Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com jornais

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a brincar com materiais alternativos e ou reciclaveis;

Exercitar os seus sentidos, estimular a criatividade do brincar;

Reconhecer as possibilidades de adaptações de materiais que se transformam em brincadeiras;

Duração das atividades
3 aulas de 50 min./total:150 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Material: folhas de jornal, bola de plástico, borracha, tênis ou meia.

Atividade 1

Dividir a turma em grupos iguais e enfileirá-los atrás de uma linha de largada no fundo da quadra. O primeiro de cada grupo deverá correr com uma página de jornal no peito e com as mãos para trás sem deixá-la cair e passá-la para o seu companheiro do grupo. O grupo que terminar primeiro será o vencedor.

undefined

Atividade 2

Dividir a turma em dois grupos iguais de 4 a 8 alunos e demarcar um percurso de 10 ou 20 metros ida e volta. Os alunos deverão correr segurando uma folha aberta de jornal, dois a dois. O grupo que terminar primeiro será o vencedor.

undefined

Atividade 3

Jogo dos dez pontos

Dividir a turma em dois grupos, um grupo deverá colocar um "colete" feito com jornal (uma folha inteira dobrada no meio com um furo para colocar a cabeça) e uma bola plástica. Cada grupo deverá passar a bola entre si (jogando, não pode entregar na mão do companheiro) contando em voz alta de 1 até 10, conseguindo marcar um ponto. Vence o grupo que fizer cinco pontos primeiro.

undefined

Aula 2

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Material: folhas de jornal, bola de plástico, borracha, tênis ou meia e um barabante para amarrar o jornal na trave do gol.

Atividade 1

Dividir a turma em dois times em uma quadra de futsal, amarra-se uma folha de jornal no meio de cada gol e utiliza-se uma bola de borracha, tênis ou de meia. Os alunos de cada time devem atacar e defender, mas não podem entrar na área de handebol para arremessar a bola ou na área escolhida pelo professor. O objetivo é arremessar a bolinha e rasgar totalmente o jornal do time adversário com a bolinha.

undefined

Aula 3

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Material: folhas de jornal, fita adesiva colorida, giz, fita crepe e tinta guache

Atividade

Jogo da velha vivo e interativo

Como fazer:

undefined

undefined

Como Brincar:

1 - O profesor vai separar a turma em grupos de seis alunos, sendo que três de cada grupo serão as peças em X e os outros três as peças em O do jogo.

2 - Demarcará o chão com giz ou fita adesiva amarela ou fita crepe, formando o tabuleiro do jogo da velha (duas linhas paralelas na horizontal e duas perpendiculares na vertical). Sorteie qual grupo começará primeiro. Um aluno X e um aluno O tiram par ou impar para saber quem começa o jogo. Caso o X comece, um dos três de X escolhe rá um dos espaços do t abuleiro para ocupar. Em seguida, será a vez de um aluno O fazer sua escolha. O jogo segue alternando-se a vez das "peças".

3 - Vence o grupo que conseguir formar sequência de três simbolos iguais de (X ou O) em uma linha vertical, horizontal ou diagonal.

undefined

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar com os alunos se existem possibilidades para se brincar utilizando a criatividade com materiais alternativos e ou reciclaveis;

Reconhecer as possibilidades de adaptações de materiais que se transformam em brincadeiras;

Verificar junto com alunos o quanto as brincadeiras foram divertidas e que pode haver uma competição saudável.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Milena Paiva Silva, Espaço infantil mamae coruja , Minas Gerais - disse:
    milenapaivasilva@yahoo.com.br

    06/06/2014

    Cinco estrelas

    achei muito boa esta dica de aula


  • Cris, INSEP , Paraná - disse:
    cristh2002@gmail.com

    07/05/2013

    Cinco estrelas

    Eu amei! Me ajudou muito em minha oficina sobre " Reciclar é preciso"!! Obrigada!


  • Bianca Elis, Escola Madre Ângela , Rio de Janeiro - disse:
    lamaritisa@bol.com.br

    02/03/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula! Ela é simples, os materiais são acessíveis e o jornal é um material transformável que remete muitas sensações.


  • andré, unigran , Mato Grosso do Sul - disse:
    andrezinho_franco@hotmail.com

    08/09/2011

    Cinco estrelas

    gostei muiito das brincadeiras, vão ser muiito uteis nas minhas aulas , de recreação e lazer.


  • SANDRA LOPES DOS SANTOS, escola estadual , São Paulo - disse:
    nsbotelho2008@hotmail.com

    13/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa matéria,ajudou minha filha em um trabalho de grupo na escola.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.