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O corpo – trabalhando a lateralidade

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Fonseca Garcia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utilização do corpo como instrumento de orientação, suas posições e pontos de referências.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Posição do corpo

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Vivenciar  diferentes possibilidades corporais para se orientar no tempo e espaço, através dos pontos de referências.
1º Momento: O professor deverá iniciar a aula sentado na roda, solicitando que as crianças observem o espaço ao seu redor, e que relatem o que ou quem  está ao seu lado, na frente e atrás.  O professor deve deixar que todos falem sobre os objetos e pessoas que estão próximos a cada um. Lembrando que estas pessoas ou objetos são referências com relação ao seu corpo. Neste momento o professor deverá solicitar que falem o que ou quem está a direita ou a esquerda de cada um, depois pede para que mudem de lugar e questiona se as mesmas pessoas continuam a sua esquerda ou direita. Nesse momento o professor poderá provocar uma discussão, questionando se a porta ou a janela mudaram de posição, ou foram só as crianças que se moveram, o professor deverá deixar as crianças se colocarem, sempre respeitando a fala de cada uma. Depois o professor deverá propor alguns movimentos para que as crianças conheçam: esquerda, direita, para frente, para trás, em cima, embaixo. O professor deverá mostrar desenhos de bonecos que orientam seus movimentos, braços e pernas para cima,  braços e pernas para baixo, braço esquerdo e perna esquerda para cima, braço e perna direita para cima, em seguida as crianças devem acompanhar esses movimentos.
Como exemplo:

desenho  desenho  desenho  desenho

2º Momento: O professor pode pedir para as crianças ficarem em pé e localizarem quem está atrás, na frente, do lado esquerdo e do lado direito. Ele pode mostrar pontos na sala de aula para as crianças se situarem, já que mudando de posição a referência de esquerda e direita muda também. Em seguida mostrar os desenhos do exercicio anterior  para as crianças realizarem novamente os movimentos.

Como exemplo:

desenho

desenho

desenho

desenho

3º Momento: Para concretizar a atividade realizada, o professor pode solicitar que as crianças representem por meio do desenho o que elas aprenderam sobre orientação e referências.

desenho

3º Momento: Ao final da aula, o grupo deve fazer uma avaliação sobre as atividades realizadas, explicitando o que aprenderam, seus sentimentos durante a realização: felicidade, alegria, frustações, medos, solidariedade e suas dificuldades. 

Avaliação

O professor poderá avaliar se as crianças:

• Conheceram alguns os pontos de referências;

• Utilizaram-se do corpo como ponto de referência para se orientar;

• Perceberam os movimentos com o corpo, realizando-os;

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