Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sociedade de Consumo e Sociedade Consumista

 

03/02/2010

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno irá adquirir alguns dos princípios básicos sobre a problemática ecológica mundial. A sociedade consumista dos Estados Unidos e como eles influenciam na esfera de consumo dos demais países. O educando deverá compreender e reconhecer a importância dos movimentos ambientalistas, da preservação ambiental.
Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá saber que uma sociedade de consumo, é aquela que só consome o necessário e a sociedade consumista, consome mais que o necessário para seu sustento.
Estratégias e recursos da aula

Para realização desta atividade, é necessário uma folha em branco, lápis preto, lápis de cor e borracha.
                                                   

1° Passo: O professor vai escolher um aluno para ler o trecho extraído do livro didático: Geografia: espaço e vivência, 9° ano de Wanessa Garcia;Levon Boligian; RogérioMartinez; Andressa Alvez.

"As disparidades existentes entre o nível de consumo da população norte-americana e o da população indiana, por exemplo, são provas de que, atualmente, o fator superpopulação possui um peso menor na questão da disponibilidade e da exaustão de recursos naturais. Isso porque, apesar de os norte-americanos serem bem menos numerosos - cerca de 290 milhões de pessoas -, eles são muito mais consumistas que os indianos, que compreendem por volta de 1 bilhão de pessoas. Os exemplos a seguir comprovam essa realidade:
• enquanto cada norte-americano dispõe de 3 700 calorias diárias em sua alimentação, o indiano consome apenas 2 500. Isso significa dizer que a oferta de alimentos nos Estados Unidos é quase 50% maior que na índia;
• enquanto um habitante norte-americano consome, em média, 13300 quilowatts-hora de energia elétrica anualmente, um indiano consome menos de 500 quilowatts-hora. Esses números mostram que a população norte-americana, embora 3,5 vezes menos numerosa, consome cerca de 7 vezes mais energia que a indiana."

2° Passo: Leve os alunos a refletir sobre a real necessidade de consumo. Questione os alunos sobre seus atos de economizar energia elétrica, água e sobre o desperdício de alimentos.

3º Passo: Apresentar um video sobre o impacto da sociedade consumista no meio ambiente disponível em:

http://www.oguiadacidade.com.br/video/video/N5WCndQZ7A8/watch.html

4° Passo: Distribuir uma folha em branco e pedir que cada aluno divida a folha em três partes iguais com um risco, logo em seguida pedir que façam desenhos diferentes em cada uma destas partes. Na primeira parte, o planeta como era antes da 1ª Revolução Industrial, na segunda parte, o planeta hoje e na terceira parte o planeta em 2030 por exemplo.

5º Passo: Pedir aos alunos que façam entrevistas em casa, com as pessoas mais velhas (avós, tios e os país) e pergunte como eram os habitos de consumo deles quando eram mais jovens, quanto a alimentação, roupas, sapatos e aparelhos eletrodomésticos. De posse destas informações os alunos deverão elaborar um pequeno texto comparando as os habitos de consumo do passado com os seus hábitos de consumo entregando ao professor na aula seguinte.

6º Passo o professor poderá indicar aos alunos que criem um blog com as informações adquiridas, onde eles poderão inserir imagens e informações sobre o tema e até mesmo utilizar em outras aulas sobre este assunto ou até mesmo com outras disciplinas. Para este passo o professor poderá indicar aos alunos sobre a montagem de blogs o site:

blogverde.com/como-montar-um-blog.html

Recursos Complementares
Sobre mais informações sobre sociedade de consumo e sociedade consumista o professor poderá acessar os seguintes sites:

www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-capitalismo-sociedade-consumo. htm www.brasilescola.com
Avaliação

A atividade avaliativa deverá ser o desenho realizado por cada aluno, junto com o texto que ele elaborou comparando os hábitos de consumo do presente e do passado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosemeri Birck Diniz, ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO CARLOS JOBIM , Tocantins - disse:
    rosebirck@brturbo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    (continuação)... da exploração do trabalho das massas, entre outras coisas que vão enriquecer ainda mais esta aula. Correções: seria interessante que o professor fizesse uma correção ortográfica em sua aula, pois algumas palavras encontram-se com a escrita incorreta. Obrigada, Rosemeri


  • Rosemeri Birck Diniz, ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO CARLOS JOBIM , Tocantins - disse:
    rosebirck@brturbo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    COMENTÁRIOS O tema é atual e importante, e deve ser apresentado e discutido em sala de aula. A dinâmica da aula oferece ao aluno momentos interessantes de participação e aprendizagem. Sugestão 1: juntamente com a entrevista os alunos podem registrar esse momento através de fotos ou filmagem, e depois disponibilizar em seus blogs. 2: o professor pode assistir com seus alunos o vídeo “ História das coisas” (21min). Vídeo que trata do alto consumo, do produção do lixo, ...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.