29/11/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre os seres que habitam o mar. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula, apresentada neste portal, intitulada " Ser vivo no ambiente marinho".
Pensando que a consciência ecológica deve ser cultivada desde cedo; o professor realiza o estudo sobre os seres que habitam no mar; para discussão da poluição do mar e das praias deve promover na sala de aula leituras relacionadas à poluição do mar e das praias. Os textos jornalísticos e/ou as histórias que tratam da preservação da vida marinha são bons recursos para a aprendizagem infantil.
Atividade 1: Motivar as crianças para estudar os problemas relacionados à poluição marinha.
1° Momento: Como sugestão, o professor inicia a aula com a leitura do livro “O monstro do mar” de Pedro Bandeira. O texto utiliza uma linguagem infantil para tratar do tema relacionado à poluição marítima causada pelo lixo jogado nas praias e no mar pelos seres humanos. Na história os irmãos Elisa e Cecéu pretendem recolher conchinhas na praia, porém acaba se tornando difícil encontrar conchinhas no meio de tanto lixo; eles então encontram uma sereiazinha doente que lhes conta sobre um monstro que tem invadido o fundo do mar e estava matando todos os seres marinhos. Durante as histórias os alunos, de forma lúdica, começam a perceber os danos que a poluição das praias e do mar causa aos seres que habita o mar.
FONTE:http://www. editoramelhoramentos.com.br/imprensa/images/mo nstro_do_mar.gif
O professor realiza questionamentos como:
2° Momento: O professor procura investigar quais os conhecimentos das crianças sobre a poluição e se essa questão é um problema para eles. Nesse momento o professor registra os saberes das crianças e assume o papel de escriba registrando as idéias das crianças em forma de texto coletivo.
Atividade 2: Construção de um painel coletivo
1° Momento: O professor solicita que as crianças registrem por intermédio do desenho, os seres que habitam o mar e que estão ameaçados pela poluição causada pelo lixo jogado nas praias pelos seres humanos.
2° Momento: O professor e as crianças montam um painel, como ilustração para uma campanha de conscientização e preservação do ambiente marinho.
Painel produzido pelas crianças na faixa etária de 5 anos
OBS.: Em nossa sala de aula a imagem do painel foi utilizada para estampar uma camiseta, que posteriormente foi utilizada pelas crianças, pais e professores em uma campanha alertando sobre o perigo da poluição marinha para os seres que habitam no mar; em nosso caso, a campanha foi sugerida pelas crianças após a leitura da história.
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19/07/2010
Quatro estrelasTemos que cuidar do planeta para que possamos usufruir das imensas maravilhas que ele nos oferece. Com responsabilidade e consciência desde cedo podemos plantar frutos sadios para as futuras gerações.
24/03/2010
Cinco estrelasDesde a tenra idade as crianças devem ser sensibilizadas,para este problema ambiental que tanto nos atormenta,sendo a forma correcta,brincando se vai sensibilizando para não poluirmos.