04/02/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Filosofia | Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
- Relacionar fatos do cotidiano com os conteúdos estudados.
- Trabalhar com projetos:
- Planejar, executar, avaliar ações para resolver um problema.
- Utilizar as ferramentas gráficas e de tratamento de informação.
- Como usar a teoria de conjuntos e o estudo de funções para tratar uma questão aparentemente apenas de cunho filosófico, mas que pode receber um tratamento matemático.
- Recursos básicos tecnológicos: Navegação na internet, Uso de ferramentas do pacote office
- Conceito da teoria dos conjuntos e de funções.
- Ferramentas gráficas para o tratamento de informações.
Providencias que o professor deve realizar para o preparo da atividade.
- Verificar seus conhecimentos sobre o uso de portfolio e como utilizá-lo como uma técnica avaliativa.
- Mesmo que seus alunos tenham acesso fácil a internet, providenciar pelo menos um resumo sobre o que é e como é utilizado o portfolio.
- No inicio e final da dinâmica realizada extra-sala pergunta: Qual o sentido da vida? Preparar uma encenação (criar um cenário) de maneira a sensibilizar os alunos e prepará-los para uma atividade diferente das costumeiramente realizadas nas aulas de matemática, no meu caso inicialmente deixei-os bem a vontade de maneira que se espalharam pelo pátio da escola depois fui reunindo-os aos poucos em grupos, no final fizemos um grande circulo no meio da quadra para socializar as respostas, depois que todos se pronunciaram e eu inclusive respondi algumas perguntas, lembrando-lhes que não havia uma resposta ou procedimento certo ou errado no diz respeito a pergunta. Somente no final fiz questão que todos estivessem juntos na roda, até então não os obriguei a desenvolver as atividades, nesta hora contei a es(his)tória: O Buscador.
- Devido a peculiaridade da atividade eu a propus como atividade e pontuação extra assim não ninguém ficou obrigado a desenvolve-la assim apenas a dinâmica no pátio e a aula na STE (Sala de Tecnologia Educacional) foi realizada com todos os alunos das turmas, os demais encontros foram marcados fora do horário de aula.
- Realizar a atividade em comum acordo com a direção escolar, inclusive deixando uma copia do planejamento com os mesmo, para o caso de algum responsável pelo aluno procure a escola questionando a atividade.
..............................................................................................................................................................
Procedimentos:
- Reunir os alunos no pátio da escola pedir-lhes que :
- respondam individualmente a pergunta: Qual o sentido da vida?
– respondam a mesma pergunta em grupos de três alunos.
– Dividam a sala de aula em três grupos e respondam a mesma pergunta.
– Socializar as respostas com todos os alunos.
- Contar a (his)estória O Buscador ( http://www.youtube.com/watch?v=74hI9MYpops )
- Acessar o sitio http://www.ipaea.xpg.com.br/prj/melhor.htm , ler as instruções para a realização do trabalho.
==================== Página inicial do endereço acima ==========================
Qual o sentido da Vida?
Leia o texto sobre a aplicação do estudo sobre funções.
Aplicações das relações e funções no cotidiano.
Contextualização
René Descartes
Dinâmica
Veja o exemplo de uso de gráfico cartesiano para o estudo de movimento (planilha excell).
Elabore um breve estudo de como você faria para responder matematicamente (através do uso de funções) a pergunta: Qual o sentido da vida?
Manter um "diário de bordo", nele deve conter:
. Narrativa de como se desenrolou a realização do trabalho.
A parte escrita do trabalho deve ser entregue no formato de portfólio,contendo:
. Diário de bordo.
. Trabalho (planilha com a tabela e gráfico correspondente)
. Linha do tempo da execução do trabalho, incluindo: antes, durante e entrega do trabalho. Incluindo textos resumos das etapas.
Exemplos de trabalhos :
Ana, Anderson, Anne, Daniele e Pablo
Andréia, Josiane, Kézia e Valéria
Texto com a avaliação da execução da atividade
Considerações finais .
A seguir alguns endereços que podem servir de introdução, meio ou fim da discussão :
Qual o sentido da vida?
Quem somos nós
1/12 - http://www.youtube.com/watch?v=o7TZLnL7HLA
2/12 - http://www.youtube.com/watch?v=AKYqRcffRdg
3/12 - http://www.youtube.com/watch?v=IiDRWLH_sLc
4/12 - http://www.youtube.com/watch?v=z180JD_t6rg
5/12 - http://www.youtube.com/watch?v=S3rpVf0mwmo
6/12 - http://www.youtube.com/watch?v=9XhOICpDfy4
7/12 - http://www.youtube.com/watch?v=NQY4reFcNI8
8/12 - http://www.youtube.com/watch?v=-JxW_PuTVns
9/12 - http://www.youtube.com/watch?v=sPd3KmxZDdI
10/12 - http://www.youtube.com/watch?v=oZXr2YFhgt0
11/12 - http://www.youtube.com/watch?v=iqqaowOaanU
12/12 - http://www.youtube.com/watch?v=3DaadF9pHsc
Universos Paralelos – BBC
1 http://www.youtube.com/watch?v=llmoNz_O4FY
2 http://www.youtube.com/watch?v=Cm-u_j3qXgw
3 http://www.youtube.com/watch?v=9DwjciohUCg
4 http://www.youtube.com/watch?v=HTAcUTFJRv0
5 http://www.youtube.com/watch?v=sXiX4pcBypI
Teoria das cordas
1 - http://www.youtube.com/watch?v=RZfyBR9bimQ
2 – http://www.youtube.com/watch?v=uXNS6ZttMuM
3 - http://www.youtube.com/watch?v=bWUpYQERL_M
4 – http://www.youtube.com/watch?v=nIHcAZ2fErU
5 – http://www.youtube.com/watch?v=fHeA6BpwUp0
6 – http://www.youtube.com/watch?v=XrTIo06zatE
7 - http://www.youtube.com/watch?v=gP3qeAvbbZM
Endereço do video O Buscador:
http://www.youtube.com/watch?v=74hI9MYpops
Endereço das aulas realizadas por mim.
http://www.ipaea.xpg.com.br/
- Observações feitas durante todo a execução das dinâmicas.
- analise do portifolio entregue pelos grupos.Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/12/2010
Quatro estrelasA idéia de levar os alunos para o pátio e iniciar a conversação é excepcional. Abraço, professor!