Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Discutindo a qualidade de vida

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno será capaz de identificar as diversas dimensões que permeiam a noção de qualidade de vida, bem como a sua relação com a atividade física.
Duração das atividades
2 aula de 50 minutos (100 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios a serem trabalhados

Estratégias e recursos da aula

Reunidos em círculo, os alunos serão indagados sobre a sua impressão a respeito do termo “qualidade de vida”, a partir de perguntas como “alguém já ouviu falar de qualidade de vida?”, “onde?”, “o que vocês entendem por qualidade de vida?”,”seria possível medir o nível de qualidade de vida de uma pessoa?”. A partir das respostas dos alunos, apresentar os protocolos (teste) de aferição de qualidade de vida, contidas em http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/21622, http://bemstar.globo.com/nutri9.php, http://sitededicas.uol.com.br/teste_quavida.htm, (seria interessante levar os alunos para um laboratório de informática para responder estes testes)

 

Após a apresentação e resolução dos testes, questionar os alunos sobre a validade destes para a realidade dos mesmos, com as perguntas: o que vocês acharam dos testes? Eles realmente avaliaram a “sua” qualidade de vida?. Após as respostas dos alunos apresentar definições de qualidade de vida (sugerimos os quadros retirados de http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2004000200027&script=sci_arttext&tlng=pt onde as definições sempre apontam no sentido de que se ter qualidade de vida é não ter doença física.)

Questionar aos alunos se qualidade de vida se resume a somente ausência de doença e apresentar a figura 1, explicand o que há uma vertente muito forte nos dias atuais apontando a qualidade de vida como uma inter-relação de vários fatores, tal como nos mostra a figura abaixo:

undefined

http://cnaturais9.files.wordpress.com/2008/03/qualidade-de-vida-novo.jpg (adaptado)

Relatar aos alunos que a qualidade de vida é algo altamente individual, pois cada pessoa tem a sua perspectiva de mundo. Entretanto, esta só é alcançada graças às relações que as pessoas têm consigo mesma e com a sociedade.

Questionaremos os alunos sobre a necessidade de exercícios físicos face a este conceito apresentado de qualidade de vida: “é importante termos uma vida ativa fisicamente?”, “em quais aspectos a atividade física entraria?”, “somente no aspecto de saúde?”, “qualquer atividade física traz benefícios à saúde?” direcionando a discussão no sentido de que as práticas corporais, quando bem orientadas, trazem benefícios que vão além da saúde física, mas na satisfação da prática, etc. (DIMENSÕES DA PRÁTICA CORPORAL ALTO RENDIMENTO, LAZER, EC.)

Após isto, será exibido aos alunos o vídeo contido em http://www.youtube.com/watch?v=I5TmkW6ur80para fechamento da discussão. E, a partir das reflexões realizadas, serão abordados nas próximas aulas alguns aspectos relacionados à atividade física na construção da qualidade de vida.

Recursos Complementares
Avaliação

Pedir aos alunos que escrevam um texto respondendo a pergunta: de acordo com o que foi apresentado na aula, o que você entende por qualidade de vida?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.