22/01/2010
Edilamar Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
- Identificar graficamente o coeficiente linear da função de 1º grau.
- Identificar graficamente o zero da função de 1º grau.
- Dada a lei da função de 1º grau (y = ax+b), identificar se ela é crescente ou decrescente observando o sinal do coeficiente “a”.
- Definir função de 1º grau e reconhecer sua lei de formação.
- Associar uma função ao seu gráfico no plano cartesiano.
- Identificar função crescente ou decrescente.
O desenvolvimento da atividade envolve a utilização do software OFICINA FUNÇÕES (http://pt.wikipedia.org/wiki/Oficina_de_fun%C3%A7%C3%B5es), mas é possível adaptá-la a qualquer outro software de construção de gráficos, como por exemplo, "Winplot ou Graph", reescrevendo as instruções de acordo com as ferramentas que o programa traz.
Inicialmente, peça aos alunos que observem a tela inicial do programa, questionando-os sobre as suas ferramentas, para que servem, estimule-os a experimentá-las até que descubram como se constrói um gráfico.
A seguir entregue a folha contendo as instruções das atividades da aula, descritas a seguir:
ATIVIDADES DE EXPLORAÇÃO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO DE 1º GRAU COM O PROGRAMA “OFICINA DE FUNÇÕES"
1) Observe a função y = 3x + 9
a) Escreva no item “coeficientes” o valor de “a” e “b” da função dada.
b) Clique em “desenhar”.
c) Mova o cursor até o ponto de intersecção da reta com o eixo y.Identifique no item “cursor” (à esquerda da janela) o valor de “y” encontrado. Qual é esse valor? Esse “y” (do ponto de encontro da reta com o eix o y) se denomina COEFICIENTE LINEAR.
d) Mova o cursor até o ponto de encon tro da reta com o eixo x. Identifique no item “cursor” (à esquerda da janela) o valor de “x” encontrado.Qual é esse valor? Esse “x” (do ponto de encontro da reta com o eixo x) se denomina ZERO OU RAÍZ DA FUNÇÃO.
2) Construa o gráfico da função y = -3x+6 e identifique no mesmo o coeficiente linear e a seguir o zero ou raiz dela. Agora complete:o coeficiente linear é __________ e o zero ou raiz é_____________.
3) Construa o gráfico das funções no mesmo sistema de coordenadas. Para diferenciar, use cores e ou traçados diferentes. Observe o que acontece, quando “a” = -4, -3, -2, -1, 1, 2, 3, 4 e “b” = 0. O que você observou?
Agora complete: Quando a > 0 a função é _____________________ (Crescente / decrescente).
Quando a > 0 a função é _____________________ (Crescente / decrescente).
4) Construa o gráfico das funções no mesmo sistema de coordenadas. Para diferenciar, use cores e ou traçados diferentes. Observe o que acontece, quando:
a) “a” = 1 e “b” = -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3
O que você observou?
b) “a” = 2 e “b” = -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3
O que você observou?
c) “a” = 3 e “b” = -3, -2, - 1, 0, 1, 2, 3
O que você observou?
Agora proponha aos alunos que elaborem funções e construam os seus gráficos.
A avaliação é feita no decorrer das atividades, observando o que os alunos fazem, questionando-os durante a correção das atividades.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/09/2010
Cinco estrelasAmei.Muito valida.