20/11/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Aprender a brincar com materiais alternativos e ou reciclaveis;
Exercitar os seus sentidos, estimular a criatividade do brincar;
Reconhecer as possibilidades de adaptações de materiais que se transformam em brincadeiras;
Não é necessário nenhum conhecimento
Aula 1
Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: folhas de jornal, bola de plástico, borracha, tênis ou meia.
Atividade 1
Dividir a turma em grupos iguais e enfileirá-los atrás de uma linha de largada no fundo da quadra. O primeiro de cada grupo deverá correr com uma página de jornal no peito e com as mãos para trás sem deixá-la cair e passá-la para o seu companheiro do grupo. O grupo que terminar primeiro será o vencedor.
Atividade 2
Dividir a turma em dois grupos iguais de 4 a 8 alunos e demarcar um percurso de 10 ou 20 metros ida e volta. Os alunos deverão correr segurando uma folha aberta de jornal, dois a dois. O grupo que terminar primeiro será o vencedor.
Atividade 3
Jogo dos dez pontos
Dividir a turma em dois grupos, um grupo deverá colocar um "colete" feito com jornal (uma folha inteira dobrada no meio com um furo para colocar a cabeça) e uma bola plástica. Cada grupo deverá passar a bola entre si (jogando, não pode entregar na mão do companheiro) contando em voz alta de 1 até 10, conseguindo marcar um ponto. Vence o grupo que fizer cinco pontos primeiro.
Aula 2
Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: folhas de jornal, bola de plástico, borracha, tênis ou meia e um barabante para amarrar o jornal na trave do gol.
Atividade 1
Dividir a turma em dois times em uma quadra de futsal, amarra-se uma folha de jornal no meio de cada gol e utiliza-se uma bola de borracha, tênis ou de meia. Os alunos de cada time devem atacar e defender, mas não podem entrar na área de handebol para arremessar a bola ou na área escolhida pelo professor. O objetivo é arremessar a bolinha e rasgar totalmente o jornal do time adversário com a bolinha.
Aula 3
Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: folhas de jornal, fita adesiva colorida, giz, fita crepe e tinta guache
Atividade
Jogo da velha vivo e interativo
Como fazer:
Como Brincar:
1 - O profesor vai separar a turma em grupos de seis alunos, sendo que três de cada grupo serão as peças em X e os outros três as peças em O do jogo.
2 - Demarcará o chão com giz ou fita adesiva amarela ou fita crepe, formando o tabuleiro do jogo da velha (duas linhas paralelas na horizontal e duas perpendiculares na vertical). Sorteie qual grupo começará primeiro. Um aluno X e um aluno O tiram par ou impar para saber quem começa o jogo. Caso o X comece, um dos três de X escolhe rá um dos espaços do t abuleiro para ocupar. Em seguida, será a vez de um aluno O fazer sua escolha. O jogo segue alternando-se a vez das "peças".
3 - Vence o grupo que conseguir formar sequência de três simbolos iguais de (X ou O) em uma linha vertical, horizontal ou diagonal.
Verificar com os alunos se existem possibilidades para se brincar utilizando a criatividade com materiais alternativos e ou reciclaveis;
Reconhecer as possibilidades de adaptações de materiais que se transformam em brincadeiras;
Verificar junto com alunos o quanto as brincadeiras foram divertidas e que pode haver uma competição saudável.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/06/2014
Cinco estrelasachei muito boa esta dica de aula
07/05/2013
Cinco estrelasEu amei! Me ajudou muito em minha oficina sobre " Reciclar é preciso"!! Obrigada!
02/03/2012
Cinco estrelasMuito boa a aula! Ela é simples, os materiais são acessíveis e o jornal é um material transformável que remete muitas sensações.
08/09/2011
Cinco estrelasgostei muiito das brincadeiras, vão ser muiito uteis nas minhas aulas , de recreação e lazer.
13/03/2011
Quatro estrelasGostei muito dessa matéria,ajudou minha filha em um trabalho de grupo na escola.