Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desvendando... Polígonos

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Márcia A. Mendes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar quando uma linha poligonal é um polígono.

• Construir polígonos.

Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Poligonais abertas e fechadas simples e não simples.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa

O professor distribui a turma em em grupos de quatro alunos e entrega a cada um deles palitos de picolé ou de fósforo e cartolinas.
É pedido para que façam poligonais utilizando os palitos colando-as na cartolina.

2ª etapa

Cada grupo apresentará para o restante da turma as poligonais construídas, ressaltando sempre as simples e as não simples.
Após as apresentações, o professor deve incitar a curiosidade dos alunos, dizendo que entre as poligonais apresentadas pelos grupos, existem algumas que são polígonos.
Um representante de cada grupo deverá levar as poligonais construídas, novamente à frente.
Com todas as poligonais construídas, em destaque à frente o professor deverá manter uma interatividade com a turma.
Entre outras coisas, ele deverá questionar:


• Existem polígonos no primeiro cartaz? Em caso positivo, quantos?

Questione da mesma maneira nos outros cartazes.

• Quais vocês acham que são polígonos e por quê?

As perguntas devem prosseguir até formar o conceito de polígono, explorando todos os cartazes.

3ª etapa

O professor pedirá aos alunos para que desenhem em seus cadernos polígonos com:
• Três lados,
• Quatro lados.
• Cinco lados.
• Seis lados.
• Sete lados.
• Oito lados.
• Nove lados
• Dez lados.

Se houver necessidade, pedir outros.

Cada grupo desenhará dois desses polígonos em tamanho maior, numa cartolina que, posteriormente, será apresentada para a turma. Nesse momento o professor explorará o nome desses polígonos com os alunos (triângulo, quadrilátero, pentágono, etc.)

4ª etapa

Ao final das atividades o professor pode apresentar diversas figuras (fotografias, desenhos, folhas) e exemplos de polígonos são encontrados no nosso dia a dia (azulejos, rede de futebol, de voleibol, vitrais, etc.) para que os alunos os identifiquem. Essa atividade pode ser feita utilizando painel ou slides, ou em imagens em computadores.

Recursos Complementares

Para enriquecimento do conteúdo, sugerimos que os alunos façam a leitura do livro:

 Poligonos, Centopeias e outros Bichos, de Nilson Jose Machado - Editora Scipione.

Avaliação

Será feita durante todo o processo e culminando com a construção dos polígonos no caderno.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.