09/12/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Os seres que habitam o ambiente marinho.
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema dos seres vivos e não-vivos que habitam o mar. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: "Ser vivo no ambiente marinho".
ATIVIDADE 1- Brincar de ser uma Estrela-do-mar
Para que as crianças se apropriem do conceito de ser vivo é importante que elas conheçam as características essenciais desse seres; é importante que elas ao definirem o que é um ser vivo inclua em suas respostas as questões de nutrição, reprodução e relação realizadas pelos seres que possuem vida.
1° Momento- O professor e as crianças combinam qual o lugar da sala que pode ser reservado ao espaço cênico; para brincar de estrela do mar as crianças devem recordar situações vivenciadas anteriormente ao assistirem filmes em que a estrela do mar aparece na cena; imaginar a forma e improvisar situações para mostrar para os colegas como pode ser representada a estrela do mar.
2º momento
As crianças no cotidiano usam a improvisação para brincar e se aventurar no jogo simbólico, desse modo, a improvisação entra como recurso para se discutir as características externas da estrela do mar e incluir nesse jogo as características que indicam que a estrela do mar é um ser vivo.
3º momento - O professor discute o conteúdo que entra na dramatização (as características dos seres vivos) nesse momento as crianças devem discutir que o corpo deve fazer toda a expressão, sem que haja fala ou sons, mas na dramatização devem aparecer as características dos seres vivos (características perceptíveis para as crianças: reprodução, alimentação, movimento e relação com o ambiente).
Avaliar se as crianças conseguiram:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/11/2011
Quatro estrelasé muito interessante este trabalho com as crianças, pois a educação ambiental tem que começar cedo na vida das crianças e dessa forma bemcriativa é melhor ainda.