Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A caixa de Pandora – Ensino Fundamental

 

16/06/2008

Autor y Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender a elaborar hipóteses (e a testá-las) a partir da observação de um fenômeno.
Duração das atividades
1 hora-aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais do aluno sobre o tema
Estratégias e recursos da aula
Aula 1 – 50 minutos
 

Professor, por meio de uma atividade prática (um jogo), você vai trabalhar com os alunos alguns conceitos básicos de como funciona o pensamento científico. Mas antes de começar o jogo em si, discuta com seus alunos. Questione-os. O que eles acham que é ciência? O que é o conhecimento científico? Como será que pensam os cientistas ao elaborarem uma teoria? Eles conhecem alguma teoria famosa? O que é uma hipótese? Uma vez formulada, uma hipótese será sempre válida?

 

Dica! O objetivo não é expor diretamente, não é explicar aos alunos as etapas do método científico. Tal discussão deve servir para incitar nos alunos a curiosidade para o tema.

 

Atividade – Explorando a “caixa de Pandora”. Por meio deste roteiro de atividade você pode levar aos alunos a identificarem algumas etapas do método científico, no caso, a elaboração de uma hipótese a partir da observação de um fenômeno.

 

Dica! O objetivo desta atividade é que os alunos percebam, de uma forma divertida, que o processo de desenvolvimento de uma teoria pode surgir a partir de uma pergunta. Uma vez formulada uma pergunta a respeito de um fenômeno, como essa pergunta pode ser respondida? A hipótese criada satisfaz o questionamento? Ao descobrir novos elementos sobre o fenômeno, a hipótese continua válida? Com a descoberta de novos elementos outras perguntas podem ser feitas sobre o fenômeno? Que outra hipótese poderia ser formulada? Fique atento! Conduza a atividade de modo que estes tópicos fiquem bem claros. O conhecimento científico é dinâmico, uma hipótese formulada para explicar um fenômeno não representa uma verdade absoluta, inquestionável. O questionamento de uma hipótese é necessário para dar à Ciência este caráter dinâmico. É por meio do questionamento/teste de uma hipótese que normalmente surgem novos elementos para a criação de uma segunda hipótese e assim por diante.

 

Atividade para casa – Professor, esta atividade servirá como exercício de consolidação dos conteúdos e como forma de avaliar se os alunos entenderam os conce itos que foram trabal hados em sala. Peça aos alunos que façam um relato detalhado (um texto) de como foi o processo de descobrimento do conteúdo da caixa de Pandora. Algumas perguntas podem ajudar no desenvolvimento desta atividade:

Qual era o conteúdo da “caixa de Pandora”?

Quantas explicações diferentes (hipóteses) foram necessárias para descobrir o que havia na caixa?

Como foram testadas as explicações?

Que novas perguntas surgiram com o teste de cada explicação?

A sucessão das hipóteses foi necessária para a descoberta final? Explique.

 

Dica! Aproveite a correção do exercício na aula seguinte como gancho para a explicação formal dos conceitos trabalhados na aula.

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Roteiro de atividade:
1. http://docs.google.com/Doc?id=dhpnwwtd_4739hdmmj - A caixa de Pandora. Atividade lúdica com o objetivo de perceber o processo de elaboração de um modelo teórico, como se dá a criação de hipóteses para explicar um determinado fenômeno observado.
Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela contribuição individual nas discussões e na proposição de hipóteses. 2. Por meio do texto produzido na atividade de casa. Os alunos conseguiram identificar de forma correta os conceitos trabalhados em sala durante a realização do exercício? Quais são os principais pontos de dificuldade para os alunos durante o processo? Aproveite esses pontos de dúvida para trabalhar de forma mais intensiva os conceitos que não foram bem entendidos.
Opinión de quien visitó

Duas estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/7 - 0%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28,57%
  • Três estrelas 3/7 - 42,86%
  • Duas estrelas 1/7 - 14,29%
  • Uma estrela 1/7 - 14,29%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Carla martins, CEMBRA , Rio de Janeiro - dijo:
    carlamtr@gmail.com

    06/02/2015

    Uma estrela

    Não consigo acessar o roteiro da aula. Mesmo após fazer o login no google drive, preciso de permissão para ter acesso ao arquivo! Se é para divulgar novas técnicas e ajudar os professores, podia ser mais fácil!


  • Rita, , Santa Catarina - dijo:
    rcbendlin@bol.com.br

    04/12/2013

    Três estrelas

    Lendo a aula, tive a mesma impressão que os colegas citaram, achei o tema interessante, mas deve ser melhorado.


  • evandro batista augusto, e.e.profª glete de alcantara , São Paulo - dijo:
    ebaugusto@ig.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    a aula parece-me interesante, entretanto nao achei muito clara, devendo ser mias especifica , com mais detalhes ou exemplos para que eu nao tenha duvida quanto ao procedimento. a i´deia é miuto boa.


  • cidamelo, Colégio Estadual José de Matos Teles , Sergipe - dijo:
    profcidamelo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Penso ser essa aula boa. Boa porque ela segue passo-a-passo uma metodologia coerente para atingir os objetivos propostos. Poderia ser melhorada com maiores explicações sobre o jogo inicial, or exemplo.


  • jakelyne, pessoal , Mato Grosso do Sul - dijo:
    jake_aquinoribeiro@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    não entendi muito bem o procedimento do jogo, ainda não o conheço, gostaria de exclarecimento


  • luiza angelica da silva, Escola de ensino fundamental nemésio Bezerra(Estado) , Ceará - dijo:
    gellyprofessora@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula muito bem planejada parabéns pecebe-se que o aluno parcipa e tem contato com a prática.Nota ótima


  • gilvania soares cavalcanti mariano gomes, escola paulina monteiro , Pernambuco - dijo:
    gil_cavalcanti2@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Uma boa maneira de ensinar brincando, sem o aluno perceber que está acontecendo a interdisciplinaridade de conteúdos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.