Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Para onde vai à água da chuva?

 

17/12/2008

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender de onde vem e para onde vai à água da chuva, compreendendo assim, o ciclo da água. Também poderão aprender que os fenômenos naturais ocorrem em ciclos. Esta é uma aula indicada para Sala de Recursos de alunos com Necessidades Educacionais ( Auditiva, Intelectual e Física), uma vez que ela utiliza um recurso lúdico e de fácil entendimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; Uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados.
Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

As estratégias utilizadas são:
- Aula Interativa;
- Aula Conceitual;
- Uso do Laboratório de Informática.

 

Sugerimos que o professor peça para os alunos formarem duplas ou trios e que, em seguida, ele apresente o recurso abaixo.

O recurso é uma animação sobre o ciclo da água. Neste recurso, o aluno poderá compreender todas as fases do ciclo da água e ainda compreender de onde vem e para onde vai a água da chuva.

Atividade 1

Apresentação do Recurso

 




link do recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12445/ciclo_da_agua.swf  

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1291/imagens/ciclo2.jpg

Figura 1 - Descrição do Recurso
 

Atividade 2

Esta atividade consta da apresentação de um texto - "O ciclo da Água", que segue logo abaixo. O professor poderá trabalhar o texto da seguinte forma: divida o texto em várias partes; altere algumas destas trocando afirmações corretas por falsas; distribua estas partes do texto em forma de tirinhas de papel - algumas com afirmações corretas e outras com afirmações incorretas sobre o ciclo da água. Exemplos de como confeccionar as tirinhas:

Tirinha 1 a: "A água passa por dois estados, são eles: sólido e líquido". Em outra tirinha coloca-se a afirmação verdadeira - Tirinha 1 b: "a água passa por três estados, sendo eles: sólido, líquido e gasoso".Tirinha 2 a: "Devido ao calor do sol a água dos oceanos, mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é, evapora-se e vai para a atmosfera". Na outra tirinha coloca-se a afirmação falsa - Tirinha 2 b: "Devido ao calor do sol a água dos oceanos, mares, rios e lagos passa lentamente do estado líquido, isto é evapora-se e vai para a atmosfera".Tirinha 3 a: "O vapor de água na atmosfera esquenta e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens". Em outra coloca a afirmação verdadeira – Tirinha 3 b: "O vapor de água na atmosfera esfria-se e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens".Tirinha 4 a: "Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo". Na outra tirinha coloca uma a afirmação falsa – Tirinha 4 b: "Depois a água volta novamente aos rios sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo".Tirinha 5 a:" Uma parte cai diretamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos". Na outra tirinha a afirmação falsa – Tirinha 5 b: "Toda a parte cai diretamente nos oceanos, mares rios e lagos, formando lençóis de água subterrâneos".Desta forma, no texto haverá conceitos errôneos, sendo que, os alunos que estiverem com as tirinhas com a afirmações corretas deverão se manifestar os que estiverem com as tirinhas contendo afirmações erradas deverão corrigi-las e falar a resposta correta. Se os alunos não corrigirem ou se errarem o conceito, o professor deverá corrigi-los na mesma hora. Ao final da aula, o texto deverá ser lido por inteiro, substituindo nessa leitura, as frases incorretas pelas corretas a fim de que fique gravado o conceito verdadeiro.


Texto: O Ciclo da Água

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/22005769860/img/ciclo(tarefa).jpg

 

Figura 2 - Imagem relacionada ao texto. Disponível em: http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/ciclo(tarefa).gif Acesso em: 13. Dez. 2008.

 Assim como o oxigênio a água é um produto químico essencial para a vida humana na Terra. Podemos viver sem alimentação, sem tomar banho por vários dias, mas sem água o máximo que agüentamos são seis dias. Necessitamos da água para beber, mas, além disso, para o uso doméstico e também para usos industriais e para a agricultura. A água circula continuamente na Natureza, podendo passar pelos diferentes estados - sólido líquido e gasoso.
Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água na atmosfera esfria-se e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai diretamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.
Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes.
Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera.
Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.
Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo.

Disponível em: http://home.alunos.utad.pt/~al14072/ciclodaagua0.htm  Acesso em: 15. Nov. 2008.
 

Dicas:

O professor poderá realizar com os alunos uma experiência prática sobre os três estados físicos da água. Nos links abaixo se encontram dicas de como fazer experiências práticas sobre o tema da aula.

http://agvl.ccems.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=119&Itemid=72  
http://cienciastododia.blogspot.com/2008/08/experincia-estados-fsicos-e-densidade.html  

Curiosidades:

Você sabia que na Internet existem jogos sobre a temática da água. Clique no endereço abaixo e escolha um jogo para seus alunos!

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/jogos.htm 

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/sos/ciclo.htm 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo da água Animação/simulação
O ciclo da água Animação/simulação
Avaliação
O professor deverá avaliar os alunos na participação das discussões e envolvimento na exploração do recurso. Além disso, o professor poderá utilizar a atividade 2 como uma forma de avaliar o que os alunos aprenderam através do recurso e das outras atividades.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mari NugNug, Estados Unidos - disse:
    m.NUGNUB@hotmail.com

    11/09/2013

    Cinco estrelas

    I loved it and want to access this site too, and finally also loved their lessons videos but shame and Portuguese but translated to my work my friend from Brazil showed me a beautiful note and Ganhai 10!. OBG.


  • Vera Lúcia Barbosa Conceição, CIEPBRIZOLÃO 274- MARIA AMÉLIA DAFLON FERRO , Rio de Janeiro - disse:
    vlbarbosaconceicao@gmail.com

    06/07/2010

    Quatro estrelas

    Aula criativa com ótimas sugestões para ampliar o enriquecimento da aprendizagem dos alunos e consequentemente despertarem o interesse pelo tema abordado.


  • cristiane, umep Acácio , São Paulo - disse:
    ruyteixeira@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Excelente projeto de aula


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.