20/11/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
ATIVIDADE 1- Diagnosticar o conhecimento inicial que as crianças têm sobre os seres vivos que habitam o ambiente marinho.
1° Momento- O professor inicia o diagnóstico dos conhecimentos das crianças sobre os seres vivos e não-vivos que habitam o mar, usando como recurso imagens desse ambiente; solicita que as crianças observem o cartaz e descrevam o que veem. Nesse momento, o professor registra as observações das crianças, a descrição as crianças identificam cada ser que aparece na imagem do habitat do mar e dizem quais os seres que tem vida e os inanimados.
2º momento - o professor não dá nenhuma informação para as crianças, mas traz material e os orientam a observar nos livros o habitat do mar e apontar os seres que consideram vivos e os seres inanimados.
Crianças observando imagens dos seres que habitam o mar;
Momentos de observação e de conversa sobre o que estão observando;
Momento da leitura e busca de informações sobres os seres do mar.
Observando as imagens e discutindo em pequenos grupos.
3° Momento- o professor e as crianças sentam na roda e a partir das observações e das análises fazem uma relação dos seres vivos e dos não vivos que habitam o mar. A partir dessa discusão inicial respondem as seguintes questões:
À medida que as crianças forem respondendo, o professor escreve no quadro, fazendo a divisão indicada, como no exemplo abaixo ( crianças na faixa etária de 5 anos):
4° Momento: O professor inicia então uma discussão para conhecer que critérios foram utilizados para agrupar os seres em cada grupo; nesse momento o professor realiza o papel de escriba anotando todas as hipóteses apresentadas pelas crianças para serem utilizadas e confrontadas ao final do estudo.
Em seguida, o professor apresenta diferentes imagens de seres que habitam o mar e pede que as crianças e destaquem características que elas consideram essenciais para identificar os seres vivos. Essa discussão desencadeia Com base nas atividade anteriores as crianças registram, fazendo o desenho apenas dos seres que eles consideram como seres vivos.
&n bsp; &nbs p; A tividades realizadas por crianças na fa ixa etária de 5 anos.
Quatro estrelas 2 classificações
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22/01/2011
Cinco estrelasJanaine esse quadro comparativo mostra as ideias iniciais das crianças antes do estudo sobre os seres vivos no ambiente marinho.
05/01/2011
Três estrelasHouve um erro de digitação no quadro comparativo entre seres com vida e sem vida? Estrela-do-mar, peixes, plantas e água viva são seres vivos...