Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dramatização

 

09/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar os conhecimentos relacionados aos seres que habitam o mar reconhecendo as funções que são essenciais para o ser ser vivo.
  • Desenvolver a habilidade de improvisão;
  • Acionar a memória e lembrar de cenas em filmes que aparecem a estrela-do-mar;
  • Participar do jogo simbólico contemplando o conteúdo da dramatização.
Duração das atividades
1 aula com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os seres que habitam o ambiente marinho.

Estratégias e recursos da aula

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema dos seres vivos e não-vivos que habitam o mar. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: "Ser vivo no ambiente marinho".

ATIVIDADE 1- Brincar de ser uma Estrela-do-mar

Para que as crianças se apropriem do conceito de ser vivo é importante que elas conheçam as características essenciais desse seres; é importante que elas ao definirem o que é um ser vivo inclua em suas respostas as questões de nutrição, reprodução e relação realizadas pelos seres que possuem vida.

1° Momento- O professor e as crianças combinam qual o lugar da sala que pode ser reservado ao espaço cênico; para brincar de estrela do mar as crianças devem recordar situações vivenciadas anteriormente ao assistirem filmes em que a estrela do mar aparece na cena; imaginar a forma e improvisar situações para mostrar para os colegas como pode ser representada a estrela do mar.

2º momento

  •  Improvisando uma situação que mostra como pode ser representada a estrela-do-mar.

As crianças no cotidiano usam a improvisação para brincar e se aventurar no jogo simbólico, desse modo, a improvisação entra como recurso para se discutir as características externas da estrela do mar e incluir nesse jogo as características que indicam que a estrela do mar é um ser vivo.

3º momento - O professor discute o conteúdo que entra na dramatização (as características dos seres vivos) nesse momento as crianças devem discutir que o corpo deve fazer toda a expressão, sem que haja fala ou sons, mas na dramatização devem aparecer as características dos seres vivos (características perceptíveis para as crianças: reprodução, alimentação, movimento e relação com o ambiente).

  • Reprodução da estrela-do-mar

  • Relação com o ambiente.

  • A busca por alimento

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Destacar as propriedades de um ser vivo com base nas funções de nutrição, reprodução e relação com o meio ambiente;
  • Participar da dramatização utilizando seus recursos de representação para improvisar a forma do corpo da estrela do mar, o movimento, a reprodução, a alimentação e a relação com o ambiente. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.