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Brincando com os múltiplos de um número

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Formar conjuntos de múltiplos de um número

Conhecer as regras para a formação de conjuntos de múltiplos de um número

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Multiplicação de números naturais

Estratégias e recursos da aula

No pátio, com a turma dividida em grupos, dar o seguinte desafio:

"Quero montar um grupo que contenha todos os números múltiplos do número 5". Vocês têm... (combinar com eles um tempo para a tarefa) para realizar a tarefa.
Primeira parte – compreendendo o significado das palavras:
Procurar no dicionário o significado da palavra múltiplo.
Deixar que registrem, troquem as descobertas feitas e tentem montar os grupos de múltiplos de 5.

É importante que o professor circule, não só para observar de que forma os grupos encaminham seus trabalhos, mas também para lançar perguntas e desafios que possam ajudar à caminhada de todos os grupos.

Ao final do tempo combinado, pedir que cada grupo apresente as suas descobertas.

Em seguida, organizar com eles, a partir das descobertas realizadas, o que são os múltiplos de um número e de que maneira esses grupos são fromados:

Múltiplos de um número natural
Para obter os múltiplos de um número natural, multiplicamos esse número pela sequência de números naturais. Exemplo:
5X0 = 0
5X1 = 5
5X2= 10
5X3= 15
5X4 = 20 e assim por diante.

Dar vários números para que procurem os grupos de múltiplos. Encaminhar as descobertas para o fato de que estes grupos são infinitos.
Lançar perguntas do tipo:
Que números aparecem em todos os grupos?
Ouvir as respostas que aparecerão, dando oportunidade para que eles percebam que o zero é múltiplo de todos os números e que o próprio número é sempre múltiplo dele mesmo.


Registrar formalmente as descobertas no caderno das crianças – é importante ressaltar que os registros devem ser sempre coletivos e elaborados com as palavras das crianças, este é apenas um lembrete o que não pode ser esquecido.
"O conjunto dos múltiplos de um número pode ser representado assim:
M(5) = { 0,5, 10, 15, 20 ...}
O zero é múltiplo de qualquer número natural.
Todo número natural é múltiplo de si mesmo.
Um número natural diferente de zero tem infinitos múltiplos.
Para representar que um grupo ou conjunto é infinito, usamos reticências (...)"

Dar exercícios individuais no caderno.

Avaliação

Observação da participação nos grupos, no registro coletivo e correção dos exercícios individuais.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Edilma Santos Ribeiro, Unida Escolar Santa Rita de Cassia , Piauí - disse:
    Evellyn@yasmin.com

    07/06/2011

    Quatro estrelas

    Utilizei esta atividade com os alunos do 5ºano e percebi que eles participaram coletivamente, alem de aprenderem de maneira divertida e diferente a identificar os multiplos de um numero.


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