23/11/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
A partir dessa aula os/as alunos/as poderão desenvolver as linguagens oral, escrita e exercitar a operação de adição; ampliar seu conhecimento de mundo e de ortografia; socializar e descontrair em grupo; além de ampliar seus conhecimentos sobre substantivos próprios e comuns.
Professor/a é preciso que os/as alunos/as já tenham estudado substantivos comuns e próprios e saibam diferenciá-los e aplicá-los em textos e contextos significativos, nos quais ocorrem atividades orais e escritas.
Professor/a retome com seus/suas alunos/as, separadamente, os conceitos de substantivo próprio e substantivo comum, fornecendo-lhes exemplos cotidianos para que os compreendam sem criar confusão conceitual. Professor/a acesse o sitio e descubra um pouco mais sobre o jogo STOP que será trabalhado nesta aula:
http://www.centraldejogos.com.br/stop/stop.asp
1ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a faça com os/as alunos/as, reunidos/as em duplas e/ou trios, o Jogo do STOP, também conhecido como Adedonha, jogando com nomes próprios e nomes comuns. Providencie para cada grupo uma folha avulsa, contendo os temas (nomes de pessoas, de lojas, de animais,de objetos, etc) separados em colunas. Feita a distribuição da folha, providencie um alfabeto móvel, para sortear as letras, em cada rodada deve ser sorteada uma letra.
Segue abaixo um modelo:
Letra Sorteada | Nome de pessoas | Nome de lojas | Nome de animais | Nome de objetos | Total |
É importante que antes do início do jogo, as crianças sejam apresentadas às regras e concordem com elas. Para isso, seria interessante que você, professor/a apresentasse-as em retroprojetor para discussão em sala de aula com toda a turma, lembrando-lhes que após a concordância de todos/as, as regras não serão modificadas ao longo do jogo.
As regras do Jogo do STOP ou Adedonha são as seguintes:
a. Escolha dos temas (estes poderão ser definidos a partir da necessidade do/a professor/a diante do conteúdo que está trabalhando em sala de aula. Acima sugerimos alguns para o desenvolvimento dessa atividade)
b. Com os temas definidos, será sorteada uma letra e inicia-se uma rodada.
c. Em duplas e/ou os trios, os/as alunos/as terão um tempo determinado para preencher as colunas com a letra sorteada.
d. Todos/as devem responder cada tema com a letra sorteada no início da resposta.
e. Quando algum grupo preencher os temas que souber, poderá pedir STOP! Nesse momento, todos/as os/as outros/as jogadores/as não poderão escrever mais nada. Quem preencheu, preencheu!
f. Os nomes próprios e comuns colocados nas colunas devem ser comparados entre os grupos. Se alguém escreveu uma palavra igual à dos outros grupos, todos ganham 5 pontos. Se algum grupo escreveu uma palavra que ninguém tenha preenchido igual, ganha 10 pontos. E, por fim, se algum grupo escreveu uma palavra de um tema que ninguém tenha preenchido com nenhuma palavra, ganha 15 pontos.
g. A validade da resposta para cada tema poderá ser conferida por você professor/a de modo coletivo ou deixar para que os grupos o façam.
h. O processo é repetido até atingir um número de rodadas específico.
i. Os pontos de cada rodada devem ser somados e anotados. Ao fim das rodadas, somam-se todos os pontos. Ganha o grupo que fizer mais pontos.
2ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos
Um desdobramento interessante desse jogo é trabalhar os pontos conseguidos no jogo do STOP, nas aulas de matemática.
Você, professor/a, poderá retomar a pontuação dos grupos pedindo que refaçam as somas, que descubram a diferença de pontos entre o primeiro e o último grupo e que escrevam por extenso os valores obtidos por cada grupo.
Os desdobramentos para a aula de matemática deverão ser planejados, conforme o nível de compreensão de sua turma.
A avaliação desta aula pode ser feita considerando a participação e o envolvimento dos grupos na atividade, desta forma, a observação e os registros feitos por você professor/a são importantes.
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/06/2013
Cinco estrelasEstava procurando uma dinâmica legal, que bom que encontrei essa! excelente.
09/08/2012
Quatro estrelasÉ importante associar ao aprendizado do aluno materiais que fazem parte do seu cotidiano e isso proporciona maior interesse por parte deles e a aula mais atrativa.
29/05/2012
Cinco estrelasexcelente
24/05/2012
Cinco estrelasSou professora de 5º ano e vou adaptar essa atividade para meus alunos. Um abraço!
21/11/2010
Cinco estrelasentão, diz-se STOP quando se tiver preenchido as colunas que se souber, ou todas as colunas? há pessoas que jogam da maneira seguinte: só se poderá dizer STOP quando todas as colunas foram preenchidas; e há outras pessoas que jogam assim: diz-se STOP quando se tiver preenchido as colunas que se souber. como se joga afinal???
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!! Obrigada!
24/03/2010
Três estrelasParabéns pela boa proposta de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasJá conhecia e sempre apliquei em sala de aula. Adoro e eles tbm. Parabéns!!!