Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo de onde vem as frutas: um trabalho interdisciplinar

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Sistematizar a ortografia
Associar palavras e figuras
Desenvolver a coordenação motora fina, através de recorte e colagem
Enriquecer o vocabulário da criança
Motivar a criança a ter bons hábitos alimentares com a ingestão de frutas
Levar a criança a descobrir novas frutas

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Através de uma conversa informal a professora conversará com os alunos sobre a importância das frutas na alimentação. A professora deve explorar a grande variedade de frutas existes perguntando quais são as frutas que os alunos conhecem, qual é a preferida de cada um, qual a cor, tamanho, formato de cada fruta citada, etc.

À medida em que as crianças forem falando, a professora poderá ir escrevendo o nome da fruta no quadro. Depois de todos terem falado, a professora perguntará se sabem de onde vem cada uma das frutas citadas explicando que cada uma vem de uma árvore diferente, com um nome diferente. Perguntar de onde vem a maçã, o mamão, a goiaba, etc...

Como atividade complementar enviar um bilhete para casa pedindo que tragam, no dia seguinte, uma fruta picada para fazerem uma salada de frutas coletiva.

Momento 2

A professora deve levar para a sala de aula um aparelho áudio-visual, pode ser um data-show, uma TV com um DVD, ou um computador. Explicar que os alunos verão e ouvirão o nome de várias frutas descobrindo também de onde vem cada uma delas. Apresentar a música POMAR – faixa 11 do cd “Canções de Brincar”

undefined

Imagem disponível em:

http://www.fnac.com.br/Imagens/Produtos/124/268892_0_5.jpg

Canções De Brincar
Palavra Cantada
Estilo: Infantil
Gravadora: Palavra Cantada
Selo: Eldorado
Ano: 1996


Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk

Depois de ver e ouvir uma vez o vídeo, a professora pode convidar os alunos a tentar cantar a música, para assim irem assimilando os nomes das diferentes árvores.

Momento 3

Perguntar se já conheciam todas as frutas que aparecem na música.
• Quais vocês ainda não conheciam?
• Lembram de algum nome diferente que apareceu?
• Como escreve essa palavra?
A professora pode escrever no quadro mais frutas que as crianças forem falando. Explicar que algumas frutas são encontradas em apenas algumas regiões do nosso país, por isso muitas vezes desconhecemos algumas. O umbu e a mangaba, por exemplo, são frutas comuns do nordeste.

Momento 4

Apresentar a seguinte atividade: (levar uma folha xerocada para cada criança)

Pedir para cortarem e colarem o nome de cada fruta em sua respectiva figura. Após a colagem, poderão colorir o desenho.

Momento 5

Dar a s eguinte atividade xerocada para cada criança:

Complete utilizando o nome das árvores (cajueiro - bananeira -laranjeira - mamoeiro - parreira - coqueiro - macieira -mangabeira - jabuticabeira - goiabeira)

1- A maçã vem da __ _______________________.

2- A jabuticaba vem da _________________________.

3- O coco vem do _________________________.

4- A goiaba vem da _________________________.

5- A uva vem da _________________________.

6- O caju vem do _________________________.

7- A mangaba vem da _________________________.

8- A banana vem da _________________________.

9- O mamão vem do _________________________.

10- A laranja vem da _________________________.

Momento 6

Fazer a salada de frutas coletiva com as frutas trazidas pelos alunos. Combinar com as crianças, a partir desse dia, que um dia da semana será o “dia da fruta” como opção de merenda, justificando que as frutas são alimentos saudáveis que fazem bem à nossa saúde (esse dia deve ser estipulado pela professora e comunicado aos pais através de bilhete).

Avaliação

Analisar a capacidade de concentração da turma enquanto assistem ao vídeo.
Avaliar se conseguiram ler o nome das frutas associando às suas respectivas imagens, através da atividade de recorte e colagem.
Identificar o avanço em relação ao código escrito do aluno, baseado na atividade de completar o nome das árvores.
Avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita: ortografia.
Analisar se a partir desse trabalho as crianças têm demonstrado interesse pelo consumo de frutas na merenda. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ivonete Aparecida Santos, Secretaria municipal de educação , Santa Catarina - disse:
    ivonemath@hotmail.com

    27/09/2011

    Cinco estrelas

    Maravilhosooo... me ajudou muito beijos.


  • MARIA ALICE, REFORÇO ESCOLAR , São Paulo - disse:
    ALICEPALACON@YAHOO.COM.BR

    19/05/2011

    Cinco estrelas

    ADOREI AS ATIVIDADES PROPOSTAS.


  • Lucia Mariano porto, CEI PINGO DE GENTE , Mato Grosso do Sul - disse:
    luciamariano14@hotmail.com

    24/08/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula é muito enterssante, aguça na criança o intersse de comer fruta que ele não conhece,conhecendo os valores nutritivos que elas tem e deixando um pouco de comer doces doces.


  • Tathy, Prefeitura Municipal , São Paulo - disse:
    tathytey@hotmail.com

    03/04/2010

    Cinco estrelas

    Gostei. Tentarei adaptar para a EJA.


  • cida santos, jardim Encantado , Bahia - disse:
    ilda40@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito desse plano de aula vou usar-lo em minhas aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.