16/06/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Professor, por meio de uma atividade prática (um jogo), você vai trabalhar com os alunos alguns conceitos básicos de como funciona o pensamento científico. Mas antes de começar o jogo em si, discuta com seus alunos. Questione-os. O que eles acham que é ciência? O que é o conhecimento científico? Como será que pensam os cientistas ao elaborarem uma teoria? Eles conhecem alguma teoria famosa? O que é uma hipótese? Uma vez formulada, uma hipótese será sempre válida?
Dica! O objetivo não é expor diretamente, não é explicar aos alunos as etapas do método científico. Tal discussão deve servir para incitar nos alunos a curiosidade para o tema.
Atividade – Explorando a “caixa de Pandora”. Por meio deste roteiro de atividade você pode levar aos alunos a identificarem algumas etapas do método científico, no caso, a elaboração de uma hipótese a partir da observação de um fenômeno.
Dica! O objetivo desta atividade é que os alunos percebam, de uma forma divertida, que o processo de desenvolvimento de uma teoria pode surgir a partir de uma pergunta. Uma vez formulada uma pergunta a respeito de um fenômeno, como essa pergunta pode ser respondida? A hipótese criada satisfaz o questionamento? Ao descobrir novos elementos sobre o fenômeno, a hipótese continua válida? Com a descoberta de novos elementos outras perguntas podem ser feitas sobre o fenômeno? Que outra hipótese poderia ser formulada? Fique atento! Conduza a atividade de modo que estes tópicos fiquem bem claros. O conhecimento científico é dinâmico, uma hipótese formulada para explicar um fenômeno não representa uma verdade absoluta, inquestionável. O questionamento de uma hipótese é necessário para dar à Ciência este caráter dinâmico. É por meio do questionamento/teste de uma hipótese que normalmente surgem novos elementos para a criação de uma segunda hipótese e assim por diante.
Atividade para casa – Professor, esta atividade servirá como exercício de consolidação dos conteúdos e como forma de avaliar se os alunos entenderam os conce itos que foram trabal hados em sala. Peça aos alunos que façam um relato detalhado (um texto) de como foi o processo de descobrimento do conteúdo da caixa de Pandora. Algumas perguntas podem ajudar no desenvolvimento desta atividade:
Qual era o conteúdo da “caixa de Pandora”?
Quantas explicações diferentes (hipóteses) foram necessárias para descobrir o que havia na caixa?
Como foram testadas as explicações?
Que novas perguntas surgiram com o teste de cada explicação?
A sucessão das hipóteses foi necessária para a descoberta final? Explique.
Dica! Aproveite a correção do exercício na aula seguinte como gancho para a explicação formal dos conceitos trabalhados na aula.
Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):
Duas estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/02/2015
Uma estrelaNão consigo acessar o roteiro da aula. Mesmo após fazer o login no google drive, preciso de permissão para ter acesso ao arquivo! Se é para divulgar novas técnicas e ajudar os professores, podia ser mais fácil!
04/12/2013
Três estrelasLendo a aula, tive a mesma impressão que os colegas citaram, achei o tema interessante, mas deve ser melhorado.
24/03/2010
Três estrelasa aula parece-me interesante, entretanto nao achei muito clara, devendo ser mias especifica , com mais detalhes ou exemplos para que eu nao tenha duvida quanto ao procedimento. a i´deia é miuto boa.
24/03/2010
Três estrelasPenso ser essa aula boa. Boa porque ela segue passo-a-passo uma metodologia coerente para atingir os objetivos propostos. Poderia ser melhorada com maiores explicações sobre o jogo inicial, or exemplo.
24/03/2010
Duas estrelasnão entendi muito bem o procedimento do jogo, ainda não o conheço, gostaria de exclarecimento
24/03/2010
Quatro estrelasAula muito bem planejada parabéns pecebe-se que o aluno parcipa e tem contato com a prática.Nota ótima
24/03/2010
Quatro estrelasUma boa maneira de ensinar brincando, sem o aluno perceber que está acontecendo a interdisciplinaridade de conteúdos.