02/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Não há conhecimentos prévios a serem trabalhados
Reunidos em círculo, os alunos serão indagados sobre a sua impressão a respeito do termo “qualidade de vida”, a partir de perguntas como “alguém já ouviu falar de qualidade de vida?”, “onde?”, “o que vocês entendem por qualidade de vida?”,”seria possível medir o nível de qualidade de vida de uma pessoa?”. A partir das respostas dos alunos, apresentar os protocolos (teste) de aferição de qualidade de vida, contidas em http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/21622, http://bemstar.globo.com/nutri9.php, http://sitededicas.uol.com.br/teste_quavida.htm, (seria interessante levar os alunos para um laboratório de informática para responder estes testes)
Após a apresentação e resolução dos testes, questionar os alunos sobre a validade destes para a realidade dos mesmos, com as perguntas: o que vocês acharam dos testes? Eles realmente avaliaram a “sua” qualidade de vida?. Após as respostas dos alunos apresentar definições de qualidade de vida (sugerimos os quadros retirados de http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2004000200027&script=sci_arttext&tlng=pt onde as definições sempre apontam no sentido de que se ter qualidade de vida é não ter doença física.)
Relatar aos alunos que a qualidade de vida é algo altamente individual, pois cada pessoa tem a sua perspectiva de mundo. Entretanto, esta só é alcançada graças às relações que as pessoas têm consigo mesma e com a sociedade.
Questionaremos os alunos sobre a necessidade de exercícios físicos face a este conceito apresentado de qualidade de vida: “é importante termos uma vida ativa fisicamente?”, “em quais aspectos a atividade física entraria?”, “somente no aspecto de saúde?”, “qualquer atividade física traz benefícios à saúde?” direcionando a discussão no sentido de que as práticas corporais, quando bem orientadas, trazem benefícios que vão além da saúde física, mas na satisfação da prática, etc. (DIMENSÕES DA PRÁTICA CORPORAL ALTO RENDIMENTO, LAZER, EC.)
Após isto, será exibido aos alunos o vídeo contido em http://www.youtube.com/watch?v=I5TmkW6ur80para fechamento da discussão. E, a partir das reflexões realizadas, serão abordados nas próximas aulas alguns aspectos relacionados à atividade física na construção da qualidade de vida.
Textos para o professor
http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232000000100014&script=sci_arttext
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232000000100002&script=sci_abstract&tlng=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2004000200027&script=sci_arttext&tlng=pt
http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000082005000200059&script=sci_arttext
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2011
Cinco estrelasuma aula completa dinamica e esclarecedora