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Aspectos fisiológicos das atividades físicas

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar aspectos cardio-vasculares em situações de práticas corporais, bem como adquirir autonomia para o controle de sua freqüência cardíaca.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (150 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos tratados nas aulas: "As qualidades físicas e a qualidade de vida" e "Discutindo a qualidade de vida".

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: os alunos serão reunidos em um laboratório de informática e deverão realizar uma pesquisa na Internet sobre o tema “atividade física e qualidade de vida (sugerimos que este tema seja procurado em sites de busca como www.google.com.br, www.cade.com.br e similares.Caso o colégio não possua, sugerimos que esta pesquisa seja realizada com jornais e revistas e/ou internet fora do espaço escolar).

Atividade 2: a partir do que foi pesquisado, solicitar aos alunos que identifiquem similaridades nos materiais pesquisados: o que os textos trazem em comum no que diz respeito à prática de atividades físicas para aquisição de saúde? Será que somente praticar exercícios regulares garante “saúde”? Por quê? (a idéia das perguntas é direcionar no sentido de que a prática de atividades físicas é importante, desde que sistematizada e feita de forma consciente, respeitando os limites de cada indivíduo, o que, muitas vezes, não é respeitado por atender padrões impostos pela mídia e pela sociedade).

Atividade 3:os alunos assistirão os vídeos http://www.youtube.com/watch?v=T93NnWbMtvI e http://www.youtube.com/watch?v=L0VDUy3JUE0a respeito do sistema cardiovascular. Após isto, os alunos serão questionados a respeito da relação entre a intensidade de batimentos cardíacos e a atividade física que está sendo realizada.

Atividade 4: os alunos deverão aprender a aferir a freqüência cardíaca a partir da contagem da pulsação (batimentos por minuto) tal como nos apresenta a foto abaixo http://image.ig.com.br/v5/midias/0411501-0412000/411722.jpg e http://dsm.dgp.eb.mil.br/legislacao/MANUAIS/C%2020-20_arquivos/image004.jpg . O professor deve pedir aos alunos que fiquem em repouso (preferencialmente deitados) por cerca de 5 minutos e tomar nota da freqüência cardíaca dos mesmos, após ser aferida. Após isto, os alunos realizarão uma corrida de cerca de 40 metros e pedir que eles afiram novamente a F.C.

Após dar um intervalo de descanso de 5 minutos, os alunos deverão realizar uma corrida (ou caminhada) de cerca de 20 minutos. Após cerca de 10 minutos e ao final do tempo, aferir novamente a F.C e tomar nota.

Após isto, o professor deve apresentar os dados retirados das atividades práticas e questionar os alunos a respeito das mesmas. “Onde a F.C foi mais alta, no geral?” onde foi mais baixa?” “Onde você cansou mais?”, “Qual o limite para o coração bater em 1 minuto?”. Explicar aos alunos que existem estudo s onde relacionam o nú mero de batimentos ca rdíacos com o objetivo que se quer alcançar. (mostrar o fórmula F.C = 220-idade e as tabelas contidas em http://vilamulher.terra.com.br/frequencia-cardiaca-de-treino-11-1-68-63.html ).Explicar aos alunos que este método apresentado e as técnicas são comumente utilizadas em sessões de treinamento com o objetivo de perda de peso e melhoria da condição física geral das pessoas. Além disso, existe uma relação direta entre o número de batimentos cardíacos por minuto a o gasto calórico, como pôde ser observado na reportagem do site supracitado.

Recursos Complementares
Avaliação

Pedir aos alunos que, baseados nos quadros e na fórmula apresentada, faça o cálculo de sua f.c para perda de peso e, em uma atividade corporal proposta pelo professor, monitore-a.

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