Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando o gráfico da função de 1º grau.

 

22/01/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar graficamente o coeficiente linear da função de 1º grau.

- Identificar graficamente o zero da função de 1º grau.

- Dada a lei da função de 1º grau (y = ax+b), identificar se ela é crescente ou decrescente observando o sinal do coeficiente “a”.

Duração das atividades
1 hora-aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Definir função de 1º grau e reconhecer sua lei de formação.

- Associar uma função ao seu gráfico no plano cartesiano.

- Identificar função crescente ou decrescente.

Estratégias e recursos da aula

O desenvolvimento da atividade envolve a utilização do software OFICINA FUNÇÕES (http://pt.wikipedia.org/wiki/Oficina_de_fun%C3%A7%C3%B5es), mas é possível adaptá-la a qualquer outro software de construção de gráficos, como por exemplo, "Winplot ou Graph", reescrevendo as instruções de acordo com as ferramentas que o programa traz.

Inicialmente, peça aos alunos que observem a tela inicial do programa, questionando-os sobre as suas ferramentas, para que servem, estimule-os a experimentá-las até que descubram como se constrói um gráfico.

A seguir entregue a folha contendo as instruções das atividades da aula, descritas a seguir:

ATIVIDADES DE EXPLORAÇÃO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO DE 1º GRAU COM O PROGRAMA “OFICINA DE FUNÇÕES"undefined

1) Observe a função y = 3x + 9

a) Escreva no item “coeficientes” o valor de “a” e “b” da função dada.

b) Clique em “desenhar”.

c) Mova o cursor até o ponto de intersecção da reta com o eixo y.Identifique no item “cursor” (à esquerda da janela) o valor de “y” encontrado. Qual é esse valor? Esse “y” (do ponto de encontro da reta com o eix o y) se denomina COEFICIENTE LINEAR.

d) Mova o cursor até o ponto de encon tro da reta com o eixo x. Identifique no item “cursor” (à esquerda da janela) o valor de “x” encontrado.Qual é esse valor? Esse “x” (do ponto de encontro da reta com o eixo x)  se denomina ZERO OU RAÍZ DA FUNÇÃO.

2) Construa o gráfico da função y = -3x+6 e identifique no mesmo  o coeficiente linear e a seguir o zero ou raiz dela.  Agora complete:o coeficiente linear é __________ e o zero ou raiz é_____________.

3)      Construa o gráfico das funções no mesmo sistema de coordenadas. Para diferenciar, use cores e ou traçados diferentes. Observe o que acontece, quando “a” = -4, -3, -2, -1, 1, 2, 3, 4    e  “b” = 0. O que você observou?

Agora complete:   Quando  a > 0 a função é _____________________ (Crescente / decrescente).

 

                           Quando  a > 0 a função é _____________________ (Crescente / decrescente).

4)      Construa o gráfico das funções no mesmo sistema de coordenadas. Para diferenciar, use cores e ou traçados diferentes. Observe o que acontece, quando:

a)      “a” = 1   e   “b” =  -3, -2, -1,  0, 1, 2, 3

O que você observou?

b)      “a” = 2   e  “b” = -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3

O que você observou?

            c)       “a” = 3   e  “b” = -3, -2, - 1, 0, 1, 2, 3

O que você observou?

Agora proponha aos alunos que elaborem funções e construam os seus gráficos.

Recursos Complementares
Avaliação

 A avaliação é feita no decorrer das atividades, observando o que os alunos fazem,  questionando-os  durante a correção das atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.