01/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Refletir com os alunos sobre a importância dos meios de comunicação e os benefícios que eles nos proporcionam.
Desenvolver habilidades de escrita na elaboração de frases.
Momento 1
A professora deve perguntar aos alunos o que eles entendem por meios de comunicação. Se já ouviram essa expressão e, se sabem dar exemplos de meios de comunicação. Conforme as crianças forem falando a professora deverá ir escrevendo no quadro os diversos meios de comunicação citados. A lista deve conter o maior número de nomes possível dentre eles:
TELEFONE – RÁDIO – COMPUTADOR – CELULAR – TELEVISÃO – INTERNET – CARTA – JORNAL – REVISTAS – CINEMA – LIVRO – CD – DVD – MÚSICA – E-MAIL
Explicar que os meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informação. Dessa maneira, eles ajudam a comunicarmos uns com os outros. Fazer com que reflitam como seria complicado viver sem os meios de comunicação. Colocar situações para as crianças pensarem... Imaginem se o telefone não existisse, como poderíamos dar uma notícia urgente para a outra pessoa? E se a televisão não existisse... como saberíamos o que acontece no nosso país?
Momento 2
Após essa conversa informal a professora deve escrever no quadro a seguinte frase e pedir para os alunos copiarem (essa atividade pode ser feita no caderno de aula da criança ou em uma folha de papel ofício A4 distribuída à cada criança). OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NOS DÃO NOTÍCIAS DE OUTRAS PESSOAS, LUGARES E ACONTECIMENTOS.
Em seguida, distribuir revistas para as crianças pedindo que procurem os mais diversos meios de comunicação, lembrar da lista feita no momento 1.
Momento 3
Explicar para os alunos que cada meio permite que nos comuniquemos de uma maneira diferente com o outro. Por exemplo: a televisão permite que muitas pessoas vejam a mesma notícia ao mesmo tempo, ou seja, ela é um meio de comunicação de grande abrangência. Já o telefone é um meio que permite que poucas pessoas se comuniquem ao mesmo tempo, o mais comum é que duas pessoas falem ao telefone. Além disso, os meios de comunicação são de diferentes tipos: uns são sonoros, (rádio, telefone, celular), outros visuais, (jornais, livros, revistas), há ainda os audiovisuais (televisão, cinema) e os de multimídia, ou seja, diversos meios simultaneamente (internet).
Momento 4
Distribuir as seguintes folhas xerocadas para cada criança que, durante sua reaslização devem ser corrigidas individualmente e, posteriormente no quadro.
Folha 1
Folha 2
Observar a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Analisar a capacidade de produção escrita de cada aluno, observando os avanços e as dificuldades em relação à escrita: ortografia.
Avaliar se o aluno reconhece os diferentes meios de comunicação existentes, bem como a sua utilidade.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante a aula sobre meios de comunicação, a forma de explorar o assunto com os aliunos.