08/12/2009
Márcia A. Mendes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
• Reconhecer quando uma curva é poligonal.
• Curvas abertas e fechadas simples e não simples.
1ª etapa
O professor separa a classe em grupo de quatro alunos e entrega a cada um deles 2 pedaços de barbante de cores diferentes e duas cartolinas (ou qualquer outro papel), duas folhas de sulfite e palitos de picolé ou de fósforo.
Após dar alguns minutos para os alunos explorarem o material, o professor dará as seguintes instruções.
1. Jogue os cordões sobre a carteira ou no chão, um de cada vez e em lugares diferentes.
2. Analise as curvas formadas.
Questione:
• A curva formada é simples ou não simples?
• É possível fazer curvas como essas, utilizando os palitos de picolé?
3. Pegue os palitos e tentem fazer curvas parecidas (da mesma forma) com essas formadas por cordões.
4. Cole na cartolina as curvas formadas pelos cordões, mantendo a forma mais fiel possível e as parecidas formadas pelos palitos, da seguinte maneira:
• As curvas simples em uma Carolina.
• As Não simples na outra cartolina
5. Represente, através de desenho, na folha de sulfite as curvas coladas nas cartolinas.
2ª etapa
Cada grupo apresentará para a classe as curvas obtidas, tanto as coladas como as reproduzidas por desenho, nas folhas sulfite, ressaltando e explicando as simples e as não simples.
Nesse momento o professor deve instigar os alunos sobre a diferença entre as curvas formadas por cordões e as feitas por palitos, devendo conduzí-los através das respostas a formularem o conceito de linha poligonal e identificar entre os as coladas e as desenhadas, quais são poligonais.
3ª etapa
O professor apresentará um painel feito por ele apresentando diversos tipos de diferentes poligonais, ressaltando separadamente as desenhadas, pedindo aos alunos para classificá-las (Fechada simples e não simples ou abertas simples ou não simples
Será feita durante todo o processo culminando com o professor pedindo aos alunos para desenhar em seus cadernos diversas linhas poligonais.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/08/2010
Quatro estrelasA aula está muito bem elaborada e poderá ser proveitosa se for desenvolvida de forma criativa e dinâmica no qual os alunos possam interagir formando seus pŕoprios conceitos sobre o assunto para poderem a partir deles construírem sua aprendizagem , sem ter que se prenderem a decoração de regras.
05/08/2010
Quatro estrelasA AULA ESTÁ MUITO BEM ELABORADA , E PODERÁ SER PROVEITOSA SE BEM DESENVOLVIDA.