18/12/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Introdução
Caro professor (a), antes do início dessa atividade, são necessárias algumas considerações introdutórias. Construir a noção de espaço geográfico em crianças que estão nas séries iniciais é passar por algumas etapas. O domínio da chamada lateralidade, a percepção das relações direita/esquerda, frente/atrás, em cima/embaixo, e suas variações, de acordo com o ponto de vista de quem observa ou conforme uma determinada referência é o quesito fundamental para a construção das relações espaciais. (CALLAI, 2005)
A construção dessas noções pela criança tem como ponto de partida o próprio corpo (a sua direita e sua esquerda). Mais tarde, em um processo gradativo de descentralização (mudança de referencial), considera a esquerda e a direita de pessoas à sua frente, para finalmente considerar o posicionamento dos objetos em relação uns aos outros, a ela própria ou a outras pessoas. Somente após o estabelecimento das relações é que a criança terá condições de entender o que é orientação através dos pontos cardeais e colaterais. (CALLAI, 2005)
Para saber mais visite:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622005000200006&script=sci_pdf&tlng=pt
O presente plano de aula busca trazer uma atividade que desenvolva a questão da lateralidade É uma atividade que deverá ser “dividida” com professores de matemática, Educação física, geografia, entre outros, pois tem a ver com todas as disciplinas e com o grande propósito da educação que é o de trabalhar de forma contextualizada e interdisciplinar.
Sugere-se uma seqüência de atividades a serem trabalhadas com as crianças, que mesmo aparentemente simples, são de enorme valia na percepção corporal na construção do processo de lateralidade, e visão espacial.
Atividade 01 – Brincando de Tomar Banho
Uma estratégia para a criança trabalhar a consciência de seu predomínio lateral para a direita e esquerda (lateralidade) e estabelecer as relações projetivas é através da estimulação tátil. Para tanto, sugere-se desenvolver as seguintes atividades lúdicas:
O professor coordena a atividade levando os alunos a dramatizarem um banho, lavando sua cabeça. Terão que fazer movimentos mímicos de tirar a blusa, ligar e desligar o chuveiro e passar o sabonete ou xampu com a ajuda da bucha (folha de papel amassada), esfregando o couro cabeludo:
O professor deverá solicitar ações como:
- esfregar o lado de cima da cabeça;
- esfregar a parte de trás da cabeça;
- esfregar o lado direito da cabeça;
- esfregar o lado esquerdo da cabeça;
Depois de esfregar com gestos mímicos a cabeça toda, devem se enxaguar e enxugar com uma folha de papel, podendo ser feita da seguinte maneira:
- enxugar todo o lado direito da cabeça;
- enxugar todo o lado esquerdo da cabeça;
- enxugar toda a parte da frente da cabeça;
- Enxugar toda a parte de trás da cabeça.
Com a brincadeira do banho, é possível que seus alunos iniciem o processo de construção da própria percepção corporal. O referencial inicial da criança é o próprio corpo, onde ela começa a construir o conceito de lateralidade.
Aula 2 - Localizando o eu
Outra maneira de se trabalhar a lateralidade é a consciência de sua estatura, da posição de seus membros e dos lados de seu corpo.
Material: papel grande (um para cada aluno), lápis.
Aos pares, os alunos se alternam para fazer o mapa do próprio corpo. O um aluno deita-se sobre a folha de papel, enquanto outro aluno risca o contorno do corpo do colega. Depois, os papéis se invertem. Na segunda etapa, cada aluno nomeia as partes do próprio corpo, escrevendo ou colando etiquetas.
Fonte: colmagno.com.br
Após explorar bastante esses elementos, o professor cola, com fita adesiva, um barbante na testa dos alunos dividindo o corpo em duas partes e pede para identificarem seu lado direito podendo fazer uma marcação. O mesmo é feito no contorno, com o aluno posicionado de costas para não permitir o espelhamento. Depois de identificados os lados do seu corpo e do contorno, o professor dá comandos para os alunos identificarem as partes de cada lado do corpo no contorno, da seguinte forma:
- pulem no ombro direito;
- pulem no joelho esquerdo;
- com o pé direito, pulem no pé esquerdo;
- pulem na orelha esquerda;
- etc.
A próxima seqüência é indicada para quando as crianças já tiverem identificado o espelhamento da lateralidade. A atividade é desenvolvida da mesma maneira que a primeira, porém com o aluno posicionado em pé. Dessa forma, sua direita corresponde ao lado esquerdo. Portanto, dados os comandos, os alunos deverão deslocar-se indo para o lado contrário de seu corpo.
Atividade 3. As duplas
A identificação da lateralidade de outros elementos, pode ser possível a partir de diferentes movimentos. Aos pares, um aluno de frente para o outro, realiza movimentos coordenados de acordo com os comandos do professor:
- Dêem a mão direita;
- Ergam o braço esquerdo;
- Toquem com a mão direita, o pé esquerdo do companheiro;
- Pulem com o pé esquerdo;
- Com a mão esquerda, toquem o pé esquerdo do companheiro;
Com essas atividades as crianças tomam consciência de seu posicionamento corporal e sua relação no espaço. Partindo do referencial do corpo, a docente pode trabalhar a lateralidade em outras esferas, com atividades como as sugeridas em:
http://www.telelibras.com.br/materiais/lateralidade.pdf
Quatro estrelas 9 classificações
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02/07/2013
Cinco estrelasAdorei estas atividades propostas. Parabéns
19/05/2013
Quatro estrelasJá havia trabalhado a atividade contorno do corpo, em duplas mas nunca com a sequencia didática acima.....adorei!!!!!
23/04/2013
Cinco estrelasVou testar algumas idéias desta aula! Mas antes de tudo, acho que pode-se colocar uma fitinha ou barbante no braço direito (referencia) da criança usando como mediador para a compreenssão. No caso de crianças iniciantes, É muito normal a confusão inicial, pois é um treino psico-motor que requer certa abstração. Com o referencial do barbante, as crianças usariam um referencial concreto para depois tomarem como referencia mental.Se lembrarão do barbante ou da fitinha sem necessariamente usarem-nos
16/03/2012
Cinco estrelasatividades propostas são fundamentais para estabelecer a referencia própria e ao redor.Fundamental.Se a maioria dos professores pudessem desenvolver essa técnica,os alunos no Ensino Médio,não teriam tantas dúvidas em lateralidade. Parabéns.
04/04/2011
Cinco estrelasAdorei as atividades sugeridas!
13/05/2010
Quatro estrelasGostei muito das atividades propostas, para trabalhar lateralidade.
12/04/2010
Cinco estrelasAdorei as atividades apresentadas pois colaboraram com elevado grau de importancia pra a minha pratica doscente.Muito Obrigado!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito produtiva a aula é nos pequenos detalhes que nossos pequeninos começam a refletir sobre o mundo a sua volta.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o plano de aula e a forma como foi abordada a questão de lateralidade para a criança