17/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Ler e escrever cartões de visita, atentando-se para as informações que devem conter.
• Identificar os elementos que compõem um cartão de visita: conteúdo, forma e detalhes.
· Neste caso, o aluno deve ter informações a respeito de suas experiências profissionais.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- debate;
- texto impresso;
- computador (sala de informática)
Desenvolvimento
1º passo:
- O professor deverá iniciar a aula investigando se os alunos conhecem um cartão visita. Perguntar aos alunos se eles sabem que função o cartão de visita desempenha em nossas vidas profissionais.
- O professor deverá levantar quem na turma é autônomo, uma vez que esse tipo de profissão requer o uso de cartões de visita. É provável que haja um número significativo de alunos que desempenham a função de eletricistas, marceneiros, manicures, diaristas, pintor, servente, pedreiros, entre outros. Essas funções, geralmente não exigem vínculos empregatícios, sendo necessário o uso de cartões de visita para divulgação do trabalho.
2º passo:
- Exibir para os alunos o vídeo Cartão de visita – Abraham Shapiro – profissão atitude (ver em recursos educacionais) no qual são dadas dicas e sugestões de como produzir um cartão de visita, que informações deve conter e sua importância para os profissionais autônomos.
- Após a exibição do vídeo, indagar aos alunos se alguns deles conheciam aquelas informações a respeito do conteúdo do cartão de visitas e que diferenças esses esclarecimentos refletirão em suas vidas profissionais.
3º passo:
- Após a exibição do filme, entregar para cada aluno, um modelo de Cartão de Visita (ver em recursos educacionais).
- O professor pedirá aos alunos que observem atentamente as informações contidas no modelo. Nesta ocasião, o professor poderá escrever essas informações no quadro na medida em que os alunos forem citando-as.
- O professor deve destacar os elementos principais de um currículo: o conteúdo (nome do profissional, cargo, endereço, telefones, e-mails e página na internet, blog e logotipo); a forma (bom contraste entre o fundo e as letras, boa disposição da informação no espaço, bom tamanho e tipo de letra)
- Os alunos deverão produzir um modelo manuscrito em uma folha de papel ou nos cadernos. Com isso, o professor deverá corrigir junto aos alunos os possíveis “erros” ortográficos.
- Assim que os alunos reescreverem o cartão de visita, o professor deverá levá-los ao laboratório de informática da escola, onde os próprios alunos digitarão seus cartões de visita.
- Após isso, o professor deverá imprimi os cartões em um número significativo de cópias para cada aluno.
Recurso 1
http://www.youtube.com/watch?v=Yan0KIuvsXw
Recurso 2
Site com modelos de cartões de visita por profissão:
http://www.expanssiva.com.br/modelos-de-cartao.php
Modelo de Cartão de visita
Seu Nome
Manicure & Pedicure
expansiva.com.br
(51) 3024.3314 – (51) 9900.0000
Av. Benjamim Constant – 1140/402
Bairro São Geral – Porto Alegre
http://www.expanssiva.com.br/modelos-de-cartao.php?ver=cartao&categoria=84&cartao=1063
O que é um cartão de visita?
O cartão de visita é uma das ferramentas de marketing mais baratas que você pode utilizar. Incrivelmente, é também uma das mais poderosas. Ele serve para comunicar aos outros o que você e sua companhia fazem e onde você e sua companhia podem ser encontrados. Em seu pequeno espaço, um bom cartão contém as informações básicas para que você seja lembrado, contatado e para que seus serviços ou produtos sejam vendidos!
Como não é pouca coisa, vale a pena pensar na forma e conteúdo de seu cartão antes de fazê-lo. Algumas dicas dos especialistas podem ajudá-lo a evitar erros comuns que podem condenar seu cartão (e você!) ao esquecimento do cliente.
O conteúdo
Seu cartão deve conter as informações mais importantes para que sua companhia e você sejam lembrados e contatados. Ele deve ser capaz de transmitir essas informações de maneira clara, agradável e marcante.
Não podem faltar: o nome pelo qual você é conhecido profissionalmente, o nome de sua organização e seu cargo. Coloque também as formas de entrar em contato com você: endereço, telefone, fax, e-mail, página na internet e/ou blog.
Um logotipo profissional melhora muito sua capacidade de ser lembrado e acrescenta credibilidade. Esse logotipo deve ser uma criação exclusiva e que remeta à sua atividade. Clip art, desenhos mal feitos ou idéias óbvias e sem acabamento podem comprometer sua imagem e acabar tendo o efeito contrário ao da credibilidade pretendida.
Um slogan ou frase curta que mostre seu diferencial ou lema é um bom acréscimo em seu cartão de visita.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Os alunos que frequentam as turmas de jovens e adultos estão em sua maioria inseridos empregos sem vínculo empregatício, isto é, são autônomos. Sendo assim, a produção de cartões de visita além de ser uma importante atividade de contempla a leitura e escrita de textos de gêneros diversos, ainda auxilia na prática a inserção dos alunos numa sociedade grafocêntrica. O objetivo final é que o cartão de visita seja feito respeitando os diversos elementos necessários em sua composição.
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