Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – Parte 2

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades aqui propostas os/as alunos/as poderão:

  •  Revisar seus conhecimentos sobre a ordem alfabética, letra maiúscula e minúscula.
  • (Re)conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador.
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas ) aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a para a realização das atividades propostas, sugerimos que os/as alunos/as tenham vivenciado as atividades indicadas na aula “Ordem alfabética e uso do dicionário – Parte 1” disponível no Portal do Professor. Os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto e a distinção de letras maiúsculas e minúsculas são pré-requisitos para melhor compreensão pelo/a aluno/a das atividades aqui sugeridas.

Estratégias e recursos da aula
Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a organize os/as alunos/as em uma roda de conversa e informe a eles/as que irão cantar uma música do cantor e compositor Toquinho. Pergunte se alguém o conhece, se já ouviram música dele e se gostam de música.
Em seguida faça um pequeno relato da biografia dele, diga, por exemplo, Toquinho se chama Antonio Pecci Filho nasceu em 6 julho de 1946, na cidade de São Paulo. Apelidado de “Toquinho” pela mãe, ganhou um apelido que o acompanharia durante toda sua vida artística. Interessado pelo violão começou a tomar aulas desde os primeiros anos de sua adolescência. Foi parceiro de Vinicius de Moraes e compôs várias músicas para crianças.
Fonte: http://www.brasilescola.com/biografia/toquinho.htm

Após essa conversa inicial distribua para cada aluno/a a letra da música BÊ-A-BÁ. Ressalte o nome do cantor e compositor. Solicite que façam a leitura silenciosa do texto, aproveite a oportunidade para verificar a forma que estão lendo, observe o movimento que fazem com os olhos e boca, interfira quando necessário dizendo a forma adequada para se fazer a leitura.
A leitura silenciosa permite que o/a aluno/a compreenda o texto mais facilmente e de forma mais completa. Não se esqueça de acrescentar as letras k, y e w em suas exposições orais, uma vez que estas ainda não haviam sido inseridas em nosso alfabeto quando a música foi composta.

    Música: BÊ-A-BÁ

        Toquinho     

Quando a gente cresce um pouco
É coisa de louco o que fazem com a gente:
Tem hora pra levantar,
hora pra se deitar,
Pra visitar parente.
Quando se aprende a falar,
se começa a estudar,
Isso não acaba nunca.
E só vai saber ler,
só vai saber escrever
Quem aprender o bê-a-bá.
E além do abecedário,
um grande dicionário
Vamos todos precisar:

Com A escrevo amor,
com B bola de cor,
Com C eu tenho corpo, cara e coração.
Com D ao meu dispor escrevo dado e dor,
Com E eu sinto emoção!
Com F falo flor,
com G eu grito gol
Com H de haver eu posso harmonizar.
Com I desejo ir,
com J volto já,
com L tenho luar.
Com M escrevo mão, mamãe, manjericão,
Com N digo não e o verbo nascer.
Com O eu posso olhar,
com P paparicar,
Com Q eu quero querer.
Com R posso rir,
Com S sapoti,
Com T tamanduá,
com U Urubupungá.
Com V juro que vi,
com X faço xixi,
No fim o Z da zebra.

Ao terminar de fazer a leitura silenciosa indague: será que vocês conseguem cantar essa música? Alguém já ouviu?
Peça aos/às alunos/as que façam a leitura coletiva da letra e tentem descobrir o que os autores falam sobre as várias mudanças que ocorrem em nossa vida.
Ressalte as letras do alfabeto e as palavras utilizadas para representar cada uma delas. Não se esqueça de comentar, como registramos anteriromente, que a música foi composta antes da nova reforma ortográfica, assim, as letras K, Y e W ainda não estavam incorporadas no nosso alfabeto, por isso não apareceram na letra da música.

Depois de estabelecido o diálogo, convide os/as alunos/as para irem até o Laboratório de Informática, a fim de assistirem ao vídeo da música em questão. Para isto utilize o sitio http://www.youtube.com/watch?v=5vzM90KEQZw . Professor/a caso não tenha acesso ao Laboratório de Informática você poderá utilizar o CD – Canção dos direitos da criança (Toquinho – Movieplay do Brasil, 1997).

Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Pro fessor/a retome a mú sica cant ada na aula anterior , cante com os/as al unos/as, faça a leitur a do texto da mesma destacando as letras do alfabeto.

Após as diferentes leituras peça aos/às alunos/as que colem a letra da música no caderno de Português, se preferir você poderá escrevê-la na lousa e pedir que a turma copie.
Em seguida elabore algumas atividades que contemplem a música trabalhada e também a ordem alfabética das palavras. Sugerimos as seguintes:

O que o texto nos diz?

Pense e responda:


a) O que é bê-a-bá? Para que ele serve?

b) Observe o abecedário que aparece na música. Copie as palavras usadas para identificar cada letra.
A - B - C----------- (até a letra z)

c) As letras escritas no abecedário da música Bê-a-bá quando reunidas formam palavras, frases e textos. Elas formam o _____________________.

d) Este é o alfabeto maiúsculo:- --------- (Os/as alunos/as deverão escrever as letras maiúsculas).

e) Este é o alfabeto minúsculo:- --------- (Os/as alunos/as deverão escrever as letras minúsculas).

f) Escreva o nome de seus/suas colegas e professora/s em ordem alfabética. Não se esqueça de incluir o seu nome.

g) Agora, reescreva as palavras abaixo em ordem alfabética:
melancia – amora - pêssego – uva – morango – caqui – laranja – banana- limão – jabuticaba. (Professor/a, utilize palavras conhecidas pelos/as alunos/as, ou se preferir solicitem que consultem o dicionário a fim de descobrirem seu/s significado/s).

h) Numere as palavras de acordo com a ordem alfabética.

( ) vaca                             ( ) cachorro
( ) gato                             ( ) arara
( ) bode                            ( ) macaco
( ) porco                           ( ) formiga

Terceira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

ORDEM ALFABÉTICA13 REGISTRANDO NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SYMHS4n1DsI/AAAAAAAABGQ/cU7NAUDv7_Q/s400/2.gif

Professor/a proponha aos/as alunos/as que pensem sobre o que mais gostam de comer, de brincar, de fazer nas horas livres, na escola, no clube, dentre outros.
Elabore questionamentos do tipo: Pensem no que vocês gostam de fazer quando estão em casa; agora no que gostam de fazer quando estão na escola...
Depois de feitas várias solicitações, proponha que elaborem um texto descrevendo o que mais gostam.

Produção de texto

Pense em tudo que você gosta de fazer.
Pensou?
Então, escolha algumas destas coisas e escreva o que você mais gosta utilizando as letras do alfabeto. Você deverá fazer o texto de acordo com a ordem alfabética, ou seja, pense em algo que goste de fazer que comece com a letra A e descreva-o, em seguida com a letra B e assim por diante até terminar todas as 26 (vinte e seis) letras de nosso alfabeto. Você poderá escolher o título que desejar. Veja o exemplo abaixo:

ALFABETO1

alfabeto completo


Fonte: Texto produzido pela a luna Eduarda Duarte Santana Costa; 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso professor/a leve em consideração a participação do/a aluno/a nas discussões e também no texto elaborado em aula, cujo tema permite que seja observado o entendimento do/a aluno/a perante os conteúdos apresentados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 7/7 - 100%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sueli, E.M. Almirante Frontin , Rio de Janeiro - disse:
    susulli@gmail.com

    04/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula, principalmente a produção de texto, PARABÉNS!!!


  • stefanny, amor as crianças e tudo , Bahia - disse:
    stefannyvidal2010@hotmail.com

    16/09/2010

    Cinco estrelas

    achei essa aula otima e interesante aprendi muitas coisas!!!1 brigado!!!!!


  • Eliane A>severo, E. M. T.d. , Rio Grande do Sul - disse:
    ane_severo@yahoo.com.br

    25/04/2010

    Cinco estrelas

    Muito boas as aulas apresentadas...


  • mari lei, plno de aula , Santa Catarina - disse:
    marileibarbieri2008@hotmail.com

    13/04/2010

    Cinco estrelas

    simplesmente maravilhoso....!! justamente oq estava procurando.


  • Cirlene Batista, Diretoria Regional de Ensino , Tocantins - disse:
    cir-vargas@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Estou encantada com o portal do professor ,tem tudo prontinho....mastigado é só engolir


  • Rosilene, Escola Adventista , São Paulo - disse:
    s-costa@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei estas aulas excelentes!!!


  • tuio, Arábia Saudita - disse:
    adrianaoshiroramos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gfrtgddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfgfbgfgvcvcvxdxzz\s\s\szassrdfgfgyhjhjhjmnmn mnmmn,ml,kmlklkdcujdejehduy4eyfdrehcvfvbgrcvfrhfvchfriurkjfjkredhg3ejgvhj2fvwhw2vchwc2gwc3wgfgdueoipdoiekcldkcbjdbcbdvchdvhcgehdgehdghhhhhhhhhghvgvgcfcfxfxdsssewewtiup,jgdssawetuopkbgcxsfghklçlmbvxzadghkiifdsddfcfhjhjkiyffghjkhyddcdxvfjkooitreqasfgjlççnnvxzasafdghjklçpçpoiurwqqasdgjklcxzxbm,,mmnnkkjggdsawqwrtyiuoopopokfcdzzxcbmnnnmmmnbvcxzzcnbmmmvgsx


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.