Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ser vivo no ambiente marinho

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Adquirir conhecimentos acerca dos seres vivos que habitam o mar;
  • Valorizar as próprias ideias em relação ao tema discutido;
  • Respeitar as opiniões dos outros alunos.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1- Diagnosticar o conhecimento inicial que as crianças têm sobre os seres vivos que habitam o ambiente marinho.

1° Momento-  O professor inicia o diagnóstico dos conhecimentos das crianças sobre os seres vivos e não-vivos que habitam o mar, usando como recurso   imagens desse ambiente; solicita que as crianças observem o cartaz e descrevam o que veem. Nesse momento, o professor registra as observações das crianças, a  descrição as crianças identificam cada ser que aparece na imagem do habitat do mar e dizem quais os seres que tem vida e os inanimados.

undefined

2º momento - o professor não dá nenhuma informação para as crianças, mas traz material e os orientam a observar nos livros o habitat do mar e apontar os seres que consideram vivos e os seres inanimados.

Crianças observando imagens dos seres que habitam o mar;

undefined

Momentos de observação e de conversa sobre o que estão observando;

undefined

Momento da leitura e busca de  informações sobres os seres do mar.

undefined

Observando as imagens e discutindo em pequenos grupos.

3° Momento- o professor e as crianças  sentam  na roda e a partir das observações e das análises fazem uma relação dos seres vivos e dos não vivos que habitam o mar. A partir dessa discusão inicial  respondem as seguintes questões:

  • O que é um ser vivo?
  • Todos os seres que habitam o mar tem vida?
  • Quais os seres vivos que habitam o mar?
  • Quais os seres que não tem vida e habitam o mar?

À medida que as crianças forem respondendo,  o professor  escreve no  quadro, fazendo a divisão indicada, como no exemplo abaixo ( crianças na faixa etária de 5 anos):

4° Momento: O professor inicia então uma discussão para conhecer que critérios foram utilizados para agrupar os seres em cada grupo; nesse momento o professor realiza o papel de escriba anotando todas as hipóteses apresentadas pelas crianças para serem utilizadas e confrontadas ao final do estudo.

 Em seguida, o professor apresenta diferentes imagens de seres que habitam o mar e pede que as crianças e destaquem características que  elas consideram essenciais para identificar  os seres vivos. Essa discussão desencadeia  Com base nas atividade anteriores  as crianças registram, fazendo o desenho apenas dos seres que eles consideram  como seres vivos.

                          &n bsp;  &nbs p;    A tividades realizadas por crianças na fa ixa etária de 5 anos.

Avaliação
  • avaliar:
  • Os critérios que as crianças utilizaram para apontar os seres vivos que habitam o mar;
  • as  atividade realizadas para fazer  no contexto da aula (se houve envolvimento, se as crianças executaram a orientação, procuraram informações no livro, discutiram com os colegas).
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria José Campos, NEI/CAp , Rio Grande do Norte - disse:
    mary_ufrn@hotmail.com

    22/01/2011

    Cinco estrelas

    Janaine esse quadro comparativo mostra as ideias iniciais das crianças antes do estudo sobre os seres vivos no ambiente marinho.


  • Janaine Melchiors, Escola , Rio Grande do Sul - disse:
    janamelchiors@gmail.com

    05/01/2011

    Três estrelas

    Houve um erro de digitação no quadro comparativo entre seres com vida e sem vida? Estrela-do-mar, peixes, plantas e água viva são seres vivos...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.