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Polígonos Regulares: construção e propriedades dos ângulos internos e centrais – Parte I

 

04/12/2009

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Hellen Cristina Borges Pires Valmir Machado dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Representar, medir e operar com medidas de ângulos.

- Aplicar, na prática, as fórmulas para determinar as medidas dos ângulos internos de um polígono regular.

- Realizar procedimentos que concretizem os saberes teóricos, por meio da construção, com o objetivo de verificar as habilidades que envolvem polígonos regulares.

- Resolver situações-problema do cotidiano, inovar e empreender.

Duração das atividades
Duas horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Definição de Polígono Regular.
- Cálculo das medidas dos ângulos internos de um polígono regular.

Estratégias e recursos da aula

Material necessário para a aula:
-Estacas de madeira
-Martelo
-Barbante
-Transferidor de madeira grande (utiliza-se geralmente o do professor)
-Régua de 1 m (utiliza-se geralmente a do professor) e/ou trena

Para realizar esta aula, o professor deverá dispor de um local não cimentado, preferencialmente terra ou gramado. Desta forma, fica mais fácil fincar as estacas.

Estratégias da aula:
1ª parte: Na sala de aula
Divida a turma em grupos de aproximadamente 4 alunos.

Explique aos alunos que será realizada uma aula prática sobre polígonos regulares, refletindo junto a eles a responsabilidade e cuidado que os mesmos devem ter com os materiais que serão utilizados, para que assim, ninguém se machuque.

Indique o polígono regular que cada grupo deverá construir, se preferir, faça a escolha por sorteio. Só não utilize polígonos com um número muito grande lados (maior que 20 lados, por exemplo), pois pode desmotivar os alunos no momento da construção.

Peça para que cada grupo faça o cálculo para determinar a medida do ângulo interno do polígono que vai construir. Se for necessário, retome alguns conceitos.

Pergunte para cada grupo quantas estacas serão necessárias para construir o seu polígono. Associe a idéia de que as estacas são os vértices e de que o barbante formará os lados do polígono.

1ª parte: no ambiente da aula prática


Permita que os alunos tentem “sozinhos” construir o polígono. À medida que for surgindo às dúvidas, oriente cada grupo.

Para facilitar, sugira aos alunos que a medida do lado do polígono seja de um metro (1 m).

Para construir o polígono o grupo deverá:
1º) fincar a primeira estaca.
2º) amarre o barbante na estaca, meça um metro (1 m) e finque a segunda estaca e, novamente amarre o barbante na nova estaca, de forma que o barbante fique bem esticado.

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3º) a partir da segunda estaca, o grupo deverá fincar as próximas estacas sempre determinando o ângulo interno do polígono calculado anteriormente por cada grupo. Esta instrução segue até a ultima estaca.

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Quando o grupo for concluir a construção do polígono, o último lado deve ter a mesma medida dos demais. Caso isso não ocorra, peça para que eles confiram as medidas dos ângulos e dos lados construídos anteriormente, e corrijam caso tenha algum erro.

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É importante destacar que com as ferramentas que estamos utilizando fica difícil obter todas as medidas com precisão, mas que é possível sim, obter uma aproximação muito boa. Por isso, diferenças pequenas nas medidas dos ângulos e/ou lados são aceitáveis.

Neste momento, cabe comentar sobre a utilização dos polígonos regulares na construção, por exemplo, de quiosques, tendas em festas juninas, barracas indígenas, etc.

Avaliação

Cada grupo deverá registrar os cálculos e os passos que desenvolveu para construir o polígono e entregar ao professor em forma de relatório. O professor deverá avaliar durante a atividade o interesse e a participação dos alunos em cada grupo.

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