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Com a queda do muro, foi-se também a Cortina de Ferro

 

24/02/2010

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender a relacionar os fatos históricos com a sua realidade, analisando e interpretando como  um fato histórico (a queda do muro de Berlim) pode refletir na dinâmica política e econômica mundial.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter como conhecimento prévio, a idéia central da Guerra Fria, disputa entre o capitalismo dos Estados Unidos e o socialismo da União Soviética. Assim como a construção do Muro de Berlim, que simbolizava essa divisão mundial entre os dois sistemas.

Estratégias e recursos da aula

1° passo: é ler o trecho da reportagem retirado da Revista Veja, 11/11/2009. pág. 14-15.

Para quem tem menos de 30 anos, a expressão "Cortina de Ferro" é apenas estranha. Ela foi, no entanto, sinônimo de um pesadelo que tirou o sono do mundo por mais de quatro décadas no século passado. Em 1946, em um discurso nos Estados Unidos, Winston Churchill, que vencera a guerra contra Hitler, mas já fora apeado do poder
na Inglaterra, usou-a pela primeira vez no contexto geopolítico: "De Szczecin, no Báltico, a Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente". Churchill se referia ao domínio territorial que a União Soviética estabelecera na Europa, engolfando oito países em sua órbita, entre eles a Alemanha Oriental. No dia 9 de novembro completam-se vinte anos da queda do Muro de Berlim, evento que marca o começo da derrocada soviética e do sistema comunista. Com o muro, foi-se também a Cortina de Ferro, e a Alemanha unificou suas bandas ocidental e oriental, voltando a ser um só país.

O jornalista da VEJA Diogo Schelp, que quando criança morou com os pais na Alemanha, lembra-se de um colega de escola apontando com temor as torres dos guardas armados na fronteira entre a Alemanha Ocidental e a Oriental. Schelp voltou diversas vezes à Alemanha. Sua última viagem foi a trabalho. Ele embarcou com a missão jornalística de entender o que mudou no país desde a unificação. Ele rememora o mais extraordinário evento político da segunda metade do século XX, a queda do Muro de Berlim e o subsequente desmoronamento do que parecia ser o vigoroso império soviético e que acabou se revelando um colossal fracasso político, econômico e social.

Para o mundo, o muro em escombros trouxe alívio com o fim da Guerra Fria - a hostilidade entre os campos capitalista e comunista, cada um deles com capacidade de destruir o outro com ogivas nucleares. Esse empate de forças militares, ficou conhecido pela sigla MAD, louco, em inglês, e acrônimo de "destruição mútua assegurada".

Erguido pelos comunistas em 1961, o muro foi símbolo da servidão imposta às pessoas atrás da Cortina de Ferro. O comunismo sobreviveu à queda do muro como utopia de desavisados e como farsa em Cuba e na Coreia do Norte, onde ainda se processam degeneradas experiências de empobrecimento das populações.

2° Passo: pedir aos alunos que marquem no texto as palavras que tiverem dúvidas e/ou trechos interessantes;

3° Passo: o professor vai tirar essas dúvidas sobre o texto e dividir a turma em dois grandes grupos, sendo que um lado irá representar a Alemanha Oriental Socialista defendendo essa realidade e o outro lado irá representar a Alemanha Ocidental Capitalista defendendo essa realidade durante o período da Guerra Fria;

4º Passo: o professor tomará emprestado na biblioteca da escola livros didáticos de geografia e história, que contemplam o tema e distribuirá para que os dois grupos pesquisem os pontos positivos do capitalismo e do socialismo; O professor poderá pedir também que alguns integrantes de cada grupo vá até o laboratório de informática da escola e pesquise na internet informações sobre o tema para serem utilizadas no debate. Estas informções podem ser encontradas em jornais eletrônicos, sites de notícias e no site a seguir:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/muro.htm

5º Passo: terminada a pesquisa, cada grupo irá eleger seu representante para iniciar o debate;

6° Passo: o professor no final do debate vai ponderar pontos positivos dessa discussão e fazer um paralelo com a atual Alemanha, no sentido político, social e econômico.

Recursos Complementares

O professor poderá também assistir dois filmes que apresentam em sua trama o cotidiano da Alemanha dividida e o fim da URSS respectivamente: "A vida dos outros" e  " Adeus Lênin", que são filmes premiados e com muita qualidade.

No site www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/geografia/0010 o professor terá acesso a um material de apoio ao docente e poderá obter mais informações sobre o tema proposto.

Avaliação

A avaliação será feita durante a apresentação dos grupos, se eles conseguiram apresentar os aspectos mais relevantes e sobre o empenho de cada componente do grupo.

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