18/12/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor, leve para o laboratório de Química os materiais descritos abaixo:
Antes da aula, prepare as soluções com as frutas (exceto o limão), utilizando o liquidificador. Coloque em cada uma das bancadas as soluções e os copos descartáveis.
Aula 1:
No laboratório de química, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, distribua os grupos nas bancadas do laboratório. Informe aos alunos que eles utilizarão um indicador ácido-base feito com o repolho roxo. Para isso, pegue o liquidificador coloque 1 litro de água e uma folha de repolho-roxo, bata e em seguida coe. Mostre o extrato do repolho-roxo para os alunos. Entregue um pouco desse extrato para cada grupo. Caso a quantidade não seja suficiente, prepare mais extrato de repolho-roxo.
Após isso, peça para que os alunos coloquem os copos transparentes (9 copos) sobre a bancada e em cada copo coloquem um pouco do extrato do repolho roxo. Primeiramente, os alunos deverão identificar um dos copos contendo o extrato do repolho-roxo como sendo o indicador, depois deverão pingar o limão em outro copo e identificar, no terceiro copo, peça para que eles coloquem um pouco de sabão em pó. Feito isso, informe aos alunos que essas três soluções servirão para indicar se a fruta a ser analisada terá tendências ácidas ou básicas. Como o limão é uma fruta ácida, na presença do indicador em questão ele apresentou uma coloração rosa intenso/vermelho, já o sabão em pó, que é um material básico, apresenta coloração verde/azul na presença do indicador.
Os alunos deverão testar as soluções com as frutas, adicionando essas soluções no indicador, a através da coloração, indicar se as soluções apresentarão caráter ácido ou básico. Essas observações poderão ser anotadas no caderno, mas informe aos alunos que no final da aula eles deverão entregá-las.
Tabela 1 – Como anotar as observações
Figura 1 – Escala de pH do indicador repolho-roxo
Fonte: http://www.profpc.com.br/medidas_acidez_arquivos/image011.jpg acessado em 12 de novembro de 2009
Reserve aproximadamente 25 minutos da aula para que os alunos anotem as informações. Em seguida, os alunos deverão fazer um relatório do experimento, de acordo com o modelo abaixo:
MODELO
1. TÍTULO: corresponde ao nome do experimento realizado.
2. INTRODUÇÂO: uma breve introdução da teoria necessária para o entendimento do experimento.
3. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS: indique os materiais utilizados e os procedimentos para a realização do experimento.
4. RESULTADOS E DISCUSSÂO: onde os seus resultados e suas observações serão apresentados.
Obs.: se o tempo da aula não for suficiente, os alunos poderão utilizar alguns minutos da aula 2 ou se a aula não for dupla deixe qu e concluam em casa.
Feito isso, peça para que cada grupo diga para o restante da turma quais frutas tiveram comportamento ácido e quais tiveram comportamento básico.
Aula 2:
Peça para que os alunos levem as observações do experimento para o laboratório de informática. No laboratório mantenha os alunos nos mesmos grupos que fizeram o experimento.
Depois que os alunos se organizarem, peça para eles pesquisarem na internet exemplos de frutas ácidas e frutas básicas, em especial, verificar se as frutas utilizadas no experimento são ácidas ou básicas de acordo com as informações da internet. Depois da pesquisa, os alunos deverão comparar os resultados do experimento com os resultados da pesquisa.
Obs.: professor, o objetivo e verificar que muitas frutas são classificadas como básicas em vários sites na internet e de acordo com o experimento apresentaram características ácidas. Essa comparação é importante, pois faz com que os alunos não confiem em todas as informações que estão na internet.
Em seguida, os alunos deverão socializar as informações com os demais alunos. Cada grupo deverá falar se a fruta foi considerada ácida ou básica pela pesquisa.
Após isso, os alunos deverão abrir a simulação abaixo:
Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17327
Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa
Figura 2 – Tela inicial do recurso
Com essa simulação os alunos poderão identificar mais alguns exemplos de indicadores presentes no cotidiano, para isso, eles deverão clicar nas palavras que aparecem em vermelho para obter mais informações. No final da simulação os alunos poderão utilizar alguns indicadores para verificar de alguns produtos são ácidos ou básicos:
Figura 3 – Teste dos indicadores
Para sistematizar a aula, os alunos deverão comparar o experimento com a simulação, e verificar se os conceitos apresentados são os mesmos. Além disso, peça para que eles pesquisem sobre outros produtos e alimentos que podem ser usados como indicadores. Essa pesquisa poderá ser feita em casa e os seus resultados discutidos em sala de aula.
Professor, caso a sua escola não possua laboratório de química, o experimento poderá ser feito na própria sala de aula como um experimento demonstrativo.
Nome | Tipo |
---|---|
Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa | Animação/simulação |
Experimento Prático
Alimentos, azia e bicarbonato de sódio
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16216Quatro estrelas 3 classificações
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13/06/2012
Quatro estrelasgostei
11/10/2010
Cinco estrelasAula simples, bem elaborada e de fácil compreensão. Estão de parabéns os Profs. Wesley e Marco. Um grande abraço. Prof.Mauricio Santos
02/10/2010
Quatro estrelasótimo projeto