01/12/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Com as atividades aqui propostas os/as alunos/as poderão:
Professor/a para a realização das atividades propostas, sugerimos que os/as alunos/as tenham vivenciado as atividades indicadas na aula “Ordem alfabética e uso do dicionário – Parte 1” disponível no Portal do Professor. Os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto e a distinção de letras maiúsculas e minúsculas são pré-requisitos para melhor compreensão pelo/a aluno/a das atividades aqui sugeridas.
Professor/a organize os/as alunos/as em uma roda de conversa e informe a eles/as que irão cantar uma música do cantor e compositor Toquinho. Pergunte se alguém o conhece, se já ouviram música dele e se gostam de música.
Em seguida faça um pequeno relato da biografia dele, diga, por exemplo, Toquinho se chama Antonio Pecci Filho nasceu em 6 julho de 1946, na cidade de São Paulo. Apelidado de “Toquinho” pela mãe, ganhou um apelido que o acompanharia durante toda sua vida artística. Interessado pelo violão começou a tomar aulas desde os primeiros anos de sua adolescência. Foi parceiro de Vinicius de Moraes e compôs várias músicas para crianças.
Fonte: http://www.brasilescola.com/biografia/toquinho.htm
Após essa conversa inicial distribua para cada aluno/a a letra da música BÊ-A-BÁ. Ressalte o nome do cantor e compositor. Solicite que façam a leitura silenciosa do texto, aproveite a oportunidade para verificar a forma que estão lendo, observe o movimento que fazem com os olhos e boca, interfira quando necessário dizendo a forma adequada para se fazer a leitura.
A leitura silenciosa permite que o/a aluno/a compreenda o texto mais facilmente e de forma mais completa. Não se esqueça de acrescentar as letras k, y e w em suas exposições orais, uma vez que estas ainda não haviam sido inseridas em nosso alfabeto quando a música foi composta.
Música: BÊ-A-BÁ
Toquinho
Quando a gente cresce um pouco
É coisa de louco o que fazem com a gente:
Tem hora pra levantar,
hora pra se deitar,
Pra visitar parente.
Quando se aprende a falar,
se começa a estudar,
Isso não acaba nunca.
E só vai saber ler,
só vai saber escrever
Quem aprender o bê-a-bá.
E além do abecedário,
um grande dicionário
Vamos todos precisar:
Com A escrevo amor,
com B bola de cor,
Com C eu tenho corpo, cara e coração.
Com D ao meu dispor escrevo dado e dor,
Com E eu sinto emoção!
Com F falo flor,
com G eu grito gol
Com H de haver eu posso harmonizar.
Com I desejo ir,
com J volto já,
com L tenho luar.
Com M escrevo mão, mamãe, manjericão,
Com N digo não e o verbo nascer.
Com O eu posso olhar,
com P paparicar,
Com Q eu quero querer.
Com R posso rir,
Com S sapoti,
Com T tamanduá,
com U Urubupungá.
Com V juro que vi,
com X faço xixi,
No fim o Z da zebra.
Ao terminar de fazer a leitura silenciosa indague: será que vocês conseguem cantar essa música? Alguém já ouviu?
Peça aos/às alunos/as que façam a leitura coletiva da letra e tentem descobrir o que os autores falam sobre as várias mudanças que ocorrem em nossa vida.
Ressalte as letras do alfabeto e as palavras utilizadas para representar cada uma delas. Não se esqueça de comentar, como registramos anteriromente, que a música foi composta antes da nova reforma ortográfica, assim, as letras K, Y e W ainda não estavam incorporadas no nosso alfabeto, por isso não apareceram na letra da música.
Depois de estabelecido o diálogo, convide os/as alunos/as para irem até o Laboratório de Informática, a fim de assistirem ao vídeo da música em questão. Para isto utilize o sitio http://www.youtube.com/watch?v=5vzM90KEQZw . Professor/a caso não tenha acesso ao Laboratório de Informática você poderá utilizar o CD – Canção dos direitos da criança (Toquinho – Movieplay do Brasil, 1997).
Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
Pro fessor/a retome a mú sica cant ada na aula anterior , cante com os/as al unos/as, faça a leitur a do texto da mesma destacando as letras do alfabeto.
Após as diferentes leituras peça aos/às alunos/as que colem a letra da música no caderno de Português, se preferir você poderá escrevê-la na lousa e pedir que a turma copie.
Em seguida elabore algumas atividades que contemplem a música trabalhada e também a ordem alfabética das palavras. Sugerimos as seguintes:
O que o texto nos diz?
Pense e responda:
a) O que é bê-a-bá? Para que ele serve?
b) Observe o abecedário que aparece na música. Copie as palavras usadas para identificar cada letra.
A - B - C----------- (até a letra z)
c) As letras escritas no abecedário da música Bê-a-bá quando reunidas formam palavras, frases e textos. Elas formam o _____________________.
d) Este é o alfabeto maiúsculo:- --------- (Os/as alunos/as deverão escrever as letras maiúsculas).
e) Este é o alfabeto minúsculo:- --------- (Os/as alunos/as deverão escrever as letras minúsculas).
f) Escreva o nome de seus/suas colegas e professora/s em ordem alfabética. Não se esqueça de incluir o seu nome.
g) Agora, reescreva as palavras abaixo em ordem alfabética:
melancia – amora - pêssego – uva – morango – caqui – laranja – banana- limão – jabuticaba. (Professor/a, utilize palavras conhecidas pelos/as alunos/as, ou se preferir solicitem que consultem o dicionário a fim de descobrirem seu/s significado/s).
h) Numere as palavras de acordo com a ordem alfabética.
( ) vaca ( ) cachorro
( ) gato ( ) arara
( ) bode ( ) macaco
( ) porco ( ) formiga
Terceira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
REGISTRANDO NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SYMHS4n1DsI/AAAAAAAABGQ/cU7NAUDv7_Q/s400/2.gif
Professor/a proponha aos/as alunos/as que pensem sobre o que mais gostam de comer, de brincar, de fazer nas horas livres, na escola, no clube, dentre outros.
Elabore questionamentos do tipo: Pensem no que vocês gostam de fazer quando estão em casa; agora no que gostam de fazer quando estão na escola...
Depois de feitas várias solicitações, proponha que elaborem um texto descrevendo o que mais gostam.
Produção de texto
Pense em tudo que você gosta de fazer.
Pensou?
Então, escolha algumas destas coisas e escreva o que você mais gosta utilizando as letras do alfabeto. Você deverá fazer o texto de acordo com a ordem alfabética, ou seja, pense em algo que goste de fazer que comece com a letra A e descreva-o, em seguida com a letra B e assim por diante até terminar todas as 26 (vinte e seis) letras de nosso alfabeto. Você poderá escolher o título que desejar. Veja o exemplo abaixo:
Fonte: Texto produzido pela a luna Eduarda Duarte Santana Costa; 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.
A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso professor/a leve em consideração a participação do/a aluno/a nas discussões e também no texto elaborado em aula, cujo tema permite que seja observado o entendimento do/a aluno/a perante os conteúdos apresentados.
Cinco estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/04/2011
Cinco estrelasAdorei esta aula, principalmente a produção de texto, PARABÉNS!!!
16/09/2010
Cinco estrelasachei essa aula otima e interesante aprendi muitas coisas!!!1 brigado!!!!!
25/04/2010
Cinco estrelasMuito boas as aulas apresentadas...
13/04/2010
Cinco estrelassimplesmente maravilhoso....!! justamente oq estava procurando.
24/03/2010
Cinco estrelasEstou encantada com o portal do professor ,tem tudo prontinho....mastigado é só engolir
24/03/2010
Cinco estrelasachei estas aulas excelentes!!!
24/03/2010
Cinco estrelasgfrtgddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfbgfgvcvcvxdxzz\s\s\szassrdfgfgyhjhjhjmnmn mnmmn,ml,kmlklkdcujdejehduy4eyfdrehcvfvbgrcvfrhfvchfriurkjfjkredhg3ejgvhj2fvwhw2vchwc2gwc3wgfgdueoipdoiekcldkcbjdbcbdvchdvhcgehdgehdghhhhhhhhhghvgvgcfcfxfxdsssewewtiup,jgdssawetuopkbgcxsfghklçlmbvxzadghkiifdsddfcfhjhjkiyffghjkhyddcdxvfjkooitreqasfgjlççnnvxzasafdghjklçpçpoiurwqqasdgjklcxzxbm,,mmnnkkjggdsawqwrtyiuoopopokfcdzzxcbmnnnmmmnbvcxzzcnbmmmvgsx