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Energia: tipos e aplicação

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Reconhecer os tipos de energia e suas formas de aplicação, por meio da definição e relacionamento.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Algumas formas e tipos de produção de energia.
Estratégias e recursos da aula

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Momento 01 –


Professor, questione a seus alunos sobre o que entendem por energia.

E depois apresente as seguintes descrições, incluindo o texto O que é energia, disponível em: http://www.geocities.com/CollegePark/Bookstore/2334/fisica/feynman.html, que apresenta um exemplo bem interessante para a compreensão da questão.
 

O que é energia?
A etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος (ergos) significa "trabalho".

Uma das melhores definições de energia é a apresentada por Richard Feynman que afirma:

“A única coisa de que temos certeza e que a Natureza nos permite observar é uma realidade, ou se prefere, uma Lei chamada Conservação da Energia."Esta lei diz que existe 'algo', uma quantidade que chamamos energia, que se modifica em forma, mas que a cada momento que a medimos ela sempre apresenta o mesmo resultado numérico. É incrível que algo assim aconteça.”


Foram desenvolvidos, ao longo da história, procedimentos de produção, transporte e armazenamento de energia. As principais formas de produção de energia são: hidráulica, nuclear, eólica, solar e geotérmica.

Uma das energias mais utilizadas, no Brasil, é a hidráulica ou hidroenergia, em função da grande quantidade de rios em nosso país. Pesquisas demonstram que rendimento na conversão de água represada em eletricidade pode chegar a valores próximos de 90 %, tendo sua maior limitação como fonte energética na disponibilidade, só algumas regiões dispõem de quedas d’água aproveitáveis.

As rodas d’água foram importantes no período da revolução industrial e em todo o desenvolvimento tecnológico é destacada por diversos autores. A abundância de rios perenes na Europa, permitindo largo uso da roda d’água, foi fator essencial para o desenvolvimento da indústria, principalmente a siderúrgica, um dos suportes da revolução industrial.


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Disponível em: www.mfrural.com.br

O monjolo também se constitui como um instrumento distinto de utilização. Usado para socar arroz, milho, amendoim e café tem seu uso no Brasil desde a época colonial podendo ser encontrado em algumas regiões que possuem quedas d’água. Construído a partir de troncos de árvores, o monjolo, trabalha como um balanço em movimento oscilante.

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A água possui uma potencialidade energética que quando represada aumenta. Numa usina hidrelétrica por meio da queda d`água as turbinas fazem funcionar geradores elétricos que produzem energia. A implantação de uma usina provaca impactos ambientais, na fase de construção mas, é uma fonte considerada limpa. Esta energia é transformada em eletricidade, que utilizamos para o funcionamento de eletrodomésticos, iluminação, geração de força, etc.


Momento 02 – Atividade Individual

 

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Muitas questões ainda estão em aberto nesta aula, que tal solicitar aos que alunos que registrem individualmente, os pontos que ainda precisam ser esclarecidos. Estas questões podem ser respondidas por meio de pesquisa na biblioteca da escola ou utilizando o laboratório de informática, por meio de uma pesquisa na Internet.Vamos lá?

1 - Escolha pelo menos duas das energias citadas, com exceção da hidráulica e apresente vantagens e desvantagens de sua aplicação. Faça este registro em um blog.

2 – Em forma de dissertação responda as seguintes questões:
Existem outras fontes e formas de energia além da hidráulica, nuclear, eólica, solar e geotérmica? Quais são? Onde são utilizadas?

Se desejar pode utilizar as questões propostas nas tarefas da WebQuest: Fontes de Energia do Prof. Raul Nunes. Disponível em: http://www.vartdesign.com/energia/, para orientar a escrita do texto dissertativo.

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Momento 03 – Atividade em Duplas

Agora vamos realizar atividades no laboratório de informática, se nunca trabalhou com os alunos, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?


3 - No quadro, disponível a seguir, deverão ser preenchidas as formas de energia e onde as utilizamos.
Uma dupla de alunos preenche a primeira tela e depois outra dupla responde na tela seguinte, ok?!? Uma variação desta atividade pode ser feita com dois alunos no mesmo computador.


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Recursos Educacionais
Nome Tipo
Utilização e tipos de energia Animação/simulação
Recursos Complementares
Tipos de energia - Disponível em: http://www.latinevent.com.br/energias/tipos.htm. Acesso em: 04 de jan. de 2009.
Fontes de energia - Disponível em: http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm. Acesso em: 05 de jan. de 2009.
Tipos de energia – Disponível em: http://www.bgfconsultoria.com.br/pag/energia_tipo.php. Acesso em: 05 de jan. de 2009.
Fontes alternativas de energia - Disponível em: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-fontes-alternativas-de-energia/. Acesso em 06 de jan. de 2009.
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Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
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