Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bullying - enough!

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos vão poder refletir sobre a prática do bullying e perceber que o desrespeito aos colegas não condiz com um bom comportamento.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple present and past tenses (uso de auxiliares DO/DOES e DID)
  • Present perfect tense
  • Passive voice (para a atividade 3)
Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa em sala de aula
  • Uso do laboratório de informática ou sala de vídeo

AULA 1

MOTIVAÇÃO

Pergunte aos alunos se eles usam a internet para se comunicar com os amigos. Pergunte, também, se têm perfis criados em sites de realcionamento como Orkut e Facebook. Pergunte:

  • Do you get more compliments or bullying in you Orkut/Facebook? (Você recebe mais elogios ou bullying em seu Orkut/Facebook?)

Escreva no quadro a palvra bullying e explique seu significado (atormentar, intimidar, humilhar, "zoar"). Comente que esta palavra não foi traduzida para o português.

Pergunte por que algumas pessoas preferem atormentar outras através da internet e não pessoalmente. Questione também que tipo de bullying eles já observaram pela internet.

Mostre uma reportagem que trata da questão do Cyberbullying (ou bullying virtual) exibida pelo Fantástico - TV Globo, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=XHEfAW9FIkw - acesso em 15/11/09

undefined

Fig. 1 - Fantástico

Fonte: http://itvibopedatv.files.wordpress.com/2009/04/fantastico_logo2.jpg - acesso em 15/11/09

Em seguida, escreva no quadro as seguintes frases

  • "You're fat and stupid"

  • "I'll help you after class"

  • "You look very pretty, Marcia"

  • "You speak like a girl, Bob"

Pergunte qual das frases acima pode ser vista como um ato de bullying. (R. a primeira e a última).

Promova uma discussão com os alunos sobre o tópico, perguntando:

  • Do you know anyone who has been bullied at school?

  • Do you know or have you ever known any bullies? (bullies = people who bully)

  • What makes someone bully?

  • Are boys more likely to bully than girls?

  • Do boys bully differently from girls?

  • What can we do to stop bullying at school?

AULA 2

Mostre aos alunos o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=alCbPGP8n3Q - acesso em 15/11/09

Este vídeo mostra a apresentação de um garoto de 13 anos, participante do programa de talentos do canal brtitânico itv. Ele revela que sempre sofreu com o bullying na escola onde estuda por causa do tipo de música que canta. Mesmo assim, sempre seguiu cantando e agora nos mostra todo seu talento.

undefined

Fig. 2: Andrew Johnston

Fonte: http://faithcenter.files.wordpress.com/2008/05/andrew-johnston.jpg - acesso em 15/11/09

Para mais informações sobre o programa, acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Britain's_Got_Talent - acesso em 15/11/09

Entregue aos alunos a folha de atividades 1, diponível em:

http://sites.google.com/site /centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/bullying - acesso em 15/11/09. Neste link você encontra também a chave de respostas da ativ idade.

Peça que asistam ao vídeo com a tenção e respondam as perguntas propostas pelo exercício.

AULA 3

A proposta aqui é trabalhar com interpretação de texto.

Primeiramente, trabalhe com os alunos parte do vocabulário do texto. Entre a folha de atividades 2, disponível em http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/bullying - acesso em 15/11/09. Neste link você encontra também a chave de respostas da atividade. Peça que eles façam as atividades em duplas. 

Em seguida, entregue a folha de atividades 3, disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/bullying - acesso em 15/11/09. Neste link você encontra também a chave de respostas da atividade.

Antes de seus alunos lerem o texto, comente que se trata de um texto jornalístico publicado pela BBC. Diga que o texto traz informações sobre bullying em um determinadao país. Peça que observem a manchete do texto e respondam a seguinte pergunta:

  • What country is it?

Então, explore mais elementos do texto. Comente sobre o lead (= um pequeno texto que aparece abaixo da manchete introduzindo o assunto a ser abordado pela reportagem). Peça que leiam o lead e pergunte:

  • What did the two children do after being bullied at school?

  • Besides the students, who else killed himself after being bullied?

Em seguida, peça aos alunos que, em duplas,  leiam toda a reportagem e respondam as perguntas propostas pela atividade. 

Ao final, corrija a atividade. Durante a correção, sempre que necessário, faça referência ao parágrafo onde a resposta pode ser encontrada e tire quaisquer outras dúvidas que por ventura apareçam.

AULA 4


Esta atividade vai promover a interação de todos os alunos.

Pergunte:

  • How often you compliment your classmates? (compliment = elogiar)

  • Do you like to receive compliments?

Promova uma breve discussão sobre a importância dos elogios. Comente que um único elogio pode mudar o dia de alguém que está triste ou abatido. 

Agora, ao invés de mensagens de bullying nas costas dos colegas, vamos escrever elogios.

undefined

Fig. 3: Bullying

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_hb6V9v6FhRs/SqkQYwI5v1I/AAAAAAAADhc/_RY-oRS42FU/s400/kick_me.jpg - acesso em 15/11/09

Propoponha a atividade aos alunos. Todos devem ficar de pé em ordem de chamada e formar um círculo na sala. Cada aluno deve ter uma folha de papel anexada em suas costas com um pedaço de fita adesiva.

Os alunos devem, então, escrever na folha de papel do colega da frente um elogio para ele. Esse elogio pode ser uma única palavra ou mesmo uma frase que contenha algum atributo ou habilidade que o coloque em posição de destaque como : "you're very nice", "you're intelligent" ou "you play soccer very well".

Então, os alunos de números pares devem se mover de forma que se posicionem na frente do colega de número ímpar para quem eles tinham escrito um elogio. Assim, devem escrever mais um elogio para o colega que agora está na sua frente além de receberem um elogio do colega que está atrás.

A atividade termina quando todos aos alunos tiverem escrito e recebido elogios em sua folha.

Em seguida, os alunos retiram as folhas de suas costas e vêem os elogios que receberam. Muitas vezes acabam se surpreendendo com elogios que não esperavam receber de seus colegas. E isso é muito bom!

Avaliação

Os alunos devem ser capazes de descrever que situações podem ser tidas como bullying e discutir por que tais situações são tão incômodas no ambiente escolar. Você pode pedir que eles perguntem a amigos e parentes se já sofreram bullying na escola ou ambiente de trabalho, e que atitudes tomaram perante tal situação. Observe se as situações descritas condizem com um ato de bullying e estimule os alunos a terem uma visão crítica sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ana claudia evangelista, AMABILIO ALVEZ PEREIRA , Pará - disse:
    alexana100@hotmail.com

    22/01/2011

    Cinco estrelas

    Pôxa, se tivesse tido esse insight dos elógios, minha aula teria sido melhor!!!Achei mto interessante colocar os elogios na costa de cada aluno, e no final todos sairem com reconhecimento positivo.Trabalhei o bullying na turma do 1médioA-manhã da Escola Amabilio Alves Pereira, em Concórdia o Pará, sendo que no final da tematica um dos grupos apresentava uma paródia em terminologias em destaque in english, o outro grupo apresentava uma peça teatral explicitando os dois lados da moeda e o outro co


  • Luana Vieira de Assis, ESC FUND DO C PEDAG DA UFMG , Minas Gerais - disse:
    chronoslua@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Danilo, muito boa a aula.. esse tema importante para discutirmos com os nossos alunos.. Parabéns!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.