23/11/2009
Nayde Solange Fonseca Garcia
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Utilização do corpo como instrumento de orientação, suas posições e pontos de referências.
Posição do corpo
Atividade 1 – Vivenciar diferentes possibilidades corporais para se orientar no tempo e espaço, através dos pontos de referências.
1º Momento: O professor deverá iniciar a aula sentado na roda, solicitando que as crianças observem o espaço ao seu redor, e que relatem o que ou quem está ao seu lado, na frente e atrás. O professor deve deixar que todos falem sobre os objetos e pessoas que estão próximos a cada um. Lembrando que estas pessoas ou objetos são referências com relação ao seu corpo. Neste momento o professor deverá solicitar que falem o que ou quem está a direita ou a esquerda de cada um, depois pede para que mudem de lugar e questiona se as mesmas pessoas continuam a sua esquerda ou direita. Nesse momento o professor poderá provocar uma discussão, questionando se a porta ou a janela mudaram de posição, ou foram só as crianças que se moveram, o professor deverá deixar as crianças se colocarem, sempre respeitando a fala de cada uma. Depois o professor deverá propor alguns movimentos para que as crianças conheçam: esquerda, direita, para frente, para trás, em cima, embaixo. O professor deverá mostrar desenhos de bonecos que orientam seus movimentos, braços e pernas para cima, braços e pernas para baixo, braço esquerdo e perna esquerda para cima, braço e perna direita para cima, em seguida as crianças devem acompanhar esses movimentos.
Como exemplo:
2º Momento: O professor pode pedir para as crianças ficarem em pé e localizarem quem está atrás, na frente, do lado esquerdo e do lado direito. Ele pode mostrar pontos na sala de aula para as crianças se situarem, já que mudando de posição a referência de esquerda e direita muda também. Em seguida mostrar os desenhos do exercicio anterior para as crianças realizarem novamente os movimentos.
Como exemplo:
3º Momento: Para concretizar a atividade realizada, o professor pode solicitar que as crianças representem por meio do desenho o que elas aprenderam sobre orientação e referências.
3º Momento: Ao final da aula, o grupo deve fazer uma avaliação sobre as atividades realizadas, explicitando o que aprenderam, seus sentimentos durante a realização: felicidade, alegria, frustações, medos, solidariedade e suas dificuldades.
O professor poderá avaliar se as crianças:
• Conheceram alguns os pontos de referências;
• Utilizaram-se do corpo como ponto de referência para se orientar;
• Perceberam os movimentos com o corpo, realizando-os;
Quatro estrelas 6 classificações
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15/10/2012
Cinco estrelasadorei a atividade! parabéns
27/05/2012
Cinco estrelasótimo, adorei o passo a passo para trabalhar a leteralidade na educação infantil, parabéns, e com certeza essa atividade terá grande rendimento, para os educandos.
23/04/2012
Quatro estrelasEu gostei bastante deste projeto pedagógico.
07/02/2012
Cinco estrelasachei a aula boa
02/06/2011
Quatro estrelasÓtima aula, com certeza contribuirá para docentes da área.
08/08/2010
Cinco estrelasADOREI A AULA, E ACHO QUE É MUITO IMPORTANTE ESTE TEMA.