01/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Formar conjuntos de múltiplos de um número
Conhecer as regras para a formação de conjuntos de múltiplos de um número
Multiplicação de números naturais
No pátio, com a turma dividida em grupos, dar o seguinte desafio:
"Quero montar um grupo que contenha todos os números múltiplos do número 5". Vocês têm... (combinar com eles um tempo para a tarefa) para realizar a tarefa.
Primeira parte – compreendendo o significado das palavras:
Procurar no dicionário o significado da palavra múltiplo.
Deixar que registrem, troquem as descobertas feitas e tentem montar os grupos de múltiplos de 5.
É importante que o professor circule, não só para observar de que forma os grupos encaminham seus trabalhos, mas também para lançar perguntas e desafios que possam ajudar à caminhada de todos os grupos.
Ao final do tempo combinado, pedir que cada grupo apresente as suas descobertas.
Em seguida, organizar com eles, a partir das descobertas realizadas, o que são os múltiplos de um número e de que maneira esses grupos são fromados:
Múltiplos de um número natural
Para obter os múltiplos de um número natural, multiplicamos esse número pela sequência de números naturais. Exemplo:
5X0 = 0
5X1 = 5
5X2= 10
5X3= 15
5X4 = 20 e assim por diante.
Dar vários números para que procurem os grupos de múltiplos. Encaminhar as descobertas para o fato de que estes grupos são infinitos.
Lançar perguntas do tipo:
Que números aparecem em todos os grupos?
Ouvir as respostas que aparecerão, dando oportunidade para que eles percebam que o zero é múltiplo de todos os números e que o próprio número é sempre múltiplo dele mesmo.
Registrar formalmente as descobertas no caderno das crianças – é importante ressaltar que os registros devem ser sempre coletivos e elaborados com as palavras das crianças, este é apenas um lembrete o que não pode ser esquecido.
"O conjunto dos múltiplos de um número pode ser representado assim:
M(5) = { 0,5, 10, 15, 20 ...}
O zero é múltiplo de qualquer número natural.
Todo número natural é múltiplo de si mesmo.
Um número natural diferente de zero tem infinitos múltiplos.
Para representar que um grupo ou conjunto é infinito, usamos reticências (...)"
Dar exercícios individuais no caderno.
Observação da participação nos grupos, no registro coletivo e correção dos exercícios individuais.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/06/2011
Quatro estrelasUtilizei esta atividade com os alunos do 5ºano e percebi que eles participaram coletivamente, alem de aprenderem de maneira divertida e diferente a identificar os multiplos de um numero.