01/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Sistematizar a ortografia
Associar palavras e figuras
Desenvolver a coordenação motora fina, através de recorte e colagem
Enriquecer o vocabulário da criança
Motivar a criança a ter bons hábitos alimentares com a ingestão de frutas
Levar a criança a descobrir novas frutas
Momento 1
Através de uma conversa informal a professora conversará com os alunos sobre a importância das frutas na alimentação. A professora deve explorar a grande variedade de frutas existes perguntando quais são as frutas que os alunos conhecem, qual é a preferida de cada um, qual a cor, tamanho, formato de cada fruta citada, etc.
À medida em que as crianças forem falando, a professora poderá ir escrevendo o nome da fruta no quadro. Depois de todos terem falado, a professora perguntará se sabem de onde vem cada uma das frutas citadas explicando que cada uma vem de uma árvore diferente, com um nome diferente. Perguntar de onde vem a maçã, o mamão, a goiaba, etc...
Como atividade complementar enviar um bilhete para casa pedindo que tragam, no dia seguinte, uma fruta picada para fazerem uma salada de frutas coletiva.
Momento 2
A professora deve levar para a sala de aula um aparelho áudio-visual, pode ser um data-show, uma TV com um DVD, ou um computador. Explicar que os alunos verão e ouvirão o nome de várias frutas descobrindo também de onde vem cada uma delas. Apresentar a música POMAR – faixa 11 do cd “Canções de Brincar”
Imagem disponível em:
http://www.fnac.com.br/Imagens/Produtos/124/268892_0_5.jpg
Canções De Brincar
Palavra Cantada
Estilo: Infantil
Gravadora: Palavra Cantada
Selo: Eldorado
Ano: 1996
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk
Depois de ver e ouvir uma vez o vídeo, a professora pode convidar os alunos a tentar cantar a música, para assim irem assimilando os nomes das diferentes árvores.
Momento 3
Perguntar se já conheciam todas as frutas que aparecem na música.
• Quais vocês ainda não conheciam?
• Lembram de algum nome diferente que apareceu?
• Como escreve essa palavra?
A professora pode escrever no quadro mais frutas que as crianças forem falando. Explicar que algumas frutas são encontradas em apenas algumas regiões do nosso país, por isso muitas vezes desconhecemos algumas. O umbu e a mangaba, por exemplo, são frutas comuns do nordeste.
Momento 4
Apresentar a seguinte atividade: (levar uma folha xerocada para cada criança)
Pedir para cortarem e colarem o nome de cada fruta em sua respectiva figura. Após a colagem, poderão colorir o desenho.
Momento 5
Dar a s eguinte atividade xerocada para cada criança:
Complete utilizando o nome das árvores (cajueiro - bananeira -laranjeira - mamoeiro - parreira - coqueiro - macieira -mangabeira - jabuticabeira - goiabeira)
1- A maçã vem da __ _______________________.
2- A jabuticaba vem da _________________________.
3- O coco vem do _________________________.
4- A goiaba vem da _________________________.
5- A uva vem da _________________________.
6- O caju vem do _________________________.
7- A mangaba vem da _________________________.
8- A banana vem da _________________________.
9- O mamão vem do _________________________.
10- A laranja vem da _________________________.
Momento 6
Fazer a salada de frutas coletiva com as frutas trazidas pelos alunos. Combinar com as crianças, a partir desse dia, que um dia da semana será o “dia da fruta” como opção de merenda, justificando que as frutas são alimentos saudáveis que fazem bem à nossa saúde (esse dia deve ser estipulado pela professora e comunicado aos pais através de bilhete).
Analisar a capacidade de concentração da turma enquanto assistem ao vídeo.
Avaliar se conseguiram ler o nome das frutas associando às suas respectivas imagens, através da atividade de recorte e colagem.
Identificar o avanço em relação ao código escrito do aluno, baseado na atividade de completar o nome das árvores.
Avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita: ortografia.
Analisar se a partir desse trabalho as crianças têm demonstrado interesse pelo consumo de frutas na merenda.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/09/2011
Cinco estrelasMaravilhosooo... me ajudou muito beijos.
19/05/2011
Cinco estrelasADOREI AS ATIVIDADES PROPOSTAS.
24/08/2010
Quatro estrelasEsta aula é muito enterssante, aguça na criança o intersse de comer fruta que ele não conhece,conhecendo os valores nutritivos que elas tem e deixando um pouco de comer doces doces.
03/04/2010
Cinco estrelasGostei. Tentarei adaptar para a EJA.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito desse plano de aula vou usar-lo em minhas aulas.