Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Globalização de maneira lúdica e didática

 

03/02/2010

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Globalização e as novas hierarquias urbanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá aplicar os seus conhecimentos sobre o tema de globalização de maneira lúdica e didática através da elaboração de uma cruzadinha geográfica.
Duração das atividades
02 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Neste caso, o professor já trabalhou com os alunos os conceitos de globalização e suas aplicabilidades nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, as disparidades econômicas no processo de globalização e até mesmo como a globalização pode excluir o indivíduo.

Estratégias e recursos da aula

1º Aula

1º Passo: xerocar o texto a seguir do geógrafo Milton Santos para os alunos;

2º Passo: O professor irá retomar os conceitos utilizados para explicar o processo de globalização lendo o texto " POR UMA GLOBALIZAÇÃO MAIS HUMANA" de Milton Santos publicado na folha online, para fazer uma análise do processo além de fixar o conteúdo.

3º: Durante a leitura do texto, o professor deverá pedir aos alunos as principais palavras e conceitos que aparecem no texto a seguir:

Leia "Por uma globalização mais humana", texto do geógrafo Milton Santos da Folha Online

Leia abaixo um texto do livro "O País Distorcido", da Publifolha, que reúne textos publicados pelo geógrafo Milton Santos na Folha de S.Paulo de 1981 até sua morte em 2001.

Por uma globalização mais humana

A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria, nos fins do século 19, e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural.

Vivemos um novo período na história da humanidade. A base dessa verdadeira revolução é o progresso técnico, obtido em razão do desenvolvimento científico e baseado na importância obtida pela tecnologia, a chamada ciência da produção.

Todo o planeta é praticam ente coberto por um único sistema técnico, tornado indispensável à produção e ao intercâmbio e fundamento do consumo, em suas novas formas.

Graças às novas técnicas, a informação pode se difundir instantaneamente por todo o planeta, e o conhecimento do que se passa em um lugar é possível em todos os pontos da Terra.

A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.

Tudo isso é movido por uma concorrência superlativa entre os principais agentes econômicos -- a competitividade.

Num mundo assim transformado, todos os lugares tendem a tornar-se globais, e o que acontece em qualquer ponto do ecúmeno (parte habitada da Terra) tem relação com o acontece em todos os demais.

Daí a ilusão de vivermos num mundo sem fronteiras, uma aldeia global. Na realidade, as relações chamadas globais são reservadas a um pequeno número de agentes, os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados, as grandes organizações internacionais.

Infelizmente, o estágio atual da globalização está produzindo ainda mais desigualdades. E, ao contrário do que se esperava, crescem o desemprego, a pobreza, a fome, a insegurança do cotidiano, num mundo que se fragmenta e onde se ampliam as fraturas sociais.

A droga, com sua enorme difusão, constitui um dos grandes flagelos desta época.

O mundo parece, agora, girar sem destino. É a chamada globalização perversa. Ela está sendo tanto mais perversa porque as enormes possibilidades oferecidas pelas conquistas científicas e técnicas não estão sendo adequadamente usadas.

Não cabe, todavia, perder a esperança, porque os progressos técnicos obtidos neste fim de século 20, se usados de uma outra maneira, bastariam para produzir muito mais alimentos do que a população atual necessita e, aplicados à medicina, reduziriam drasticamente as doenças e a mortalidade.

Um mundo solidário produzirá muitos empregos, ampliando um intercâmbio pacífico entre os povos e eliminando a belicosidade do processo competitivo, que todos os dias reduz a mão-de-obra. É possível pensar na realização de um mundo de bem-estar, onde os homens serão mais felizes, um outro tipo de globalização.

4º Passo: Ao final da leitura e da análise do texto o professor deverá seguir os seguintes passos:

-  Dividir a turma em duplas ou trios.

-  O professor vai entregar uma folha em branco para o aluno e pedir que o mesmo monte uma cruzadinha com as palavras grifadas no texto, além de conceitos básicos já estudados nas aulas de globalização, sendo 4 palavras na horizontal e 4 palavras na vertical, com as "dicas" sobre as palavras que compõe a cruzadinha e elaborar um gabarito que deverá ser mandido em segredo (não esquecer de pedir os alunos que coloquem o nome do grupo que propôs a cruzadinha e também do grupo que resolveu).

-  Pedir aos alunos que não responda, pois na próxima aula, haverá trocas e o colega que irá responder.

2º Aula

1º Passo: O professor deverá recolher as folhas com as cruzadinhas em branco e redistribuir aos alunos;

2º Passo: O professor pede para os alunos começarem a resolver a cruzadinha;

3º Passo: Depois que todos os alunos terminaram de resolver a cruzadinha, o professor deverá recolher novamente as folhas. Em seguida deverá  devolver ao grupo que propôs a cruzadinha para correção, de posse do gabarito elaborado anteriormente. Durante a correção os grupos deverão observar se todas as palavras foram completadas corretamente e  em seguida fazer a  soma dos pontos (cada palavra completada corretamente vale um ponto);

4º Passo: O professor deverá anotar a pontuação dos grupos no quadro para que todos os alunos conheçam o resultado.

Recursos Complementares

Para obter maiores informações sobre o processo de globalização consultar os seguintes sites:

www.mundosites.net/geografia/globalizacao.htm

globalization.sites.uol.com.br/textos.htm

Avaliação

A avaliação será feita quando os resultados de cada grupo for colocado no quadro. O maior número de grupos que se aproximarem de 8 pontos, maior a assimilação do conhecimento. O professor deverá avaliar também as palavras utilizadas pelos alunos que deverão ser as mais relevantes sobre o tema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 4/7 - 57.14%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rodrigo, COlégio Estadual 24 de Outubro , Sergipe - disse:
    rslrodrigo@yahoo.com.br

    21/04/2015

    Cinco estrelas

    Gostei demais


  • Elizangela, EE Gustavo Rodrigues da Siva e EE Dr. Ermírio Leal Garcia , Mato Grosso do Sul - disse:
    eli.righetto.toloi@hotmail.com

    26/02/2012

    Cinco estrelas

    Amei!!!!!!!!


  • Elu, CEMCF-Caminho do Futuro , Maranhão - disse:
    Elu.tam@hotmail.com

    07/02/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom. Dinamica interessante e que ja vou colocar em pratica amanha mesmo em minhas turmas de ensino médio, usando conteúdos diferentes. Parabéns, Danilo e Oswaldo!!! Que música eu poderia usar para explorar ainda mais esse assunto (Globalizaçao)?


  • Rafael, Lucy Corrêa , Pará - disse:
    a.rafael-14@hotmail.com

    25/11/2011

    Cinco estrelas

    perfeito


  • elisabete, Escola Estadual Professora Maria Geralda Leão de M , Minas Gerais - disse:
    carneirobete@yahoo.com.br

    12/02/2011

    Quatro estrelas

    Aula interessante, com uma participação efetiva dos alunos.


  • eliette duarte gonçalves, C.E.Maria da Conceição Pereira Pinto , Rio de Janeiro - disse:
    eliette_tata@hotmail.com

    20/09/2010

    Quatro estrelas

    Sua aula achei ótima.uito dinâmica e eu imprimi e vou aproveità-la para colocar em prática com a minha turma de 8º ano do Ensino fundamental.Parabéns


  • glaydston, EM Izaltina M Meireles , Minas Gerais - disse:
    gtritao@yahoo.com.br

    16/06/2010

    Três estrelas

    Boa aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.