Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual o Sentido da vida?

 

04/02/2010

Autor e Coautor(es)
João Mena Barreto Neto
imagem do usuário

CAMPO GRANDE - MS EE JOSE BARBOSA RODRIGUES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Filosofia Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Relacionar fatos do cotidiano com os conteúdos estudados.
- Trabalhar com projetos:
- Planejar, executar, avaliar ações para resolver um problema.
- Utilizar as ferramentas gráficas e de tratamento de informação.
- Como usar a teoria de conjuntos e o estudo de funções para tratar uma questão aparentemente apenas de cunho filosófico, mas que pode receber um tratamento matemático.

Duração das atividades
1 bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Recursos básicos tecnológicos: Navegação na internet, Uso de ferramentas do pacote office

- Conceito da teoria dos conjuntos e de funções.

- Ferramentas gráficas para o tratamento de informações.

Estratégias e recursos da aula

Providencias que o professor deve realizar para o preparo da atividade.
- Verificar seus conhecimentos sobre o uso de portfolio e como utilizá-lo como uma técnica avaliativa.
- Mesmo que seus alunos tenham acesso fácil a internet, providenciar pelo menos um resumo sobre o que é e como é utilizado o portfolio.
- No inicio e final da dinâmica realizada extra-sala pergunta: Qual o sentido da vida? Preparar uma encenação (criar um cenário) de maneira a sensibilizar os alunos e prepará-los para uma atividade diferente das costumeiramente realizadas nas aulas de matemática, no meu caso inicialmente deixei-os bem a vontade de maneira que se espalharam pelo pátio da escola depois fui reunindo-os aos poucos em grupos, no final fizemos um grande circulo no meio da quadra para socializar as respostas, depois que todos se pronunciaram e eu inclusive respondi algumas perguntas, lembrando-lhes que não havia uma resposta ou procedimento certo ou errado no diz respeito a pergunta. Somente no final fiz questão que todos estivessem juntos na roda, até então não os obriguei a desenvolver as atividades, nesta hora contei a es(his)tória: O Buscador.
- Devido a peculiaridade da atividade eu a propus como atividade e pontuação extra assim não ninguém ficou obrigado a desenvolve-la assim apenas a dinâmica no pátio e a aula na STE (Sala de Tecnologia Educacional) foi realizada com todos os alunos das turmas, os demais encontros foram marcados fora do horário de aula.
- Realizar a atividade em comum acordo com a direção escolar, inclusive deixando uma copia do planejamento com os mesmo, para o caso de algum responsável pelo aluno procure a escola questionando a atividade.
..............................................................................................................................................................
Procedimentos:
- Reunir os alunos no pátio da escola pedir-lhes que :
- respondam individualmente a pergunta: Qual o sentido da vida?
– respondam a mesma pergunta em grupos de três alunos.
– Dividam a sala de aula em três grupos e respondam a mesma pergunta.
– Socializar as respostas com todos os alunos.
- Contar a (his)estória O Buscador ( http://www.youtube.com/watch?v=74hI9MYpops )
- Acessar o sitio http://www.ipaea.xpg.com.br/prj/melhor.htm , ler as instruções para a realização do trabalho.
==================== Página inicial do endereço acima ==========================
Qual o sentido da Vida?
Leia o texto sobre a aplicação do estudo sobre funções.
Aplicações das relações e funções no cotidiano.
Contextualização
René Descartes
Dinâmica
Veja o exemplo de uso de gráfico cartesiano para o estudo de movimento (planilha excell).
Elabore um breve estudo de como você faria para responder matematicamente (através do uso de funções) a pergunta: Qual o sentido da vida?
Manter um "diário de bordo", nele deve conter:
. Narrativa de como se desenrolou a realização do trabalho.
A parte escrita do trabalho deve ser entregue no formato de portfólio,contendo:
. Diário de bordo.
. Trabalho (planilha com a tabela e gráfico correspondente)
. Linha do tempo da execução do trabalho, incluindo: antes, durante e entrega do trabalho. Incluindo textos resumos das etapas.
Exemplos de trabalhos :
Ana, Anderson, Anne, Daniele e Pablo
Andréia, Josiane, Kézia e Valéria
Texto com a avaliação da execução da atividade
Considerações finais .

Recursos Complementares
Avaliação

- Observações feitas durante todo a execução das dinâmicas.

- analise do portifolio entregue pelos grupos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.