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Sobre o emprego do imperativo em anúncios publicitários

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • identificar as formas verbais do imperativo em textos publicitários;
  • analisar efeitos de sentido produzido pelo emprego de verbos no imperativo em propagandas;
  • empregar verbos no modo imperativo como recurso de persuasão;
  • produzir anúncio publicitário.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer e diferenciar os modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo;
  • conhecer e diferenciar tempos verbais.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática;
  • uso de anúncios publicitários impressos.

Aula 1

A temática a ser trabalhada nessa aula é o emprego do imperativo em anúncios publicitários. Esse gênero textual está presente em nosso cotidiano e também no de nossos alunos, já que pertencemos a uma sociedade de consumo. Com atividades de análise de textos publicitários, objetivamos não só conscientizar o aluno da manipulação a que nós, enquanto consumidores, estamos sujeitos, mas também explorar a linguagem verbal, especificamente o imperativo que é frequentemente usado em textos publicitários, uma vez que o emprego desse modo verbal possibilita criar-se intimidade com o leitor, envolvendo-o e levando-o a fazer o que o texto propõe.

Atividade

Para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, o professor deverá perguntar a eles em quais textos eles identificam o emprego de verbos no modo imperativo.

Após ouvir os alunos, o professor deverá lembrá-los de que, no dia a dia, em linguagem coloquial, nem sempre o imperativo é usado de forma autoritária e que as propagandas, em geral, usam o verbo no imperativo como forma de interferir no comportamento do consumidor.

Importante: Conforme as respostas dadas pelos alunos, se o professor considerar necessário fazer uma retomada do assunto, poderá levá-los ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre a formação do imperativo. Importante destacar que a pesquisa servirá para que o professor proponha uma reflexão sobre o uso e sentidos do verbo no imperativo. Nada de decorar regras.

Sugestão de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Modo_imperativo

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u86.jhtm

Aula 2

O professor deverá reproduzir e entregar aos alunos cópias dos anúncios publicitários apresentados na sequência.

1.


Disponível no site:

http://biancamafra.files.wordpress.com/2009/10/3380153015_67d523e2b9.jpg

2 

Disponível no site:

http://3.bp.blogspot.com/_-Do8ComKY78/SbAVKSi3IQI/AAAAAAAAAKI/cDBtyj6qeWA/s400/ROMANA+Anuncio+Cantina+Dia+dos+Namorados+Agente.jpg

3.

Disponível no site:

http://2.bp.blogspot.com/_tSG-Vcdxar0/SKA3N9_sX1I/AAAAAAAAAE8/yIxoOgu0q_M/s320/dia+dos+pais+agua+inga.jpg

4.

Disponível no site:

http://2.bp.blogspot.com/_-sPuSwnFfH0/SsoDeovT-2I/AAAAAAAAAU o/H7bKO6vJolg/s400/Escola+de+Propaganda+(Meia+pag).jpg

6.

Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_G1rHjVPsYuc/SBHWTXhBOpI/AAAAAAAAGrk/64zFWjLPyeI/s400/papel.jpg

7.

Disponível em:

http://comuniquei.com.br/wp-content/uploads/2009/09/propagandaomo1957.jpg


8.

Disponível no site:

http://farm4.static.flickr.com/3296/2892637768_3616411bca.jpg?v=0

Depois da apresentação dos anúncios, o professor deverá propor aos alunos que, em dupla, respondam às perguntas propostas abaixo:

1. Para que o resultado de um anúncio seja eficiente, é necessário estabelecer o público-alvo, isto é, os prováveis consumidores do produto. Os recursos escolhidos devem estar diretamente relacionados com as características desse público: idade, posição social, sexo, ocupação, expectativas e ideais de vida.

a. Defina o público alvo de cada um dos anúncios.
b. Os produtores dos anúncios levaram em consideração os público alvo do produto em cada caso? Justifique sua resposta.
c. Em que suportes textuais os anúncios publicitários costumam aparecer?

2. Todo anúncio publicitário tem com finalidade persuadir, convencer o interlocutor, ou seja, chamar sua atenção e convencê-lo a comprar um determinado produto ou mudar um comportamento. Responda:
a. Qual ou quais dos anúncios têm como finalidade a venda de um produto?
b. Qual é o produto que está sendo promovido nesse(s) anúncio(s)?

3. Um anúncio pode ser comercial, qua ndo oferece e promove algum produto; ou não-comercial, quando está destinado a difundir uma idéia ou valor a serviço de uma comunidade ou instituição. Responda:
a. Quais dos anúncios são não-comerciais?
b. Qual é a finalidades desses anúncios?
c. Pode-se dizer que anúncios publicitários não-comerciais são “desinteressados”? Justifique.

4. Observe a linguagem verbal usada nos anúncios.
A mensagem publicitária é formada por imagens e palavras ou sons de acordo com o canal. As imagens – desenhos, fotografias, filmagens – são polissêmicas, isto é apresentam diferentes significados. A mensagem verbal, nos anúncios, tem como função guiar a interpretação, ou seja, limitar as possíveis leituras que uma imagem admite.

a. Identifique as formas verbais no imperativo presente em cada anúncio.
b. Os verbos estão no imperativo afirmativo ou negativo?
c. Os verbos no imperativo estão flexionados na segunda ou na terceira pessoa?
b. Pode-se dizer que o imperativo foi usado como um recurso de persuasão? Explique.

Aula 3

Atividade
Produção de texto

Observe as imagens apresentadas a seguir. Que produtos poderiam ser anunciados com essas imagens? Pense e crie mensagens verbais, usando verbos no imperativo como recurso linguístico de persuasão.

Não se esqueça de estabelecer previamente quem são os prováveis consumidores do produto. Os recursos escolhidos devem se relacionar diretamente com as características desse público: idade, posição social, sexo, ocupação, expectativ as e ideais de vida. Defina também o suporte em que será veiculado o anúncio.

A.

Disponível no site:

http://publicador.itodas.com.br/portal/mae/criancas/saude/crian%C3%A7as_animais1.jpg


B.

Disponível no site:

http://3.bp.blogspot.com/_qPHaWKwmq6k/SIh-8MuUmAI/AAAAAAAAACo/Nu3B-Jgw7V8/S271/Ecologia.jpg

Avaliação

A avaliação dar-se-á de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização das atividades escritas. Em relação à produção de anúncios publicitários, os alunos serão avaliados, considerando o atendimento à proposta, e principalmente ao emprego do imperativo como recurso de persuasão.

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