobre o tema Os Pintos, o professor deverá reunir o grupo de crianças e questionar o que eles sabem sobre esse animal, investigando assim os seus conhecimentos prévios, através de questões do tipo:
O que é um pinto?
Quem já viu?
Aonde ele estava?
Como ele andava?
Estes conhecimentos prévios poderão ser registrados em um painel que ficará exposto no mural da sala ao alcance das crianças.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento - Conversa Inicial
O (a) professor (a) inicia a conversa relendo para as crianças as idéias iniciais que as mesmas relataram anteriormente sobre o pintinho. Depois dessa leitura ele (a) conduz a conversa com o objetivo de levantar com as crianças o que poderão saber sobre este animal, e a partir dessas informações, o (a) professor (a) poderá provocar o grupo para buscar os aspectos sobre o pintinho que ainda não são conhecidos. Essas questões poderão, também, ser registradas em um painel que ficará exposto no mural da sala, para nortearem a pesquisa e serem retomadas sempre que necessário.
Após esse momento o (a) professor (a) poderá mostrar fotos ou imagens de alguns pintos para as crianças e, se possível, trazer um ou mais (de preferência de cores diferentes) para a sala de aula para que os alunos observem as suas características físicas externas.
2º Momento - O (a) professor (a) poderá solicitar que as crianças registrem livremente, através do desenho as suas primeiras impressões sobre o pinto.
Sugestão: Ao final do estudo cada criança poderá leva r para casa um pintinho par a que possa juntamente com um adulto cuidar dele e praticar o que estudamos em sala de aula.
Recursos Complementares
Segue abaixo algumas sugestões de vídeos relacionados ao tema abordado:
A aula é super interessante porque envolve elementos reais e artes plásticas, colocando a criança para criar seu próprio desenho do pintinho e expondo no mural os resultados de forma criativa e participativa, desenvolvendo os conhecimentos prévios e contribuindo para a criatividade do aluno. Mais interessante ainda é quando a professora doa os pitinhos para as crianças levarem para casa e juntos com os familiares cuidar do mesmo vivenciando cada passo e desenvolvimento do pintinho e seu alimento
A aula é muito criativa,pois, envolve as crianças fazendo com que elas desenvolvam o raciocínio lógico de forma prática e evolutiva. Isso nos leva a crer que as inteligencias são múltiplas e fornecedoras de experiências sensatas, enriquecendo os conhecimentos prévios e desenvolvendo o raciocínio lógico, desafiande-se a cada momento em que se depara com as diversidades visualizadas na exposição do ser vivo: pitinho, questionando se é um pássaro ou não, trazendo a curiosidade de entender o porquê
Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.