01/12/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Reconhecer as partes do corpo humano.
Compreender as funções das partes do corpo.
Identificar e compreender a importância dos cinco sentidos: visão, paladar, olfato, audição e tato.
Não é necessário conhecimento prévio, além do reconhecimento do próprio corpo.
1ª aula:
a) Visão do Corpo como um todo
Com o auxílio de um espelho, do tamanho de um corpo infantil, o aluno observará em si e nos outros as diversas partes do corpo: cabeça, tronco, braços e pernas.
Recortar de revistas a imagem de pessoas de corpo inteiro.
b) Explorar as diversas posições em que o corpo pode movimentar-se: deitadas, sentadas, pessoas com diversos movimentos corporais.
Movimentar-se cantando a música: Se és feliz
Se és feliz quero te ver bater as mãos
Se és feliz quero te ver bater as mãos
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver bater as mãos
Se és feliz quero te ver bater os pés
Se és feliz quero te ver bater os pés
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver bater os pés
Bater as mãos, bater os pés
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver bater os pés
(ir acumulando as posições)
Disponível no site: http://letras.terra.com.br/sandrinha-a-garotada/1522166/
c) Brincar de modelagem com o corpo, em duplas.
Essa atividade pode ser feita em folhas de papel pardo emendadas ou em folhas de jornal. O aluno escolhido deitará sobre as folhas e será desenhada a sua circunferência no papel.
O desenho poderá ser exposto em sala de aula.
2ª aula: Cabeça:
a) Nomear as partes da cabeça: testa, sobrancelhas, olhos, pálpebras, cílios, narinas, boca, lábios, dentes, língua, queixo, bochechas e orelhas.
Observar os detalhes no colega, ficando face a face com ele.
b) Tipos de cabelos: pretos, loiros, lisos, enrolados.
Testa: fazer movimentos de testa, observando no espelho.
Tipos de testas: largas, estreitas, com rugas, lisas, de bebê, de velho, de jovem.
Observar: tem gente que usa o cabelo na testa (se chama franja), tem gente que usa o cabelo preso, tem gente careca e a testa parece que fica maior.
Observar e explorar as sobrancelhas do colega (fina, grossa, comprida, curta, larga, estreita, escura, clara). Usar as mãos para a exploração.
Fazer recortes de revistas de diferentes tipos de cabelos, testa e sobrancelhas.
Em uma folha ofício desenhar diferentes rostos utilizando os recortes selecionados.
3ª aula: Olhos
a) Apresentar gravuras de diferentes rostos para o aluno observar os diversos tipos de olhos e m pessoas: grandes, pequenos, olhos próximos, olhos mais afastados, olhos “puxados” (japoneses).
Explorar cores diferentes de olhos.
Explorar movimentos dos olhos. Brincar de movimentar os olhos.
Exemplo:
Vamos olhar para cima, para baixo, para um lado (observação: só podemos mexer com os olhos)
b) Desenvolver a compreensão de que os olhos são responsáveis pela visão.
Observar: cor, forma, tamanho e posição de diferentes objetos.
Apresentar um cartaz e pedir que os alunos observem. Esconder o cartaz e pedir que eles contem o que viram.
Pedir que observem a sala de aula. De olhos vendados deverão dizer o que há na sala.
Brincar com jogo de memória das letras.
Desenhar: OS OLHOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA VISÃO.
4ª aula: Nariz
Explorar os diversos tipos de nariz que existem na sala de aula (fino, grande, pequeno...)
Fazer exercícios respiratórios. Perceber o ar preso e o ar saindo das narinas.
Sentir o cheiro das coisas (de olhos abertos e nomeando).
Sentir o cheiro de alguns ingredientes com os olhos vendados: banana, maçã, pó de café, cebolinha, alho.
Conversar sobre a importância de sentirmos, tanto os odores agradáveis quanto os desagradáveis.
Citar odores desagradáveis como: lixo; comida estragada, fezes etc...
Desenhar: O NARIZ É RESPONSÁVEL PELO OLFATO.
5ª aula:
a) Boca
Explorar os diversos movimentos com a boca: abrir, fechar, jogar beijos, chamar cavalo, soprar velas, encher balão, etc.
Explorar os diversos tipos de boca: grande, pequena, lábios finos, lábios grossos, boca aberta, boca fechada, boca chorando, boca sorrindo, ...
Brincar de bolinha de sabão no parquinho.
b) Língua (gustação)
Fazer diversos movimentos com a língua.
Sentir diversos sabores e relatar a experiência: ácido(limão), salgado(sal), doce (açúcar), amargo (agrião), de preferência de olhos vendados.
Perceber a consistência: mole, duro, líquido, sólido. Pedir exemplos aos alunos. Dar um copinho de gelatina ou bala para cada criança experimentar.
c) Gustação
De olhos vendados, fazer a experiência de sabores. Oferecer uma bala, um biscoito, um limão etc...
Utilidade dos dentes e língua: lembrar da importância da higiene da boca.Desenhar: COM O PALADAR, SENTIMOS O GOSTO DAS COISAS.
6ª aula:
a) Queixo e bochechas
Explorar os movimentos de articulações no espelho.
Mastigar observando o movimento do queixo.
Fazer movimento frente ao espelho (bochecha cheia, vazia)
Observar bochechas coradas, inchadas, magras, gordas, com sardas, com rugas, etc.
b) Orelhas:
Observar e explorar diversos tipos de orelhas, grandes, pequenas, de homem, de mulher (o uso do brinco), de bebê, orelha mole, orelha dura...
Posição das orelhas na cabeça (posição especial)
Descobrir a função da orelha como proteção dos ouvidos (perceber o “buraquinho”, tampar com os dedos e experimentar diversos sons)
Recortar diversas orelhas e escrever: OS OUVIDOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA AUDIÇÃO.
c) Fazer uma excursão na escola para perceber os diversos sons: barulho de carro na rua (próximo à entrada da escola), de pessoas, de sino, etc.
Explorar diversos sons de objetos na sala de aula: lápis batendo na carteira, régua caindo no chão, ...
7ª aula:
a) Tronco
Detalhes do tronco: co stas, peito, barriga, cintura, umbigo, ombro, quadril, nádegas, vagina, pênis.
Nomear, localizar e discriminar a função.
Observar a união das pernas e troncos.
b) Pescoço
Pedir aos alunos para localizar a parte do corpo que une a cabeça ao tronco.
Fazer exercícios com o pescoço.
c) Braços
Reconhecer os braços em si e nos outros. Identificar as funções dos braços.
Movimentar os braços: para cima, para baixo, para frente, para trás.
Observar: braços compridos e suas funções: dobrar, levantar, abaixar, abrir, fechar.
Brincar de lançar uma bola de soprar de um colega para o outro.
Ressaltar o ponto de união dos braços com o tronco (ombro). Realizar movimentos possíveis que dependem da mobilidade dessa articulação, fazendo com que a criança ponha a mão contrária na articulação, em movimento, de maneira que tenha uma dupla sensação pelo movimento e pelo todo.
Montar um boneco de papel articulado.
8ª aula:
a) Mãos
Observar, destacar, assinalar, tocar e nomear em si mesmo, no companheiro, em objetos e em gravuras.
Destacar quantas mãos temos. Visão da mão como um todo.
Movimentar dedos, número de dedos. Imitar profissões: datilógrafo, pianista, cozinheiro...)
Observar as unhas , nomes e apelidos dos dedos. Cantar a música dos dedinhos.
Polegares
Polegares
Onde estão?
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Indicadores
Indicadores
Onde estão?
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Dedos médios
Dedos médios
Onde estão?
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Anelares
Anelares
Onde estão?
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Dedos mínimos
Dedos mínimos
Onde estão?
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Todos os dedos
Todos os dedos
Onde estão?
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Todos os dedos
Todos os dedos
Onde estão?
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Disponível no site:
http://letras.terra.com.br/eliana/91150/
Contornar as mãos com lápis e depois cobrir com cola colorida.
b) Tato
Embalar objetos para os alunos descobrirem características através do tato: leve, pesado, frio, quente, áspero, liso, rugoso)
Desenhar: PELA PELE SENTIMOS O TATO
9ª aula: Pernas e pés
Observar, tocar, nomear as pernas no companheiro, em si mesmo, sem espelho. Fazer referência ao ponto de unidade do tronco com as pernas.
Para que servem as pernas? Quantas pernas temos? Tirar os sapatos e meias. Observar os pés. Ações: caminhar, correr, pular.
Mover os dedos dos pés. Assinalar a analogia entre mãos e pés (ambos tem dedos e unhas)
Andar com as pernas duras, flexionando os joelhos, andar com a mão, saltar como sapo, caminhar, saltar, correr, dançar, subir escadas, patinar.
Deitado, flexionar as pernas como se estivesse andando de bicicleta.
Exercícios de atividades de relação: calçar-se, descalçar, tirar e colocar as meias...
Referir-se à articulação que liga pernas e pés: tornozelo: movimento de andar nas pontas dos pés, andar com os calcanhares, com os lados dos pés.
Observar, no decorrer das aulas, se os alunos reconhecem as partes do corpo, se as nomeiam e identificam suas funções.
Verificar, também, se os alunos conseguem nomeiar os órgãos dos sentidos e reconhecem a função de cada um.
Avaliar a participação e o envolvimento do aluno em cada atividade proposta.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/06/2010
Quatro estrelasGostei das sugestões , das musiquinhas pois acredito que a ludicidade é fundamental para a aprendizagem, uma vez que desperta o interesse dos educandos. Parabéns pela proposta de trabalho.