Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meios de transportes: conhecimentos que auxiliam o ensino da linguagem

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir com os alunos sobre a importância dos meios de transporte e os benefícios que eles nos proporcionam.

Desenvolver habilidades de escrita.

Classificar os meios de transportes.

Desenvolver a coordenação motora fina, através de recorte e colagem.

Duração das atividades
5 aulas de aproximadamente 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Iniciar a aula com uma conversa informal perguntando como os alunos vêm para escola? Alguns vão responder que vêm de carro, outros de ônibus, van, a pé,  ... A partir das respostas a professora poderá perguntar se sabem o nome desses elementos que nos levam de um lugar para outro. Explicar que irão estudar sobre os “Meios de Transporte”, dizendo que eles proporcionam benefícios a todos nós. É utilizando os meios de transporte que as pessoas viajam, que os alimentos chegam até a nós, que temos a oportunidade de ir a lugares mais longes, etc.

Perguntar quais meios de transporte os alunos conhecem, listando no quadro os nomes que forem aparecendo:

CARRO – BICICLETA – AVIÃO – NAVIO – ÔNIBUS – MOTO – BARCO – HELICÓPTERO – TÁXI – CAMINHÃO – CARROÇA – BOTE – CANOA

Momento 2

Escrever no quadro a seguinte frase: OS MEIOS DE TRANSPORTE NOS LEVAM DE UM LUGAR A OUTRO

Distribuir revistas para as crianças e pedir que procurem vários tipos de meios de transporte diferentes. Elas deverão recortar essas figuras e colar logo abaixo da frase. Essa atividade pode ser feita no caderno de aula ou em uma folha de papel ofício A4 distribuída para cada criança.

Momento 3

Em uma roda, explicar que há vários tipos de transportes: uns voam, outros flutuam, outros deslizam, outros são puxados pela força animal. Exemplificar para as crianças:

Puxados por força animal: charrete, carroça, trenó.

Movidos pela força do homem: bicicleta, canoa, botes

Movido pelo vapor: trem, navio

Movido pela força do vento: barcos e caravelas

Movido pela força do motor: automóveis, aviões, caminhões, ônibus

Movido pela eletricidade: bonde, ônibus, trem

Movido pela propulsão: aviões a jato

Explicar também que esses meios de transporte podem ser divididos em: terrestres (andam no chão, sobre a terra), aéreos (andam no ar), aquáticos (andam nos rios, lagos e lagoas) ou marítimos (andam nos mares e oceanos)

Momento 4

Distribuir a folha abaixo xerocada para cada criança e pedir para completarem usando as palavras TERRA, MAR E CÉU. Depois, podem ilustrar os meios de transporte citados.

undefined

Momento 5

Atividade relacionada:

MARQQUE O NOME DE ANIMAIS QUE NOS AJUDAM NOS TRANSPORTES:

 (     ) BOI

(     ) GALINHA       

(     ) ELEFANTE

(     ) MACACO

(     ) CAMELO

(     ) PORCO

(     ) RENA

(     ) CAVALO

Momento 6

Contar para as crianças que quem inventou o avião foi um homem brasileiro chamado Santos Dumont. O avião que ele criou recebeu o nome de 14 Bis e ele ficou conhecido como o pai da aviação.

Nesse momento a professora distribuirá uma folha xerocada com a figura de Santos Dumont e do 14 Bis e pedirá que as crianças escrevam, "do jeitinho delas", quem foi ele e o que criou.

undefined

Imagens disponíveis em: 

http://conversademenina.files.wordpress.com/2009/05/santos-dumont.jpg e

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1751/imagens/14bis.jpg

Momento 7

Através de conversa informal, dizer as crianças que os transportes não andam sozinhos, explicar que só os homens põem em movimentos os transportes. Um dos transportes que o homem conseguiu fazer com que ande muito rápido é o avião.

Escrever no quadro e pedir para que as crianças copiem no caderno a seguinte frase:

O AVIÃO É UM MEIO DE TRANSPORTE MUITO RÁPIDO.

Logo em seguida, pedir para que transcrevam essa frase com letra cursiva.

Distribuir gravuras de aviões para que as crianças colem abaixo e pintem como desejar.

Momento 8

Conversar com as crianças dizendo que, de todos os meios de transporte estudados, um dos mais usados é o automóvel. Nesse momento a professora poderá explicar que existem diferentes marcas de automóveis, com vários tipos e modelos, de diversos anos de fabricacação. Explicar também o que faz o carro andar (álcool, gasolina, g ás).

Produzir uma frase coletiva com a turma sobre os automóveis para ser copiada.

Exemplo: O AUTOMÓVEL É UM MEIO DE TRANSPORTE MUITO USADO NAS CIDADES.

Em seguida, podeRÃO desenhar vários tipos de automóveis e pintar de cores diferentes.

Momento 9

Distribuir uma folha xerocada para cada criança com a atividade abaixo pedindo para recortarem e colarem cada meio de transporte no seu devido lugar. A criança deverá separar os meios de transporte terrestres, aéreos e marítimos ou aquáticos.

Avaliação

Observar a participação dos alunos durante as atividades propostas.

Nas atividades de escrita perceber se os alunos estão avançando em relação a fase da escrita que se encontram (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético). Essa análise servirá de diagnóstico para a elaboração de atividades que visem o avanço da escrita.

Observar o traçado da letra cursiva do aluno.

Avaliar a desenvoltura e o manuseio com a tesoura através dos recortes propostos.

Analisar se os alunos conseguem classificar os meios de transportes existentes.

Avaliar os conhecimentos apreendidos sobre o tema proposto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 8/10 - 80%
  • Quatro estrelas 2/10 - 20%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.