Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poligonal é uma curva?

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Márcia A. Mendes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer quando uma curva é poligonal.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Curvas abertas e fechadas simples e não simples.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa

O professor separa a classe em grupo de quatro alunos e entrega a cada um deles 2 pedaços de barbante de cores diferentes e duas cartolinas (ou qualquer outro papel), duas folhas de sulfite e palitos de picolé ou de fósforo.

Após dar alguns minutos para os alunos explorarem o material, o professor dará as seguintes instruções.

1. Jogue os cordões sobre a carteira ou no chão, um de cada vez e em lugares diferentes.

2. Analise as curvas formadas.

Questione:
    • A curva formada é simples ou não simples?

    • É possível fazer curvas como essas, utilizando os palitos de picolé? 


3. Pegue os palitos e tentem fazer curvas parecidas (da mesma forma) com essas formadas por cordões.

4. Cole na cartolina as curvas formadas pelos cordões, mantendo a forma mais fiel possível e as parecidas formadas pelos palitos, da seguinte maneira:

     • As curvas simples em uma Carolina.


     • As Não simples na outra cartolina


 5. Represente, através de desenho, na folha de sulfite as curvas coladas nas cartolinas.


2ª etapa
Cada grupo apresentará para a classe as curvas obtidas, tanto as coladas como as reproduzidas por desenho, nas folhas sulfite, ressaltando e explicando as simples e as não simples.

Nesse momento o professor deve instigar os alunos sobre a diferença entre as curvas formadas por cordões e as feitas por palitos, devendo conduzí-los através das respostas a formularem o conceito de linha poligonal e identificar entre os as coladas e  as desenhadas, quais são poligonais.

3ª etapa
O professor apresentará um painel feito por ele apresentando diversos tipos de diferentes poligonais, ressaltando separadamente as desenhadas, pedindo aos alunos para classificá-las (Fechada simples e não simples ou abertas simples ou não simples

Avaliação

Será feita durante todo o processo culminando com o professor pedindo aos alunos para desenhar em seus cadernos diversas linhas poligonais.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • socorro, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL BARÃO DO RIO BRANCO , Acre - disse:
    socorrorodrigues66@hotmail.com

    05/08/2010

    Quatro estrelas

    A aula está muito bem elaborada e poderá ser proveitosa se for desenvolvida de forma criativa e dinâmica no qual os alunos possam interagir formando seus pŕoprios conceitos sobre o assunto para poderem a partir deles construírem sua aprendizagem , sem ter que se prenderem a decoração de regras.


  • rodrigues, Representação de Educação Estadual , Acre - disse:
    socorrorodrigues66@hotmail.com

    05/08/2010

    Quatro estrelas

    A AULA ESTÁ MUITO BEM ELABORADA , E PODERÁ SER PROVEITOSA SE BEM DESENVOLVIDA.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.