Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FICHAS E NÚMEROS: (RE) DESCOBRINDO ORDENS E CLASSES

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O/A aluno/a poderá:

  • Desenvolver habilidades lógicas e linguísticas.
  • Fixar composição e decomposição de números pares e impares.
  • Conhecer o sistema decimal e calcular a classe das unidades simples. 
  • Aprimorar sua atenção.
  • Interagir com o grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o/a aluno/a: consiga distinguir os diferentes conceitos e utilizações do sistema decimal (ordens e classes), mais especificamente: unidades, dezenas e centenas simples; identificar e registrar numerais de 1 a 999, bem como a quantidade que cada um representa e sua escrita numérica. Assim, professor/a retome com os/as alunos/as os conteúdos citados antes de propor a atividade.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a providencie um espaço, que poderá ser a própria sala de aula, desde que seja possível trabalhar em equipes de no máximo seis alunos/as; lápis; borracha e folha de papel sulfite para cada elemento da equipe.
Construa 30 fichas medindo (4cm x 4cm) para cada equipe. Para cada dez fichas deverá utilizar uma mesma cor, e numerá-las de 0 a 9, por exemplo:
a- dez fichas verdes escritos os números de zero a nove;
b- dez fichas brancas também escritos os números de zero a nove;
c- dez fichas amarelas escritos os números de zero a nove.

Providencie também 03 saquinhos de tecidos de cores diferentes ou caixinhas também de cores diferentes.
a- Dentro de cada saquinho ou caixinha deverão ser colocadas nove fichas de uma única cor, assim, cada equipe deverá ter três saquinhos ou caixinhas de cores diferentes.
b- Deverá ser um conjunto de fichas e saquinhos para cada equipe de até seis elementos.

Veja como fiz:

fichas e números

Primeira Aula– Estruturando a atividade

Professor/a dividida a turma em equipes. Em cada equipe entregue um conjunto de 3 saquinhos com nove fichas em cada um, sendo de cores diferentes em cada um deles.
A equipe pegará os saquinhos com as fichas de 0 a 9 e jogará assim: 

  •  Cada jogador/a sorteia um algarismo de cada um dos três saquinhos de fichas. Com elas deverão compor o maior ou o menor número possível, de acordo com a ordem dada por você.
  •  Os números formados deverão ser registrados em uma folha, para posteriormente serem utilizados em diferentes atividades. Os elementos das equipes deverão conferir os números formados, dizendo-o em voz alta. Marca-se 1 ponto para quem escrever o maior ou menor número, conforme o solicitado por você em cada jogada.
  •  Quando todos/as da equipe tiverem sorteado e escrito seu número recoloca-se as fichas em seus respectivos saquinhos, cada cor em seu lugar, e começa outra jogada. Após algumas jogadas, cada participante soma seus pontos e verifica quem ganhou.

Você poderá explicar a atividade para os/as alunos/as da seguinte forma:

__Vocês já aprenderam a decompor e compor numerais. Vamos fazer uma atividade que irá demonstrar se realmente aprenderam.
Para isto, organizem-se em grupos de cinco elementos. Em cada grupo haverá três saquinhos contendo fichas numeradas de zero (0) a nove (9), estas fichas terão cores diferentes em todos os saquinhos. Na sua vez de jogar você deverá pegar uma ficha de cada cor, ou seja, uma ficha em cada saquinho. Em seguida deverá ficar atento/a as solicitações que irei fazer a fim de que escreva um numeral utilizando os algarismos que foram retirados nos diferentes saquinhos. Vocês deverão ao final de cada rodada escrever o número formado na folha que receberam.
Veja o exemplo: professor/a retire uma ficha de cada saquinho e em seguida utilize os algarismos retirados deles e escreva o maior número possível utilizando-os, observe a imagem abaixo:

fichas e números2Os algarismos retirados foram: 7, 3 e 8. O maior número que poderá ser formado com estes algarismos é 873

Segunda Aula: Registrando

Professor/a faça o registro da atividade no caderno de Matemática. Registre o nome da atividade e os objetivos propostos por você. Sugerimos que alguns exercícios possam contemplá-la, porém não se esqueça de rever os conteúdos que você poderá trabalhar utilizando esta atividade, a qual poderá ser trabalhada, por e xemplo, solicitando ao s/às alunos/as que elaborem uma tabela com os numerais formados por alguns/mas alunos/as nas diferentes jogadas. Veja a sugestão:

Elementos do grupo

1ª  Jogada

2ª Jogada

3ª Jogada

4ª jogada 

Gustavo 346 421 531 607
Maria Emilia 905 432 789 137
Ana Flávia 957 873 231 809
Rafael 324 801 321 176
Nicolle Vitória 901 432 783 532

Após a elaboração da tabela, faça análise da mesma através de questionamentos:


a) Qual é a soma dos numerais formados por Gustavo?


b) Quem marcou o maior número de pontos na: 1ª jogada ______? 2ª jogada _____? 3ª jogada _____? 4ª jogada ______?


c) Quem conseguiu marcar mais pontos no final de todas as jogadas?


d) Adicione todos os numerais formados na 3ª jogada.


e) Qual a diferença de pontos entre Maria Emília e Ana Flávia na 4ª jogada?


f) Escreva todos os numerais ímpares que aparecem em todas as jogadas.


g) Escreva os numerais formados na quarta jogada em ordem decrescente.


h) Escreva os nomes de sua equipe em ordem alfabética.

Uma outra atividade poderá ser proposta

Pensando no jogo de Fichas e Números, registre:


a) Todos os numerais que você formou.


b) Os numerais que você formou em ordem crescente.


c) Os numerais registrados acima por extenso.


d) Os numerais registrados  que são pares e os que são ímpares?


e) O sucessor e o antecessor dos numerais que você formou.

Vamos decompor os numerais que você formou? Para isto veja o exemplo:


358- três centenas, cinco dezenas e oito unidades.

Professor/a, para concluir a atividade registre também:

Com o jogo Fichas e Números revimos que o nosso sistema de numeração decimal é estruturado em três ordens: unidades, dezenas e centenas. Todos os numerais com até três algarismos pertencem a classe das unidades simples. No entanto, na leitura, não é necessário dizer a classe, basta falar o numeral.

Por exemplo: 48 – quarenta e oito (observe que não se fala quarenta e oito unidades simples), esta ideia foi registrada na tabela abaixo.
Já aprendemos que, cada coluna não pode ter dois numerais. É importante não esquecermos que começamos a escrever os algarismos da direita para a esquerda. Assim, cada ordem pode chegar até o numeral 9. Veja como colocar os numerais na tabela de ordens:

NÚMEROS CENTENAS DEZENAS UNIDADES
5 5
48 4 8
106 1 6
279 2 7 9

Importante


Professor/a ao utilizar uma atividade lúdica tenha sempre objetivos bem definidos ao executá-la e jamais a realize apenas com o intuito de executá-la ou pelo prazer de dizer que as utiliza em sua sala de aula.

fichas e números3

                  Foto 1                                     ; &nb sp;    &nbs p;     Foto 2

Foto 1 e 2 – Jogo Fichas e números. Realizado em 2007 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto
Fonte: Acervo da autora

Avaliação

Professor/a discuta com os/as participantes os conceitos que foram contemplados na atividade. Solicite que digam se ao final da atividade aprenderam alguma coisa que ainda não sabiam. Em caso afirmativo peça que enumerem essas aprendizagens.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 9/13 - 69.23%
  • Quatro estrelas 3/13 - 23.08%
  • Três estrelas 1/13 - 7.69%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Andréia, C. Liceu Arcanjos , São Paulo - disse:
    de_piovan@hotmail.com

    15/03/2012

    Cinco estrelas

    Parabens, atividades lúdicas trazem ganhos nas aulas de matemática, possibilitando aos alunos entenderem com mais facilidade as atividades formais, as quais são repetitivas e por vezes cansativas.


  • Giusany, Eurico Gaspar Dutra , Mato Grosso do Sul - disse:
    prof.giusany@gmail.com

    31/07/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante, a sua aula, vou aplicá-la. parabéns!!!


  • ELIANA ALVES, E. E. E. F. PROFª: NORMA MORHY , Pará - disse:
    profeliana.alves@hotmail.com

    09/05/2011

    Quatro estrelas

    SUAS ATIVIDADES SÃO BASTANTE SUGESTIVAS. VOU SEGUI-LAS. PARABÉNS!!!


  • Ana Maria Bezerra de Macedo Roque, E E JOAO VILAR DA CUNHA ENSINO FUNDAM E MEDIO , Rio Grande do Norte - disse:
    ana-e-juninho@hotmail.com

    22/03/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa a sugestão da aula, para trabalhar o valor posicional do número, e também para revisar os números formados por três algarismos. Obrigada.


  • Adaídes Facundes Souta Barreira, ESCOLA ESTADUAL JOSE COSTA SOARES , Tocantins - disse:
    adaidesfacundes@hotmail.com

    05/11/2010

    Cinco estrelas

    Olá amiga sua aulas são 10 segui algumas sugestões.sou professora da escola Estadual José Costa Soares trabalhamos com o PROJETO UCA.evocê ?


  • Virginia Rodrigues, EMEIF HAROLDO JORGE BRAUN , Ceará - disse:
    virginiapmf@ig.com.br

    25/06/2010

    Três estrelas

    Bom, O jogo é de fácil compreensão e muito agradável de ser jogado, principalmente quando se estáconsolidando a temática estudada.


  • lourdes aparecida de castro, lourdes , São Paulo - disse:
    lourdes-preta@hotmail.com

    17/06/2010

    Cinco estrelas

    parabéns pela sua aulas foi muito bem planejada e concluida com sucesso.... adorei .


  • Cynthia, ~EMEIF João Nogueira Jucá , Ceará - disse:
    biel.cynthia@gmail.com

    06/06/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. Me ajudará bastante pois muitos dos meus alunos ainda não consegue formar números com três ordens. Valeu! Parabéns!


  • adaides facundes, Escola Estadual José Costa Soares , Tocantins - disse:
    adaidesfacundes@hotmail.com

    02/06/2010

    Quatro estrelas

    Amiga sua sugestão de aula é fantastica , nota 10


  • elisãngela ferreira, COLÈGIO VISÃO , Bahia - disse:
    amores3jvida@hotmail.com

    05/05/2010

    Cinco estrelas

    ACHEI MUITO LEGAL... VC ESTA DE PARABÈNS E MUITO BOMTRABALHAR COM ATIVIDADES ASSIM...


  • LUCIANA DE JESUS MENDES DOS SANTOS, EM GOV CHAGAS RODRIGUES , Piauí - disse:
    lucianamendessantosjesus2010@gmail.com

    21/04/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta atividade. Irei fazer essa atividade em sala e meus alunos irão aprender muito. Obrigado pela dica.


  • Fabiane Neres, SEMECT , Goiás - disse:
    fabiane-neres@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei! trabalho com apoio pedagógico para uma rede municipal de ensino e sempre acesso o portal. Muito bom!


  • ana cristina, canto dos passáros , Rio de Janeiro - disse:
    juanah37@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa!!!!!!!!!!Me salvou p concluir os exercícios de estudo da matéria para minha filha!Obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.